Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Thatiana Gregianin/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História PPI-Multitask: uma história que nasceu de duas empresas com potencial para crescer e visão de negócios para entender que juntas iriam mais longe.

A PPI-Multitask é uma empresa nacional que se originou da fusão entre as empresas PPI Consultores Associados Ltda. e Multitask Automação Industrial Ltda.

Desde sua fundação, em 1988, a PPI desenvolvia projetos para Planejamento de Produção e Melhoria da Produtividade do chão de fábrica. Os projetos utilizavam um pacote de software desenvolvido pela própria PPI, com funcionalidades como MRPII, Programação da Produção com Capacidade Finita, Coleta de Dados com Código de Barras e Indicadores de Desempenho da Produção. Em 1997, a empresa lançou a versão Windows e agregou funcionalidades de controle de movimentação de materiais para rastreabilidade do produto e Gerenciamento de Depósitos (WMS).

Já a Multitask iniciou suas atividades em 1992, desenvolvendo projetos de automação industrial, com foco na integração de sistemas de automação para controle de máquinas e processos industriais. Suas atividades principais eram a programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), o desenvolvimento aplicações com softwares supervisórios (SCADA), a elaboração de projetos elétricos e a construção de painéis de comando.

Em 1996, a Multitask lançou seu primeiro produto próprio: um software para coleta de dados e gestão de desempenho de produção. A partir dessa data, passou a concorrer com a PPI. Três anos depois, a Multitask firmou parceria com a Preactor International agregando a seus projetos a funcionalidade de ajuste e alteração da programação de produção através do software APS (Advanced Planning System).

As áreas de concorrência entre as duas empresas só aumentavam, assim como crescia também o número de players no mercado. Durante uma concorrência para definir uma parceria tecnológica com um fabricante nacional de ERP, um consultor encarregado de avaliar os concorrentes identificou o perfil complementar das duas empresas e sugeriu a fusão, que seria benéfica, tanto para as empresas, quanto para o mercado.

Em novembro de 2000, o conselho do consultor tornou-se realidade: a fusão foi consolidada e nasceu a PPI-Multitask. O fator determinante da aliança foi a visão de que da união do know-how das duas empresas nasceria uma empresa completa e pioneira em soluções MES, no Brasil.

As operações foram unificadas, as experiências somaram-se positivamente.

Ao longo do tempo, com o conhecimento adquirido nas experiências diárias, a PPI-Multitask desenvolveu um pacote de software chamado PC-Factory, para implantação de projetos em soluções MES.

Hoje o know-how da empresa vai além do PC-Factory. A PPI-Multitask conta com uma equipe experiente e multidisciplinar habilitada para desenvolver, planejar e executar a implantação de soluções MES, adaptando-se as necessidades específicas de seus clientes, onde estratégias eficazes à rotina de produção são propostas, independente da infraestrutura de cada cliente.