Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Valdir mendes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Valdir Mendes Barranco, também conhecido como Valdir Barranco ou Barranco é um político mato-grossense. Filho de Roque Barranco Pôncio e Elza Mendes Barranco, é neto de italianos e espanhóis que desembarcaram no Brasil no início do século XX buscando novas oportunidades diante do cenário instalado na Europa em virtude do já eminente cenário da I Grande Guerra instalado no velho continente. Nascido no município de Alvorada do Sul-PR, em 11 de março de 1975, mudou-se aos oito anos de idade com sua família e seus sete irmãos no ano de 1983, em um "pau de arara" para o recém criado vilarejo de Nova Bandeirante, ali chegando no dia 26 de junho de 1983, após percorrer em seis dias de viagem os 2, 256 km que separam as duas localidades. Nova Bandeirantes contava à época com uma mercearia, o escritório da Colonizadora COBAN (Colonizadora Bandeirantes), duas casas e um acampamento, denominado de favela com quatro moradores em barracas de lona. Foi neste acampamento que Barranco morou com sua família por seis meses, período necessário para abertura de uma pequena chácara. Já aos nove anos concilia o período de educação matutino com o trabalho vespertino na roça. Em 07 de novembro de 1989 inicia seus trabalhos como auxiliar de farmácia, na então Drogaria São Luiz. Cursou seus estudos até o ensino médio e concomitante à sua formação, participou da formação e emancipação político-administrativa do município de Nova Bandeirantes, que foi elevada a categoria de município através da Lei Estadual n. 5.903 de 20 de dezembro de 1991; Nova Bandeirantes em sua primeira eleição, realizada no dia 3 de outubro de 1992, contou com 2.778 eleitores, onde foi eleito então o primeiro Prefeito Municipal de Nova Bandeirantes - MT, Sebastião Moreira dos Santo, vulgo, Tião Matrinchã.

Em 1994, Valdir Barranco, após alistar-se eleitoralmente, reúne-se a mais quatro amigos e funda o PT - Partido dos Trabalhadores Municipal, realizando assim também um sonho seu e de seu pai. No mesmo ano, após ser aprovado no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta, Barranco muda-se para a cidade mãe e concilia seus estudos com os trabalhos em farmácias até 1996 e entre 1996 e 1999, torna-se Oficial de Justiça da Comarca de Alta Floresta. Ao concluir o curso superior retorna para Nova Bandeirantes, carregando consigo o sonho de inserir-se no contexto político municipal. De volta ao Município dedica-se à função da livre docência aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Estadual e Municipal. No ano 2000 selecionado pelo NEAD-UFMT dedica-se a Orientação Acadêmica dos cursos superiores para formação de professores do vizinho município de Apiacás, ao mesmo tempo em que se empenha, junto com seu partido, na consolidação da aliança que elegeria nas eleições municipais daquele mesmo ano o Prefeito Municipal Antônio Gonçalo Della Rosa. No ano seguinte, 2001, Barranco assume a Secretaria de Educação do município, onde permanece até fevereiro de 2004, consolidando-se como forte liderança pelas impactantes medidas estruturais e metodológicas implantadas no contexto educacional. Fizeram parte das medidas, o diálogo permanente com os trabalhadores da educação, Cursos de Formação Continuada Presencial todos os sábados, a estruturação de um sistema de transporte escolar público, a construção de 16 escolas rurais e a ampliação e modernização da Escola Municipal urbana. A Grade Curricular passou a contar, para além das disciplinas regulares tradicionais, com aulas de Espanhol (além do Inglês), Ballet, Karate Shotokan, canto e diversas modalidades esportivas.Foi também a partir da iniciativa da gestão da educação que Nova Bandeirantes tornou-se, ainda em 2002, o primeiro município com internet gratuita a toda população. 

Após o rompimento político com o prefeito municipal em fevereiro de 2004, Barranco deixa a composição do governo e retorna à atividade de docência e no mesmo ano candidata-se e sagra-se vitorioso nas eleições municipais. Em sua gestão 2005-2008 moderniza a máquina pública e humaniza a relação com os servidores e destes com o público, dispensando para isso de diversos cursos e palestras. Através de projetos e da boa relação construída nos cenários políticos estadual e principalmente nacional, pactua e executa convênios superiores a 15 milhões de reais com os quais constrói cinco grandes escolas, dois PSFs, Pontes, bueiros, estradas, feiras municipais, drenagem urbana e pavimentação, e universaliza um dos maiores problemas do município até então, a captação, tratamento e distribuição de água para a sede de Nova Bandeirantes e posteriormente para o município de Japuranã. A condução de uma gestão comprometida sócio-cultural e economicamente propiciaram a elevação do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do município de 0,434 para 0,702 de acordo com a avaliação do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Durante sua gestão Valdir Barranco recebe dois prêmios nacionais pela eficiência na gestão e pela responsabilidade fiscal. No ano de 2008, Barranco torna-se conhecido nacional e internacionalmente por enfrentar e denunciar um forte esquema de tentativa de extorsão liderado à época pelo então presidente do legislativo Jeremias Menezes Baiocho, sendo que a partir das denúncias uma operação do GAECO/MT prendeu em flagrante cinco vereadores envolvidos, dentre eles o presidente do legislativo. O episódio teve grande repercussão na imprensa nacional e internacional, tendo sido edição de jornais de destaque como o Jornal Nacional e Bom Dia Brasil e principalmente por encerrar as atividades legislativas por falta de quórum. Em 2009 Barranco recebe o convite para integrar e fortalecer a gestão do INCRA em Mato Grosso. No INCRA, ocupa, entre abril de 2009 e junho de 2010, as funções de chefe de gabinete, Chefe de Obtenção de Terras e Superintendente Regional Substituto. Em julho de 2010 deixa a Autarquia para se dedicar à composição do Núcleo de Coordenação de Campanha Estadual do Deputado federal e candidato a Senador Carlos Abicalil e da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff.

Em abril de 2011 retorna ao INCRA para assumir a pasta de Administração do Órgão e em 22 de agosto do mesmo ano é nomeado pelo então Presidente Nacional da Autarquia Sr. Celso Lisboa de Lacerda, cargo em que permanece até 04 de abril de 2014. No INCRA Barranco se destaca pela condução do diálogo permanente com os diversos representantes dos Movimentos Sociais, pelos avanços implementados na política de obtenção de terras e principalmente na regularização fundiária e ambiental de projetos de assentamentos que há muito aguardavam pela titulação.