Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Subject626/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Luka Baskerville (nascida Ana Caroline Gomes da Silva, 12 de janeiro de 1994), é uma multiartista de origem Cascavelense, cidade do interior do Ceará. Dentre suas atuações na área artístia podem se destacar: Pintura, Cosplay, Canto, Composição, Atuação, Dublagem e Artes Plásticas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Luka Baskerville nasceu na cidade de Cascavel,interior do estado do Ceará, no dia 12 de Janeiro de 1994 e se mudou para a capital, Fortaleza, ainda na infância. Durante o período de ensino fundamental teve contato com Teatro e artes na escola que estudava, e desde então segue o caminho de forma autônoma.

Dentre as peças que já atuou se destacam: O Rei Leão (como Scar no musical e Mufasa na adaptação teatral), A Bela e a Fera (como Fera), O Mágico Entre Nós (como Bruxa do Oeste) e Um Conto de Natal (como Certeza do Futuro) pela Cia. Plural de Artes Cênicas.

Em 2008 estreou no setor Cosplay de Fortaleza no evento SANA FEST 2008 com o cosplay de Suiseiseki do anime Rozen Maiden, seu primeiro desfile competitivo. 3 anos mais tarde, em 2011, conseguiu a primeira colocação na categoria Solo Tradicional, no mesmo evento, interpretando a personagem Alice Baskerville do anime e mangá Pandora Hearts.

Durante os anos de 2008 à 2013 teve aulas de canto lírico e preparação vocal pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno de Fortaleza e com a professora Régia. Mais tarde entrando em circuitos de bandas por influencia do Ex-Baterista, da banda Camisa de Vênus, Aldo Machado.

Vida Musical[editar | editar código-fonte]

Desde a infância teve contato com música clássica por influência da mãe, e rock por influência da irmã. Ainda no ensino fundamental, teve contato com o teatro musical e, desde então, continuou desenvolvendo habilidades de canto.

Em 2008 iniciou aulas de canto e preparação vocal pelo CMAN (Conservatório de Música Alberto Nepomuceno), onde teve sua base de canto lírico solidificada. No ano de 2009, começou a ter aulas com a professora de canto e preparo vocal Régia (UFC) (apresentada durante um programa de incentivo à cultura e artes, movido pelo ex-baterista da banda Camisa de Vênus, Aldo Machado, que na época era Coordenador de Esportes e Cultura do Colégio Santo Tomás de Aquino), durante o Ensino Médio, que categorizou a voz da garota como "dificil de se trabalhar, por ser extremamente grave e com grande potência". Luka então foi categorizada como coltralto pura, por muitas vezes cantando junto com o coral de barítonos e tenores.

Em 2009 entrou para a banda Influenza X com colegas de Colégio para o festival de Bandas da instituição de Ensino.

Em 2010 fundou, junto com amigos de outra banda chamada Cross, a Kaizer Crown, que tinha como objetivo tocar musicas de J-Rock (rock japonês), temas de Anime, Heavy Metal e Hard Rock. Começou então aparticipar de festivais de cultura no estado, fazendo shows em outras cidades e em eventos de cultura geek/pop. Dentre esses festivais se destacam a participação em: Rock Sítio Garage Festival, Rock Cordel, Coverama 2015 (com o cover da banda Lordi chegando à semi-final da competição donde Aldo Machado fez participação como Baterista), IX Festival Rock Cordel e em eventos como Animar (Maracanaú), ECAMI (Ipu), J-MASTER (Fortaleza) e em várias edições do SANA. As atividades com a Kaizer Crown se encerraram em 2015 oficialmente com o utlimo show da banda nos palcos do SANA 2015.

Em 2016 e 2019 fez participações com a Banda Shogun, também cearense, no evento Banzai em Parnaíba, Piauí.

Em 2019 lançou um projeto Universitário de fã-cd inspirado na banda de League of Legends Pentakill, o primeiro single que conta com um Videoclipe se chama "Portador da Luz" e se encontra no perfil de Facebook da artista. A mesma ja divulgou que o cd, que irá contar com 6 faixas, deve sair até o final do ano de 2021.

Em 2020 fez parte do grupo musical virtual Werewolfs from East, cover de Powerwolf, pela Powerwolf Brasil, composto por Igor Silva Oide (guitarra), Wagner Marcelo (Baixo) e Oswaldo Pires, lançando o primeiro cover de Fire and Forgive. Mais tarde o tecladista Gilberto de Lima Vianna entrou no grupo para o cover de Demons Are Girls Best Friends.

Fez parte da banca de avaliação da primeira edição do K-Voice, competição de canto voltado para o Pop Coreano, no ano de 2018, realizado pela Rede CUCA, avaliando técnica vocal.

Como Cosplayer[editar | editar código-fonte]

Luka Baskerville começou no cosplay no ano de 2006. Seu primeiro cosplay foi o personagem Sesshoumaru do anime Inuyasha. E em 2008 estreou nos palcos de eventos com o cosplay de Suiseiseki do anime Rozen Maiden.

Em 2010 entrou para o grupo de cosplay Monokuro, estreiando em 2011 no circuito competitivo, acumulando vários pódios e colocações.

Apenas em 2011 teve sua primeira vitória competitiva na categoria Solo, interpretando a personagem Alice Baskerville do anime Pandora Hearts.

Em 2012 ficou em quarto lugar no circuito estadual cearense do WCS (World Cosplay Summit) com a dubla Matheus Aguiar, interpretando Warrior of Light e Yuna de Dissidia Duodecim.

Em 2014 começou a dar palestras sobre a cultura do cosplay, além de oficinas para iniciantes na área. Atuou em organizações de Setores cosplay de eventos dentro e fora do estado.

Em 2016 participou do evento SAGA do Rio Grande do Norte, onde tirou o 1º lugar na categoria Desfile de 500 competidores, sendo a maior premiação em competição. No mesmo ano, foi chamada para participar da abertura do evento de League of Legends Desafio Invocadores, como o personagem Karthus Pentakill, que aconteceu no Centro de Formação Olimpica de Fortaleza, reunindo cerca de 7 mil pessoas para uma partida entre os times Pain Gaming e INTZ.

Seu reconhecimento na área só aumentou por sempre atuar no cenário educacional e cultural do cosplay, atraindo novos praticantes da arte e ensiando pedagogicamente formas de inovar e criar as indumentárias e acessórios, seja presencialmente ou via stream por plataformas online.

Possui duas apostilas próprias voltadas para confecção de cosplay além de um acervo gratuito que disponibiliza para alunos.

Suas especialidades na criação cosplay são o Crossplay (cosplay do sexo oposto), Monstros, Fursuit e Próteses artísticas, além de atuação, criação de roteiro, edição de áudio e dublagem de personagens.

Seus cosplays mais marcantes são: Drácula da animação da Netflix de Castlevania, Karthus Pentakill de League of Legends, Capitão Gangplank de League of Legends, Rengar de League of Legends e a personagem Arturia Pendragon Saber de Fate/Stay Night.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

É reconhecida dentro da cidade de Fortaleza, Canindé e Parnaíba no meio cosplay e musical por sempre receber à todos com calor e alegria. Sendo extremamente aberta ao conversar sobre qualquer assunto e sempre estar disposta à ajudar.

Em 2019, ao participar de um evento na cidade de Fortaleza, durante um bate-papo com o dublador Guilherme Briggs, teve sua voz elogiada pelo mesmo, ao fazer uma imitação do político Ciro Gomes. Briggs disse que a voz de Luka era muito legal e de timbre interessante, a pedindo para que o ensinasse a fazer a voz de Ciro Gomes.

Em Março de 2020, antes da pandemia pelo novo Coronavirus, durante o show da banda Powerwolf em turnê com a banda Amon Amarth, foi notada pela fotógrafa oficial da banda Powerwolf, Jenny Dorn, da qual tirou fotos do seu Fursuit de Lupus Dei e postou na página oficial da banda no Facebook, rendendo mais de 1,2 mil reações e 40 compartilhamentos ao redor do mundo.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a família de Luka, além de que são do interior do Ceará.

Ela é defensora dos direitos LGBTQIA+, cursou até o último semestre de Design de Moda, abrindo mão do curso e migrando para Design Gráfico do qual possui formação pela Universidade Estácio de Sá.

Batizada em duas igrejas, a primeira na Igreja Metropolitana de Cascavel e, postumamente, na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, um templo ortodoxo Melquita. Apesar de reconhecer o Cristianismo e ter a sua primeira eucaristia em templo católico, Luka segue a religião pagã Asatrú.

É conhecida por seu porte físico forte e por inúmeros traumas ósseos e acidentes. O mais conhecido é a queda que sofreu, ainda na infância, de um cavalo, do qual quebrou seu ombro.

Luka também possui habilidades na culinaria, dança e em artes marciais como Kung Fu, arquearia, manejo de armas brancas como espadas e lanças.

Premiações como Cosplayer[editar | editar código-fonte]

Evento Categoria Personagem Origem Colocação Ano
SANAfest 11 Grupo Livre Megurine Luka Vocaloid 1º Lugar 2011
SANA 11 Grupo Livre Undertaker Kuroshitsuji 1º Lugar 2011
SANA 11 Solo Tradicional Alice Baskerville Pandora Hearts 1º Lugar 2011
AnimaExpo Grupo Tradicional Will of the Abyss / Abyss Pandora Hearts 3º Lugar 2012
MAATS Extreme Grupo Tradicional Tifa Lockhart Dissidia Duodecim 1º Lugar 2012
WCS SANAFest 12 WCS Yuna Dissidia Duodecim 4º Lugar 2012
Anime Master Especial CDZ 20 anos Desfile Pandora Saint Seiya Lost Canvas 1º Lugar 2014
Anime Origens 2014 Desfile Megurine Luka Sandplay Vocaloid 1º Lugar 2014
Anime Campus Canindé 2014 Desfile Ashe de Freljord League of Legends 2º Lugar 2014
Dengai GEEK FEST 2014 Desfile Kyurin Satsuki Kill la Kill 2º Lugar 2014
SAGA 2016 Desfile Rengar League of Legends 3º Lugar 2016
GEEK WORLD Desfile Karthus Pentakill League of Legends 1º Lugar 2016
SAGA 2.0 Desfile Karthus Pentakill League of Legends 1º Lugar 2016
SANA18 Desfile Zilean Lua Sangrenta League of Legends 1º Lugar 2018
Geek Play Desfile Zilean Lua Sangrenta League of Legends 1º Lugar 2019
Banzai the Last Desfile Yennefer de vengerberg The Witcher III 1º Lugar 2019
Banzai the Last Solo Tradicional Vlad Drácula Tepes Castlevania Netflix 1º Lugar 2019
Copa Nordeste de League of Legends Desfile Online Capitão Gangplank League of Legends 2º Lugar 2020