Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Taís san/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artista, músico, professor e capoeirista, difusor da cultura afrodescendente. Willian, nascido em 1997 no baixo sul da Bahia, filho de dona Ana e seu Gildásio, é o mais velho de dois irmãos.

Seu contato com a arte veio muito cedo, através de projetos sociais de fomento ao desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Como sempre demonstrou aspirações ao mundo da arte, iniciou sua jornada com a confecção de artesanatos e, posteriormente, descobriu a pintura e a música. Meios em qual encontrou a maneira de expressar seu ponto de vista, a cultura dos "beiradeiros" e dos quilombolas, o que remonta sua própria história.

Crescido às margens do rio Maraú. Willian Oliveira, expõe suas pinturas nas comunidades tradicionais e em pontos turísticos. Participa de amostras culturas e diversas manifestações culturais, levando sua música, “tinta e papel” e seu gingado na capoeira. Com atuação mais presente na cidade de Maraú e Camamu, povoado de Tremembé, Barra Grande, Tapuia, Gamboa... E além do Brasil, já expôs em Geneva - Suíça.

A produção de Willian reflete sua história e sua vivência nas comunidades quilombolas do munícipio de Maraú-BA. Remonta a paisagens naturais e as atividades exercidas pelos “beradeiros”, aqueles que vivem ao redor dos rios. Além disso, sua arte é uma extensão da cultura da diáspora africana.

Seu trabalho é inspiração para diversos jovens, que assim como ele, buscou desenvolver seu talento à partir das oportunidades que surgem. Nesse sentido, Willian desenvolve e colabora com projetos sociais para fomentar o desenvolvimento cultural e artístico da região.