Usuário(a):Robertofer13/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Instituto Politécnico de Tomar
IPT
Fundação 1997
Tipo de instituição Pública
Localização Tomar (Portugal)
Presidente Eugénio Manuel Carvalho Pina de Almeida
Página oficial www.ipt.pt






Instituto Politécnico de Tomar (IPT)[editar | editar código-fonte]

O Instituto Politécnico de Tomar, situado na cidade de Tomar (Portugal), é uma instituição de ensino superior politécnico, que integra, a Escola Superior de Gestão Tomar (ESGT), a Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), que se localiza na cidade de Abrantes. O IPT tem um conjunto de modernas infraestruturas de apoio aos estudantes, designadamente, laboratórios devidamente equipados, wi-fi, bibliotecas, refeitórios, bares, residências e campos desportivos, enquadrados num ambiente acolhedor com extensas áreas verdes. Marca também presença em todo o Médio Tejo, com diversos centros de estudo e laboratórios de investigação.

História[editar | editar código-fonte]

O Politécnico de Tomar foi criado em 1973, publicado em Decreto-lei 402/73, de 11 de Agosto. Com a revolução, em 1974, o processo da sua instalação não se concretizou.

Em 1979, foi criada, a Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) não integrada, cuja comissão instaladora só seria nomeada em outubro de 1982.

A partir de 1986, entraram em funcionamento os primeiros cursos no Politécnico de Tomar: Gestão de Empresas, Construção Civil, Tecnologia de Celulose e Papel, Artes Gráficas e Estudos Especializados em Artes, Arqueologia e Restauro. Hoje em dia, são enriquecidos com outras ofertas de formação nas áreas de Arqueologia, Conservação e Restauro e Património; Artes, Design e Comunicação; Ciências Empresariais; Ciências Sociais; Engenharias; Tecnologias de Informação e Comunicação; Matemática e Física, por intermédio de cTeSPs (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Outras Formações.

A revisão dos estatutos do IPT em 2009, deram origem ao atual modelo de organização e de gestão - um modelo matricial do IPT - permite, a otimização da sua gestão financeira, uma maior eficiência de gestão dos recursos humanos e materiais e uma maior eficácia na oferta de produtos. Garante uma capacidade estratégica e de decisão centralizada, uma operacionalização e responsabilização descentralizadas e uma autonomia científica e pedagógica.

Missão[editar | editar código-fonte]

O IPT é uma instituição de ensino superior politécnico, no espaço europeu do ensino superior, dotada de valências nas áreas das ciências, tecnologias, artes e humanidades que, desde a sua génese, concorrem complementarmente para a superior formação dos seus estudantes, produzindo conhecimento útil, capacidades, competências e aptidões, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática.

O IPT assume, ainda, como sua missão: a expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação, num projeto de formação global do indivíduo; a participação ativa na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na criação, inovação e valorização do conhecimento científico e tecnológico;

No âmbito do cumprimento da sua missão, o IPT valoriza a atividade dos seus investigadores, docentes e funcionários, estimula a formação intelectual e profissional dos seus estudantes e assegura as condições para que todos os cidadãos devidamente habilitados possam ter acesso ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. Promove a mobilidade efetiva de estudantes e diplomados, tanto a nível nacional como internacional, designadamente no espaço europeu de ensino superior e na comunidade de países de língua portuguesa. Participa em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico e contribui para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando ações de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica, e disponibilizando os recursos necessários.

Unidades Orgânicas[editar | editar código-fonte]

Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT)[editar | editar código-fonte]

A ESGT é uma unidade orgânica do IPT, que tem como missão formar profissionais de qualidade, nas áreas das Ciências Empresariais, Sociais e do Comportamento, com forte ligação ao mercado de trabalho, e promover o Empreendedorismo, a inovação e a transferência de conhecimento, num ambiente de uma cultura de trabalho e de rigor. Para outras informações visita: https://pt-pt.facebook.com/IPT.ESGT/ - Av. Dr. Aurélio Ribeiro 2300 TOMAR e-Mail: geral@ipt.pt Tel. geral: 249 328 100 |269x269px]]

Licenciaturas

Mestrados

Técnico Superior Profissional (TeSP)

Pós-Graduação e Especialização

Outra Formação


Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT)[editar | editar código-fonte]

A ESTT é uma unidade orgânica de ensino superior inserida no Instituto Politécnico de Tomar. Posiciona-se em áreas fundamentais para o desenvolvimento da Região onde se insere, no âmbito da formação, transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento nas áreas das Tecnologias, Artes e Ciências. A oferta formativa abrange os cursos superiores não graduados, cursos de graduação, pós-graduados e formação ao longo da vida nas áreas das Engenharias e das Artes e Património. Para outras informações visita: https://pt-pt.facebook.com/esttomar/ - Av. Dr. Aurélio Ribeiro 2300 TOMAR e-Mail: geral@ipt.pt Tel. geral: 249 328 100|

Licenciaturas

Mestrados

Técnico Superior Profissional (TeSP)

Pós-Graduação e Especialização


Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA)[editar | editar código-fonte]

A ESTA é uma unidade orgânica do IPT, localizada em Abrantes, com laboratórios no Parque Tecnológico do Vale do Tejo - TagusValley, orientada para a criação, transmissão e difusão da ciência, da tecnologia e da arte, através da articulação do ensino e da investigação aplicada. Promove, o desenvolvimento económico e social de forma sustentável, a justiça e igualdade sociais e a cidadania esclarecida e responsável, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico. A ESTA caracteriza-se também por contribuir para o tecido empresarial de toda a região. Para outras informações visita: https://pt-pt.facebook.com/ESTA.IPT/

Ficheiro:Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.jpg
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes - Rua 17 de Agosto de 1808 2200-370 ABRANTES e-Mail: esta@ipt.pt Tel.geral: 241 379 500

Licenciaturas

Mestrados

Técnico Superior Profissional (TeSP)

Pós-Graduação e Especialização

Unidades Funcionais[editar | editar código-fonte]

O IPT integra as seguintes Unidades Funcionais:

Serviços de Ação Social (SAS)[editar | editar código-fonte]

O IPT integra os Serviços de Ação Social, para o desenvolvimento do sistema de ação social escolar estabelecido por lei, e ainda para o apoio de atividades culturais, desportivas e outras que favoreçam o acesso ao ensino superior, a prática de uma frequência bem sucedida e o projeto de formação global dos estudantes. Os SAS-IPT apoia diretamente os seus alunos no acesso a bolsas de estudo, de mérito e de estudantes colaboradores (atribuição de uma prestação mensal de valor variável, que tem como objetivo combater o abandono escolar e promover o sucesso escolar) e, indiretamente, no acesso à alimentação e à concessão de alojamento em residências, com preços muito acessíveis e inferiores ao seu custo real.

Desporto no IPT[editar | editar código-fonte]

O IPT dispõe no seu Campus, em Tomar, de um campo de futebol de onze, um recinto polidesportivo (para a prática de basquetebol, andebol, futsal, ténis), de um campo de voleibol e balneários de apoio, que podem ser utilizados pela comunidade.

Tem atualmente enquadrado na sua estrutura um projeto de prática desportiva da modalidade de Rugby, aberto aos estudantes e à comunidade, tendo já há vários anos inscrita uma equipa - o IPThomar Rugby - que disputa o campeonato Nacional de Rugby da 2.ª divisão.

O IPT está também associado à prática da modalidade do hóquei em patis com o apoio à equipa S.C.Tomar, que se encontra a disputar a 1ª divisão.

O Politécnico de Tomar disponibiliza, aos estudantes e à comunidade académica em geral, atividades lúdico-desportivas, de ginástica localizada e de manutenção (Bokwa e Zumba), Ténis, Judo, KEMPO e outras atividades que podem ser sugeridas ao longo de cada ano letivo, com o intuito de promover e enraizar uma cultura desportiva no seio do Politécnico.

Provedor do Estudante[editar | editar código-fonte]

O IPT tem um Provedor do Estudante. As principais missões do Provedor do Estudante são: contribuir para prevenir os conflitos; promover iniciativas e divulgar informações tendo em vista a criação de condições para que os legítimos direitos, os interesses, os anseios dos estudantes sejam integralmente respeitados e mediar a resolução de conflitos, quando isso lhes for solicitado pelos estudantes.

Gabinete de Relações Internacionais (GRI)[editar | editar código-fonte]

O GRI apoia o IPT na Implementação da Estratégia Internacional, para a promoção e gestão do Programa Erasmus.

O GRI coordena e implementa as estratégias adoptadas no desenvolvimento de relações bilaterais e unilaterais, entre o IPT e Instituições Nacionais e Comunitárias; executa programas internacionais; supervisiona o apoio logístico aos alunos e docentes estrangeiros; promove candidaturas a projetos e programas de cooperação transnacional; divulga e acompanha os programas de mobilidade, entre outras funções.

Os estudantes que queiram fazer Erasmus têm como possíveis destinos europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Lituânia, Noruega, República Checa, Reino Unido, Suécia, Suíça e Turquia. Argentina e Brasil como destinos na América. Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique e Timor Leste como destinos no continente africano. O último país a que os estudantes podem aceder é a Austrália, localizada na Oceânia.

Erasmus Student Network (ESN)[editar | editar código-fonte]

A ESN é uma rede europeia de apoio aos estudantes que se encontrem a realizar o Programa Erasmus, um programa de mobilidade internacional. O GRI tem um parceiro privilegiado na receção e integração de estudantes Erasmus: a ESN Tomar, uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes voluntários com o intuito de defender os interesses de todos os estudantes internacionais, bem como ajudar a integrá-los na cidade de Tomar.

Observatório de Inserção na Vida Ativa (OIVA)[editar | editar código-fonte]

O OIVA promove e facilita a inserção dos Diplomados no mercado de trabalho, para além de construir uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos Diplomados do IPT.

No que concerne à responsabilidade social, o IPT cria condições para a implementação de estruturas que visam: apoiar a participação dos estudantes na vida ativa em condições apropriadas ao desenvolvimento da atividade académica; reforçar as condições para o desenvolvimento da oferta de atividades profissionais em tempo parcial pela instituição aos estudantes, em condições apropriadas ao desenvolvimento simultâneo da atividade económica e ainda apoiar a inserção dos seus diplomados no mundo do trabalho.

Contactos[editar | editar código-fonte]

IPT - Instituto Politécnico de Tomar

Av. Dr. Aurélio Ribeiro 2300 TOMAR

Tel. Geral: 249 328 100 Fax Geral: 249 328 186

e-Mail: geral@ipt.pt

Direção de Serviços Académicos (DSA)

Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE)

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES)

Redes Sociais[editar | editar código-fonte]

Facebook

Twitter

Instagram

Linkedin

Youtube



Referências[editar | editar código-fonte]

[1] [2]