Usuário(a):Telamiel/Testes2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Legislativo Brasileiro – ILB foi criado por meio da Resolução n° 09, de 29 de janeiro de 1997[1]. Mas, a escola do governo subordinada ao Senado Federal tem origens mais antigas, pois é resultado da consolidação do Serviço de Seleção e Aperfeiçoamento de Pessoal (Seap) criado na década de 1970. O ILB oferta cursos à distância e são considerados cursos de educação continuada. Os cursos podem ser desenvolvidos pela população em geral e para que todos tenham acesso aos conteúdos ministrados, auxiliando na formação dos servidores públicos elevando o nível dos profissionais e dos serviços oferecidos.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Os cursos são bem diversos, abrangendo jovens que estão realizando sua graduação, trabalhadores, principalmente servidores dos mais diversos órgãos do governo, além de um público informal composto por sujeitos que desejam se aprofundar em temáticas relacionadas principalmente as áreas de Direito, Ética e Língua Portuguesa. Podem ser acessados por computador, tablet e celular, com configurações básicas e acesso à internet utilizando das seguintes ferramentas pedagógicas: exercícios, textos e vídeos.

Cada estudante tem acesso aos cursos através da plataforma - O Saberes que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem em que os alunos possuem acesso ao conteúdo, atividades, vídeos e podem se comunicar com a equipe responsável pelos cursos. Todo o material necessário para a realização do curso é disponibilizado gratuitamente no ambiente virtual de aprendizagem.

A plataforma disponibiliza dois principais tipos de curso, são eles "sem tutoria" e " com tutoria". Desta forma nos cursos EaD sem tutoria, podem se matricular servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados e o público em geral. Nos cursos EaD com tutoria, o público em geral poderá fazer a pré-matrícula, porém só serão selecionados se houver disponibilidade de vagas.

Os principais cursos ofertados estão divididos entre as seguintes categorias:

  • Cursos sem tutoria
  • Cursos com tutoria
  • Exclusivos para servidores
  • Cursos livres
  • Cursos de pós-graduação

As listas dos cursos disponíveis são atualizadas no site[2], seguindo a disponibilidade por período.

Certificado[editar | editar código-fonte]

Todos os cursos são certificados e ele especifica que o curso foi feito na modalidade a distância cada certificado emitido pela plataforma – Saberes[3] – possuem um código de validação. Esse código possibilita que qualquer pessoa verifique a autenticidade dos documentos.

Os cursos emitem certificação perante duas principais exigências:

  1. O aluno necessita concluir o curso com média superior a 70 pontos.
  2. O aluno necessita aguardar 21 dias de matrícula no curso, e seu certificado será emitido automaticamente.

Referências

  1. Federal, Brasil. Congresso Nacional. Senado (29 de janeiro de 1997). «Resolução n. 9, de 1997» 
  2. ILB. «Instituto Legislativo Brasileiro». Instituto Legislativo Brasileiro. Instituto Legislativo Brasileiro. Consultado em 8 de maio de 2018 
  3. «Instituto Legislativo Brasileiro - ILB». Instituto Legislativo Brasileiro. Consultado em 8 de maio de 2018