Saltar para o conteúdo

Usuário(a):TCE II (Grupo 5)/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

==

Campo da Ataca[editar | editar código-fonte]

==

O Campo da Ataca, chamado assim pela população, encontra-se situado na Freguesia Portuguesa de São Torcato, pertencente à cidade e concelho de Guimarães e Distrito de Braga ,ficando a cerca de 4,8 Km do centro de São Torcato.

Este local simbólico do “Campo da Ataca” que muita gente ainda desconhece é considerado como o monumento número um daquilo que nós somos hoje como um Povo e como uma Nação.

História[editar | editar código-fonte]

O Campo da Ataca é um lugar historicamente importante para Portugal que até deveria estar sinalizado. É um facto que o lugar em si poderá não chamar à atenção de qualquer pessoa e poderá não despertar qualquer tipo de interesse porque não mostra qualquer tipo de ligação com a história que retrata, nem mostra aquilo que realmente é tornando-se um lugar pouco apelativo constituído por um longo campo que temos de percorrer até chegar ao único monumento presente, o das estátuas e da descrição do local . A história que se associa a este local é de que segundo o que contam muitas gerações foi ali no “Campo da Ataca” em São Torcato que se iniciou a 24 de Junho de 1128 a Batalha de São Mamede. É uma batalha muito importante e conhecida por todos os portugueses, porque foi nesta Batalha de São Mamede que D. Afonso Henriques conquistou a soberania do Condado Portucalense e iniciou o processo político da Independência de Portugal ao vencer os espanhóis e consequentemente a sua mãe D. Teresa que era de origem espanhola, marcando assim esse dia como o primeiro dia de Portugal. Uma coisa bastante significativa nesta história é que o local se chama “Campo da Ataca” e acaba o nome por ser uma designação bastante sugestiva

Nunca foi referido com toda a certeza que tinha sido ali no “Campo da Ataca” que tinha acontecido a Batalha de São Mamede, pois o local exato da Batalha nunca chegou a ser descoberto, mas o que se sabe sobre esta Batalha de São Mamede é que esta ocorreu perto de Guimarães.

Os Afonsinhos[editar | editar código-fonte]

O que ainda é visível no Campo da Ataca, apesar de se encontrarem um bocado em mau estado devido ao tempo que já passou desde 1996, são as sete estátuas presentes no final deste campo que ligam este monumento com a Batalha de São Mamede. Estas sete estátuas são o símbolo da famosa “Batalha de São Mamede” e a prova disso é de que Augusto Vasconcelos decidiu dar em 1996 o nome de "Afonsinhos" a estas estátuas.Em relação à constituição destas sete estátuas o que se pode verificar é que todas elas têm a mesma altura,sendo esta de cinco metros.

O “Campo da Ataca” sofreu uma disposição proposta pelo Professor Doutor Freitas do Amaral, pela Câmara Municipal de Guimarães e também por ocasião do II Congresso Histórico de Guimarães, tudo isto dedicado ao Estatuto de “D. Afonso Henriques e a sua Época” .Esta disposição foi realizada por Augusto Vasconcelos e o atual monumento artístico visível no Campo da Ataca foi inaugurado a 27 de Outubro 1996 e promove este acontecimento da Batalha de São Mamede.

==

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

É visível que se falarmos apenas no Campo da Ataca a maior parte das pessoas não sabe o que é, nem onde se situa contudo quando se relaciona este local com a Batalha de São Mamede, ocorrida em 24 de Junho de 1128, compreende-se que já entra no conhecimento de muitas pessoas que se interessam na história de Portugal visto que é uma Batalha conhecida por todos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Campo da Ataca.www.guimaraesturismo.com

Guimarães, Campo da Ataca.momentoseolhares.blogs.sapo.pt