Saltar para o conteúdo

Usuário(a):WDTavares/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wolney Divino Tavares - é casado - natural de Goiatuba Estado de Goiás. Filho de Aeste Alves de Araújo e Lídia Tavares Xavier. Nascimento: 11/10/1.953.


ANOS DE 1.968/83

1.968/72 – Cursou o ginasial, (hoje segunda fase do ensino fundamental), no Colégio Estadual de Goiatuba e foi integrante da Fanfarra (Banda de Música da época); 1.973 – Fez o curso secundário intensivo (matutino, vespertino) no “Centro de Formação de Professores” em Morrinhos, conveniado com o MEC – UNICEF e UNESCO; Participou da Feira de Artes de Morrinhos, ganhou menção honrosa pelo poema “Partes”, durante a Festa de Artes de Morrinhos-Go.; 1.974 – Ingressa na UCG (hoje, PUC-GO.). No Curso de Ciências Econômicas; Professor de matemática e expressão gráfica no Educandário Campinas; Faz o curso livre de fotografia, pelo departamento de arquitetura da UCG (hoje, PUC-GO). Ganha menção honrosa na conclusão do curso de fotografia; 1976/83 – Muda-se para o Rio de Janeiro, cursando “Orientação Educacional" Pedagogia, na PUC; Participa de filmes nacionais como figurante; Faz o curso livre de teatro pela Academia OYÁ; Faz o curso livre de cinema, pela Faculdade de Comunicação e Turismo Hélio Alonso; Faz o curso de maquiagem pelo SENAC; Pela PUC-RJ, em convênio com o MEC, fez parte da equipe de fotografia e foi fotógrafo coordenador da mesma durante o levantamento histórico do BARROCO MINEIRO em Ouro Preto-MG; Inicia nesse ano o primeiro levantamento fotográfico de casas antigas em Goiatuba-Go e, concomitantemente a coleta de dados da sua oralidade história; Trabalha como fotógrafo da “Cooperativa dos Artistas e Técnicos em Espetáculos no Rio de Janeiro. ”


ANOS DE 1.983/98

1.983/88 – Retorna à Goiatuba, morando na zona rural, atuando como produtor rural; Torna-se supervisor educacional das escolas rurais do município de Goiatuba, exercendo em “cargo comissionado” da municipalidade junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Funda juntamente com os moradores do Povoado “da Venda Sêca” a primeira Associação de Moradores, a AMAVES; Pela associação, coordena o primeiro mapeamento do povoado. Solicita junto ao DERGO, em “nome da comunidade, ” o novo traçado da rodovia estadual (Goiatuba/Porteirão) que passa pelo dito aglomerado; Consegue junto a TELEGOIÁS, (na época) por meio do Eng. Sinomar Godoi, uma torre para instalação de um telefone público com apoio da Prefeitura Municipal; Promove eventos culturais e esportivos para a comunidade; A convite das lideranças políticas, aceita a candidatar-se ao cargo de vereador, (ficando como suplente); Participa da Antologia Poética de Cidades Brasileiras, pela Shogun Arte Editora – Rio de Janeiro; Participa do “V Festival de Artes de Rio Verde-GO” e conquistando o quinto lugar na categoria – poesia.

1989/92 – Aceita o convite do prefeito eleito, para o cargo de Diretor do Departamento de Fiscalização e Postura. Nesse mesmo ano, afasta do cargo temporariamente, para prestar o concurso público municipal. Sendo classificado, reassume o cargo na mesma função, daí como servidor de carreira; faz mais de cinco cursos de capacitação na área da Vigilância Sanitária; colabora com a Sec. Mul. de Educação e Cultura nos eventos artísticos e culturais durante as datas festivas; Participa do MODEMPAR e torna-se “Coordenador de Base,” na formação e constituição das associações de moradores nos diversos bairros da cidade; Juntamente com escritores e artistas goiatubenses, fundam o “Movimento Cultural Terrajóia”, com a finalidade de resgatar, preservar e difundir a cultura de Goiatuba e região;

1993/96 – Fica à disposição do Departamento Municipal de Cultura, atuando na “Biblioteca Municipal Dr. Andrade”; Com outros servidores, funda o SIMUG – Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Goiatuba; Em virtude das eleições para o cargo da diretoria sindical, sendo eleito para o cargo de presidente do sindicato, fica à disposição do mesmo em virtude do previsto no “Regimento Jurídico Único dos Servidores Municipal. ”

1.997/ 98 – Nomeado para exercer o cargo de Coordenador de Cultura junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Coordena diversas ações culturais; Por meio de documentos arquivados, descobre que o prédio onde funcionava o Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes, ora considerado patrimônio Estadual, era na verdade do município; Por ofício e, junto ao então prefeito Hermes Traldi Neto, solicita autorização para fazer um levantamento detalhado para justificar a reintegração de posse patrimonial. Em 2001 já estava prevista o “restauro” do mesmo. As obras já estavam previstas para julho/Dez do mesmo ano; Por ofício, coloca seu cargo à disposição do prefeito e retorna ao cargo de presidente do sindicato;  Detentor da Comenda Gabinatti, título concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Goiatuba, em reconhecimento ao trabalho prestado pelo resgate “Histórico e Cultural” do Município de Goiatuba. Participa de oficinas de restauração em documentos e fotos antigas, promovidas pela AGEPEL/Go.


ANOS DE 1998/2020

1.998/2002 – Preside o sindicato dos Servidores até o fim do seu mandato, concomitantemente como responsável pela COSMIGO, (Cooperativa de Consumo dos Servidores da Prefeitura).

2008 – Ocupa o cargo de Coordenador de Cultura, junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Membro da Comissão permanente, na elaboração do Plano Diretor Municipal.  Apresentador das temáticas para a validação junto a Secretaria Estadual das Cidades. Amplia o “Mini-museu Manoel Gabinatti” e cria o Arquivo Histórico Municipal, dotando-o de livros datados desde 1920/70 e dezenas de fotos antigas e atuais.

2009 – Eleito Delegado Municipal para a Conferência Estadual de Cultura; Eleito Delegado Estadual para a Conferencia Nacional de Cultura. Participa da Antologia Poética “Vozes da Alma” Volume I ano de 2009  - publicações pela editora Pensata.

2010 - Compartilhou da II COLETÂNIA “Textos Selecionados’” poesias, contos e crônicas 2010, Publicações pela Editora Pensata.

2011 - Pelo portal da “UBE-GO, foi o segundo “poeta” goiano mais lido no ano de 2011.

2012- Pede licença para interesses particular no serviço público municipal. Mudou-se para o município de Cassilândia-MS no ano de 2012.