Usuário(a):Taizze/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maximilien Calligaris, conhecido também como Max Calligaris (Paris, 28 de dezembro de 1981), é um diretor, roteirista e produtor francês radicado no Brasil. Especializado em Publicidade e Marketing, possui mestrado em New Media pela New School (Nova York, EUA) com foco em ficção narrativa e documentário.

É diretor e produtor associado da série Psi (HBO), baseada nos livros de Contardo Calligaris. A série, que está em sua quarta temporada, recebeu indicações de Melhor Série Dramática (2015), Melhor Ator (2015) e Melhor Atriz (2018) no Emmy Awards Internacional. É uma das séries brasileiras mais premiadas, conquistando 12 vitórias no Telly Awards.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Max Calligaris nasceu em Paris, na França, e é filho de Contardo Calligaris e Marion Arnoux. Durante sua infância e adolescência, viveu na França e na Itália, e veio para o Brasil pela primeira vez aos 11 anos de idade, onde morou durante um ano em Porto Alegre. Cidadão francês e italiano, atualmente vive entre o Brasil e os Estados Unidos.

Em 2002, se formou em Artes pela Universidade Sorbonne Nouvelle e também recebeu o diploma de bacharel em Publicidade pela NEOMA Business School (2006). Em 2010, terminou seu mestrado em New Media pela New School de Nova York (2010), onde se especializou em documentários e ficções narrativas. Foi trabalhando com documentários que Max Calligaris começou a se interessar pela ficção. Em entrevista para o site Ser Producer, o diretor contou que começou a se voltar para narrativas fictícias ainda no primeiro semestre de seu mestrado na New School. “A ironia é que, quanto mais eu trabalhava com documentários, mais eu pensava que existe verdade na ficção”, declarou. [1]

Entre seus primeiros trabalhos como diretor estão peças publicitárias como booktrailers, comerciais, mini-documentários, vídeos de moda para a revista Vogue e o curta Under the Veil.

Em 2012, começou a trabalhar com Contardo Calligaris na adaptação de seus livros para a série Psi, da HBO. Com quatro temporadas, a série estreou em 2014 e recebeu três indicações ao Emmy Awards Internacional – Melhor Série Dramática (2015), Melhor Ator (2015) e Melhor Atriz (2018). Como diretor, Max Calligaris dirigiu 11 episódios de Psi, co-dirigiu 2 e produziu 22 episódios.

Max Calligaris também dirigiu a série Amigo de Aluguel em 2018, produzida pela O2 Filmes e exibida na Universal TV. A trama é sobre um traumatizado ator de teatro que oferece serviços de amigo de aluguel e se torna parte de um esquema com sua ex-agente para ganhar dinheiro.

Em 2019, dirigiu 6 episódios da série O Escolhido, produzida pela Netflix Brasil e com as atrizes Paloma Bernardi e Gisele Itiê no elenco. A série gira em torno de três médicos enviados para uma remota vila no Pantanal com o objetivo de vacinarem seus moradores contra o vírus Zika, mas acabam isolados em uma comunidade cheia de segredos.


Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • 2010 – Under the Veil (Diretor de fotografia)
    • 2018 – Amigo de Aluguel (Diretor) – Universal TV
    • 2015 – 2019 – Psi (Diretor de 11 episódios e co-diretor de 2 episódios) - HBO
    • 2019 – O Escolhido (Diretor de 6 episódios) - Netflix

Referências