Usuário(a):Tandrade77/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paulo T. de Andrade (Santa Maria, 27 de outubro de 1935 — Piedade, 08 de junho de 2008), artista plástico, designer e publicitário.[editar | editar código-fonte]

Nascido na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o artista plástico Paulo de Andrade estudou desenho e pintura com Aldo Locatelli. Se formou em Belas Artes. Estudou Arte Dramática. E elegeu a arte como filosofia de vida.

Foi aos 13 anos que ganhou de presente do dono de uma marmoraria que ficava no caminho da sua casa para escola uma pedra bruta. A partir daquele material ele pensou em esculpir o busto do ex-presidente Getúlio Vargas, de quem o pai era fã, mas acabou mudando de ideia e esculpiu com perfeição o seu próprio pai.

Possui obras espalhadas no Brasil e exterior. Algumas de suas obras estão em acervos, como: Museu de Arte Contemporânea - SP, Universidade Federal de Santa Maria - RS, Museu de Cali na Colômbia, expôs em bienais, ministrou cursos e oficinas. Foi fundador e presidente do Clube dos Ilustradores do Brasil. Foi fundador e presidente da Casa da Cultura de Piedade.

Ilustrou capas de Veja, foi o responsável pelos primeiros cartazes da Mostra Internacional de Cinema, quando a mostra era realizada somente no MASP. Produziu o troféu do Grand Prix de F1, em 1991, ano que que Ayrton Sena ganhou a prova de Interlagos. Ganhou o Clio Awards de Propaganda, em NY, e o Grand Prix de Ilustração Brasileira, pelo Clube de Criação de São Paulo. Suas obras passaram por diversas fases, como a dos lutadores de sumô, das locomotivas, do realismo fantástico, das esculturas de animais africanos em tamanho natural, entre tantas outras fases que incluem atuação em campanhas publicitárias e peças teatrais.

Na publicidade, produziu ilustrações, logomarcas, esculturas, mocapes, efeitos especiais de diversas campanhas, como a de lançamento da nova embalagem dos cigarros Minister, onde esculpiu a réplica do Pensador, de Rodin, o busto de Napoleão e de Mozart. Embalagem da pasta dental Kolynos, calendário da Ford, etc. Concentrou suas obras de arte no seu projeto pessoal chamado Estação Boca do Monte, em Piedade. Onde arrematou num leilão da FEPASA um vagão de trem modelo PULMANN e construiu uma réplica de estação de trem. Ali a culinária, a natureza e a arte garantiam longevidade à sua arte num ambiente que era um verdadeiro Santuário Ecológico.

[1] Reportagem publicada no site G1

[2] Entrevista concedida pelo artista para a Revista ABIGRAF

Referências

  1. Campos, Amanda (4 de março de 2016). «Vagão de trem vira restaurante e atrai motoristas em rodovia de Piedade». G1. Consultado em 4 de março de 2016 
  2. Arte, uma filosofia de vida Por Aída Bárbara Revista ABIGRAF Associação Brasileira da Indústria Gráfica ANO XIV No.126 NOV/DEZ 1989
    Ficheiro:REVISTA ABIGRAF.jpg
    Ficheiro:A trajetória profissional do artista plástico Paulo de Andrade.jpg

    Páginas 18, 19, 20