Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Rose Sanches/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Diadema[editar | editar código-fonte]

Origem: Wikipédia, a enciclopédia

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes Diadema 6830936209 6c488989f6 n

No Brasil o catolicismo ainda é a religião predominante. e muitas são as festividades religiosas espalhadas pelo país. Dentre elas encontra-se a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

No Município de Diadema, no Bairro do Eldorado esta festa é realizada com uma procissão náutica que acontece na Represa Billings, visto que a santa é a padroeira dos navegadores.

A represa muito tem sofrido com a ocupação irregular da bacia e com isso a procissão teve que se adequar às transformações do lugar como, por exemplo, alterar o local da saída da procissão já que a represa não chega mais até a frente da igreja.[2][5]

Embora a festividade de Nossa Senhora dos Navegantes não seja mais como no passado, ainda existe uma forte devoção à santa na região.

Origem da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes[editar | editar código-fonte]

Em meados da década de 50, às margens da Represa Billings2 pescadores começaram a fixar residência e o lugar, paulatinamente, passou a ser frequentado por turistas, tornando-se um centro de atividades náuticas. Havia inclusive uma marina no local, tamanho era a quantidade de barcos que ali ficavam atracados.

Na cidade de Diadema - SP, mais especificamente no bairro do Eldorado o louvor à Nossa Senhora dos Navegantes começou em 1953. Com o passar do tempo, a população foi aumentando, bem como a devoção à santa.[1]

A comunidade local decide então construir uma capelinha dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes, criando uma festa para arrecadar o valor necessário para tal, a festa chegou a alcançar um público de 60.000 pessoas.

O simbolismo da mulher corajosa e guia dos viajantes, fez com que Maria fosse vista como uma eterna vencedora dos inimigos e das tempestades.[7] Em vários locais no Brasil, costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado com uma grande procissão fluvial.

A Comunidade e a Festa[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a procissão terrestre continua saindo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na área central de Eldorado em direção ao Ponto Certo (Estrada Pedreira - Alvarenga).[1][6]

Em virtude da grande perda de capacidade da represa, hoje a santa vai até o Acampamento dos Engenheiros de carro. Chegando lá é colocada em um barco e prossegue em direção ao Ponto Certo(braço da Billings), onde é montado um píer para que a população receba a santa. Dali para frente a santa segue em procissão terrestre até a igreja.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Padre Odair

http://www.nossasenhoradosnavegantes.com.br/images/phocagallery/Jubileu-prata-pe-odair/thumbs/phoca_thumb_l_009.jpg

Segundo o Padre Odair, pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes de Diadema - S. P. desde 1988, existem ainda outras questões que contribuíram para que a festa deixasse de ter o mesmo número de fiéis e a procissão ocorresse com um número reduzido de embarcações. O grande aumento da população que instalou-se no entorno da Represa Billings, especialmente nas décadas de 60 a 80, acabou descaracterizando e imprimindo uma resignificação à Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Diadema, que chegou a contar com cerca de 60 mil participantes. Muitos acabavam atraídos pelos shows musicais e barraquinhas de comes e bebes que proliferavam pela festa.Nesta perspectiva, percebe-se que a festa deixou de contar com a participação exclusiva dos fiéis e a manifestar uma devoção maior à santa, mas a atrair o público em geral, que comparecia ao evento motivado por outras razões.

Esta paróquia tem uma particularidade, o padre Odair, que é um fanático torcedor do Palmeiras. Em entrevista, quando perguntado sobre a cor da igreja e do manto de Jesus que são verdes, ele respondeu que não existe nenhum relato histórico sobre a cor do manto de Cristo na Santa Ceia, por isso ele colocou a cor do seu time do coração.[1][4]

Referências[editar | editar código-fonte]

1.http://www.nossasenhoradosnavegantes.com.br 2.http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/2011/10/mananciais-billings-edicao-especial-2011 3.http://www.premioreportagem.org.br/acervo/mais-de-um-milhao-de-pessoas-mora-ao-redor-da-represa-billings/ 4.http://pároco%20palmeirense 5.http://www.ambiente.sp.gov.br/wp-content/uploads/2011/10/mananciais-billings-edicao-especial-2011 6.http://www.dgabc.com.br/Noticia/84964/diadema-celebra-nossa-senhora-dos-navegantes?referencia=buscas-lista 7.http://www.nossasenhoradosnavegantes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6:nossa-historia&catid=3:a-paroquia&Itemid=12.