Usuário(a):Tigredesign/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Corneta Ferramentas
Slogan Qualidade que têm história
Fundação 1º de Janeiro de 1787 em Solingen, Alemanha / 06 de Julho de 1932 no Brasil
Fundador(es) Richard Berg
Sede Presidente Altino, Osasco, Brasil
Presidente Antônio Carlos Bento
Produtos Ferramentas Manuais
Acionistas Familia Bennecke e Familia Berg
Website oficial / Site oficial

A Corneta tem origem na cidade de Solingen, cidade fundada pelos romanos às margens do rio Reno. Mundialmente conhecida por seus cuteleiros e espadeiros, herdeiros de varias gerações, Solingen apresentava algumas características naturais que favoreceram o desenvolvimento de atividades cuteleiras naquela região. Era rica em abundantes florestas, com um suprimento ilimitado de madeira para fazer carvão, assim como grandes quantidades de minério de ferro.

Corneta Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Fábrica Corneta Ferramentas Solingen, Alemanha
Fábrica Corneta Ferramentas Solingen, Alemanha

A Corneta tem origem na cidade de Solingen, cidade fundada pelos romanos às margens do rio Reno. Mundialmente conhecida por seus cuteleiros e espadeiros, herdeiros de varias gerações, Solingen apresentava algumas características naturais que favoreceram o desenvolvimento de atividades cuteleiras naquela região. Era rica em abundantes florestas, com um suprimento ilimitado de madeira para fazer carvão, assim como grandes quantidades de minério de ferro.

Com uma história familiar de forjadores e espadeiros, os irmãos Johann Wilhelm e Peter Weyersberg fundaram em 1º de janeiro de 1787 a Gebruder Weyersberg (Irmãos Weyersberg) companhia destinada, segundo os registros ainda existentes, “a produzir principalmente lâminas para facas e espadas”.

Pouco tempo depois a região de Solingen passou ao domínio francês. Napoleão Bonaparte, governando a França, aboliu todos os regulamentos de ofício, fomentando a competição entre os artesãos e comerciantes promovendo também um rápido desenvolvimento no setor. Uma das empresas que se tornou a principal supridora de espadas para o exercito de Napoleão foi a Gebruder Weyersberg (Irmãos Weyersberg).

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte

Devido ao analfabetismo de grande parte da polução na época, os fabricantes de espadas eram identificados por símbolos que representavam suas empresas cada um com seu significado e importância, relata-se que cada chegada de espadas para o exercito era anunciado com o toque de uma corneta a associação dos soldados a esse acontecimento era tão grande que a empresa Gebruder Weyersberg (Irmãos Weyersberg), passou a gravar a cornetinha em suas espadas assim como também adota-la como símbolo/marca de sua cutelaria, surge então de fato a Corneta, o primeiro relato de registro da marca foi em 1877.

De 1787 a 1815, a empresa se organizou, enfrentando ao mesmo tempo o inesperado bloqueio continental imposto por Napoleão, que impedia a comercialização para o importante mercado da Inglaterra. Em 1820, mais uma vez a empresa enfrenta uma retração de mercado, com a produção de armas de fogo. A indústria de facas se volta para a fabricação de ferramentas e afins. Em 1883, consolida-se a fusão da Gebruder Weyersberg com a firma W. R. Kirschbaum & Co., então a maior indústria e exportadora de Solingen.

Em 1908 acontece uma nova fusão com a empresa Solingen Axt - & Hauerfabrik GMBH (Fábrica de Machados e Facões de Solingen Ltda.), surgiu então a Gebruden Weyersberg GMBH & CO. nesse período a empresa para a ser comandada pela família Berg, os negócios ganham impulso com uma forte concentração nas exportações para América do Sul, África e resto da Europa, culminando na fundação de inúmeras filiais nesses continentes, inclusive no Brasil.

No período de 1908 a 1911 o então dirigente máximo da companhia Sr. Richard Berg visita varias vezes o Brasil, período que também ocupava o cargo de presidente da câmara de comércio de Solingem, nessa época para abrigar as operações brasileiras, fundou a Beckmann & Co., uma importadora sediada na rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, típico endereço de empresas do ramo de ferramentas e tradicional pólo comercial nesse segmento até hoje.

Richard Berg vem a falecer em 1917, seus quatro filhos passaram a operar as empresas da família. Coube aos irmãos Friedrich e Eugen a gestão dos negócios no Brasil.

Em 1932 quando optaram por construir aqui uma fábrica. Eugen encarregou-se da transferência das máquinas e sua instalação, voltando posteriormente à Alemanha. Friedrich Berg mudou-se para o Brasil e assumiu a direção da fábrica que sob o nome de Indústria e Comércio Corneta S.A., localizada na rua Turiassu em SP. inicialmente produzia canivetes de lâminas forjadas com um desenho similar aos canivetes ingleses da marca Rodgers. Conhecido entre os brasileiros como “pica-fumo”, conforme a empresa se desenvolveu, novos produtos foram adicionados à linha, principalmente tesouras.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Assim como na Alemanha a Corneta começa então a fazer parte da história Brasileira, conta-se que na pequenas cidades do interior do Brasil um jovem ao completar 18 anos ganhava um canivete “pica fumo” obrigatoriamente da marca Corneta, fato que era considerado um sinal de hombridade aos jovens.


Curiosidade II[editar | editar código-fonte]

O Termo Corneteiro muito utilizado no futebol se originou pelo fato da Corneta ser visinha ao Palestra Itália o então estádio do Palmeiras durante os treinos dos jogadores os funcionários subiam no telhado da fabrica e gritavam para os jogadores surgiu então o termo “Os Corneteiros”.


Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, como toda empresa de origem alemã, a Corneta sofreu a intervenção do governo brasileiro até 1948. Ao retomar o controle da empresa, adquiriu de seus parentes na Alemanha, o controle acionário da fábrica, transformando-a numa indústria 100% brasileira.

Em 1960 a Corneta entra no mercado de autopeças período que também passa a fazer parte do grupo de acionistas a família Bennecke.

Em 1978 a empresa decide fechar sua unidade na rua Turiassú, em São Paulo/SP. O bairro tornava-se cada vez mais residencial, e as indústrias gaúchas passaram a fazer intensa concorrência.

No mesmo ano são inauguradas duas novas fabricas uma no bairro de Presidente Altino, cidade de Osasco, atual fabrica matriz e outra no bairro do lajeado Cidade de Cotia, fabrica que encerrou suas atividades no ano de 2009.

Em meados dos anos 2000, a Corneta se divide em Corneta Ferramentas e Corneta Ltda (Autopeças) distinguindo bem seus dois mercados de atuação, formando assim o Grupo Corneta que ainda conta com a linha de ferramentas BERG TOOLS.

A Corneta atualmente conta com mais de 7.000 (sete mil) revendas cadastradas em todo pais que são atendidas através de seus representantes comerciais

Segmentos de Atuação[editar | editar código-fonte]

  • Ferramentas manuais para AGROPECUARIA
  • Ferramentas manuais para CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Ferramentas manuais para INDÚSTRIA
  • Ferramentas manuais para JARDINAGEM
  • Ferramentas manuais para MECÂNICO
  • Ferramentas manuais para CUTELARIA