Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Sharuto/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leandro Rodrigues Mazzini é um jornalista, escritor e empresário brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 18 de outubro de 1976, em Muriaé (MG), e reside em Brasília (DF).

É editor fundador da Coluna Esplanada reproduzida diariamente em mais de 30 jornais e sites de 24 Estados. Também atua como comentarista semanal da TV Rede Mais / Record Minas e da Rádio Globo Rio Preto (SP).

É diretor-presidente do e-mundi – Encontro Mundial da Imprensa, originado do ENECOB – Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Repórteres do Brasil e do e-latino – Encuentro de Periódicos de Latinoamérica, também idealizados pelo jornalista, com dezenas de eventos realizados desde 2013, e participação de jornalistas de variados países.

Fã de arquitetura e hotelaria, em 2018 criou a rede La Boutique Café, com unidades em Caraíva e Trancoso, litoral Sul da Bahia, com casa e bangalôs para hóspedes no conceito wedding & accommodation. A unidade mais conhecida é o La Boutique Café Caraíva.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Residiu com os pais em Muriaé até 1994. Complementou estudos do 2º grau em Juiz de Fora até 1997. Nesse período, colaborou como cronista semanal para jornais da sua cidade natal, como Gazeta de Muriaé e Jornal de Muriaé.

Trabalha desde os 14 anos. Foi Office-boy da oficina mecânica de um tio (1989), estagiário da Caixa Econômica Federal por quatro anos (1990 a 94), gerente de posto de gasolina às margens da BR 116 em Muriaé (1996), operário gráfico e gerente de gráfica

Mudou-se para o Rio de Janeiro em janeiro de 1998, onde residiu até 2007, quando mudou-se para Brasília, onde estabeleceu residência definitiva. No Rio, trabalhou numa gráfica e estudou e formou-se em jornalismo  (2001) na FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, campus Botafogo. Em 2000, antes de se graduar, estreou no jornalismo como estagiário no Jornal do Brasil, após processo seletivo, na antiga e histórica sede da zona portuária do Rio.

No JB, trabalhou por dois períodos. De 2000 a 2003 – quando atuou como estagiário e repórter do pioneiro JB Online, e de 2006 a 2011. Nesse intervalo, editou por seis meses um boletim de notícias mensal para alunos da FAETEC do Rio de Janeiro (2003/04) e editou o boletim Setorial News, de uma empresa de clipping, para investidores do mercado de gás & petróleo. No retorno ao JB, em 2006, foi repórter de Cidade, Brasil e depois Política, editoria em que se especializou. Em 2007, após uma breve interinidade às segundas-feiras, foi oficializado titular da conhecida coluna Informe JB, a mais importante do jornal, tradicional no setor da imprensa brasileira. Foi colunista também da Gazeta Mercantil, de 2009 a 2010.

Também teve experiência na TV em canal aberto. Por cinco anos, foi repórter comentarista da Rede Vida de Televisão, com comentários diários (segunda a sexta) para o telejornal da Vida, e apresentou dois programas na emissora em rede nacional: o Tribuna Independente (ao vivo, às terças) e Frente a Frente (gravado, terças), com entrevistas com políticos e empresários.  

Com o fim da edição impressa do JB, aceitou convite para trabalhar como assistente do colunista Cláudio Humberto, por seis meses, até lançar a sua Coluna Esplanada a convite de jornais de quatro capitais em dezembro de 2011. A estreia da Coluna foi dia 3 de dezembro daquele ano. Desde então, passou a viajar o País , conhecer redações em capitais e no interior, e fechou contratos para distribuir seu material jornalístico. De Brasília, onde mantém a Coluna com três colaboradores, e dois correspondentes (Recife e Rio), edita e publica a Coluna em dezenas de jornais do Brasil, com trabalho reconhecido por leitores, colegas e sociedade.

Pai da Cecília, é fã de rock e blues, de literatura, pratica natação e corrida, gosta de Goiabinha Piraquê, e tem mania de ler revista de trás para frente.

Prêmios e Palestras[editar | editar código-fonte]

Foi finalista do Prêmio João-de-Barro de Literatura, da Prefeitura de Belo Horizonte, em 2003, com o inédito  romance infanto-juvenil “Do tempo que vivi, bons frutos eu colhi”, e ganhou o Prêmio Literário Prefeitura de Manaus (2018) na categoria Crônicas pelo também inédito “Sobre cães e homens”. É palestrante voluntário em escolas e faculdades, sobre a importância da leitura na formação intelectual, com eventos realizados em capitais e no interior desde 1999.

Em 2017, foi agraciado pelo Conselho Federal da OAB com o Troféu Raymundo Faoro, maior honraria da Ordem dos Advogados, pela qualidade do jornalismo junto à sociedade.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Como escritor, lançou três livros. “O espelho da vida” (1999) e “Corra que a política vem aí” (2010), ambos de crônicas – este último com prefácio de Carlos Heitor Cony (in memoriam) e apresentação de Murilo Mello Filho, imortais da Academia Brasileira de Letras. Em 2017 lançou seu primeiro romance, “Boa Noite, Rio”. Todos editados pela Litteris.

  • O Espelho da vida (Editora Litteris - 1999) ISBN: 9-788572-98490-4
  • Corra que a Política vem aí (Editora Litteris 2010) ISBN: 9-788537-40126-2
  • Boa Noite, Rio (Editora Litteris 2017) ISBN: 9-788537-40324-2

Página Oficial[editar | editar código-fonte]

Site pessoal (literatura)

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Coluna Esplanada

Jornal O dia

Hoje em Dia

DIC

Jornal O Povo

Jornal Folha de Vitória

Referência[editar | editar código-fonte]

https://portal.comunique-se.com.br/coluna-esplanada-se-destaca-em-jornais-tv-e-radio/