Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Sm8961/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sergio MALTA (Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 1956) é um economista brasileiro, especialista em energia elétrica e economia das pequenas empresas. Dirigiu e participou de diversas instituições e empresas desses setores. Desde 1985, vem participando dos principais debates e desafios desses setores, em Seminários, Congressos e na imprensa[1]. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento do Sebrae/RJ, Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Diretor da Sociedade Nacional de Agricultura e Benemérito da Federação de Associações Comerciais do Rio de Janeiro – FACERJ.

Formado pela Escola de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV) em 1978, e em 1980, concluiu o Curso de Mestrado em Economia – Desenvolvimento Econômico e Industrial na Universidade de Paris I (Pantheón-Sorbonne). Em seguida realizou estágio na O.C.D.E., em Paris, tratando de desenvolvimento industrial em países em desenvolvimento.

Em 1982 ingressou na Light S/A, nos anos de 1987 a 1989, assumiu a chefia do Gabinete do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Seguridade Social-Braslight.

Já em 1990, foi membro dos Comitês Setoriais de Química, Metal Mecânica e Material Elétrico, Eletrônica e Teleinformática e Engenharia Financeira das Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro-AD-RIO. Atuou como Coordenador Geral do Programa Nacional de Revisão Tarifária, do Grupo para Operação Interligada–GCOI e do Grupo Planejamento dos Sistemas Elétricos-GCPS. Nesse mesmo ano, foi designado Diretor Geral Adjunto e Diretor Financeiro do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica - DNAEE.

De retorno à Light em 1993, tornou-se Superintendente de Projetos Especiais. Foi Presidente do Grupo Coordenador da Qualidade e Produtividade, Coordenador do Grupo de Trabalho - Novo Regime Tarifária SUP, Presidente do Grupo de Trabalho - Projeto "Light Contra a Fome", Membro do Grupo de Trabalho de Contrato de Gestão - Comitê Diretor do CICOF (ELETROBRÁS) e Representante - Plano de Ações Prioritárias da ELETROBRÁS 1993/1994. Em 1995, tornou-se Diretor da Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica. Em 1996, foi designado Superintendente de Assuntos Institucionais e Regulatórios e Secretário Executivo do Conselho de Assuntos Estratégicos da Light. Em 1997, foi eleito membro do Conselho de Administração da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN. De fevereiro de 1999 a agosto de 2000 foi Diretor Geral Adjunto do Centro de Distribuição Misto da Electricité de France e Gaz de France em Cannes, Sul da França, com tutela sobre a Direção Comercial e de Operações. Em 2000/01, Chefe do Serviço de Regulação e Estudos Econômicos da EDF International, em Paris.

De volta ao Brasil, foi Secretário-Geral da Light S/A em 2001 e 2002, e dirigiu a Light Oeste (operação, manutenção, comercial e recuperação de perdas). Em 2004, foi Vice-Presidente do Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Presidente desse mesmo Conselho de 2012 a 2020. De 2006 a 2008 também foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da VIVAX.

Foi Diretor Superintendente do Sebrae/RJ, eleito por unanimidade por três mandatos bianuais de 2005 a 2010. Em 2007, passou a compor a diretoria da Sociedade Nacional de Agricultura, reeleito nos últimos 3 mandatos. De 2015 a 2018, foi Conselheiro da Câmara de Comércio França-Brasil. De 2016 a 2018 foi Vice Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Comitê de Gestão da Light.

[2] [3]

  1. https://www.memoriadaeletricidade.com.br/acervo/31585/sergio-malta
  2. A importância da qualidade da energia para a indústria e os investimentos em rede, https://editorabrasilenergia.com.br/a-importancia-da-qualidade-da-energia-para-a-industria-e-os-investimentos-em-rede/,editora Brasil Energia,07 de fevereiro de 2018
  3. Empreendedores de Comunidades venderão seus produtos no Rock in Rio, https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2019/09/empreendedores-de-comunidades-venderao-seus-produtos-no-rock-rio.html Revista PEGN,27 de setembro de 2019