Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Zarur Design/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Design Gráfico desde a Antiguidade

Se olharmos ao nosso redor, perceberemos que há padrões em tudo.

A maioria são padrões geometricamente estabelecidos. A natureza está cheia deles.
 Um exemplo: pegamos uma flor de girassol e notamos imediatamente um design baseado em padrões estabelecidos. Isto é apenas para citar alguns exemplos.
Plantas, frutas, flores, enfim, tudo ao nosso redor exibe claramente formas e cores. Cuidadosamente projetado com design gráfico impecável.
Como no mundo das plantas, os animais também seguem inconscientemente padrões geométricos em seus caminhos ao longo da vida.
Pegue a aranha, por exemplo. Tece sua teia obedecendo a padrões visuais perceptíveis a qualquer observador. Ela não foi ensinada a fazer isso. Ela não precisava se especializar em um curso de design, arquitetura ou qualquer ciência relacionada.
E o ser humano, ciente da importância da comunicação visual, logo a utilizou tanto na comunicação quanto em outros aspectos.
Expressou-se através da arte e podemos dizer que a arte é a sua mais pura expressão.
Se fizermos uma leve pesquisa, saberemos a presença do design gráfico desde os primórdios.
As artes visuais presentes na arqueologia confirmam isso.



A diagramação na antiguidade.



Sempre foram encontrados manuscritos guardados por civilizações antigas.
O ser humano se preocupa em registrar eventos desde épocas primitivas sem acesso a tecnologia .
Textos e hieróglifos sempre foram expressos através da escrita de forma organizada e sistemática. Obedeciam padrões e regras. Assim como qualquer idioma no mundo com regras gramaticais e regras de escrita.
A organização e os padrões de escrita ou qualquer meio de informação sempre foram presentes e isso nós podemos constatar pessoalmente. 
Assim como em qualquer campo visual existente ao nosso redor, a escrita e a informação obedecem padrões estabelecidos. Sempre foi assim.
Estas eram formas utilizadas como meio de diagramação de textos ou caracteres utilizados para transmitir informação.
Sim. Afinal, o que é diagramação ? É nada mais que uma organização visual de letras ou caracteres, incluíndo figuras ou desenhos.


Criação de Logomarcas


Conforme mencionado, o homem sempre utilizou meios de comunicação visual. 
Algo que não podemos esquecer é a constante presença de desenhos ou figuras que servem como identificação.
Os países usam figuras peculiares em suas bandeiras. Grupos de pessoas que representam um grupo para qualquer objetivo utilizam figuras peculiares. Seja uma tribo, um grupo de música , um grupo ideológico, empresarial, um time de futebol... A lista é infindável.
O que a criação de logomarca contribuiu para isso? Nem é necessário dizer. Podemos afirmar que ela sempre existiu, desde o início da comunicação entre grupos.
Não seria exagero dizer que a profissão de design gráfico é uma das mais antigas do mundo. Nunca foi exclusiva ou originária de computadores. O que o computador fez foi levar o design ao progresso tecnológico.


O design gráfico no comércio


Em todos os aspectos de nossa vida social a comunicação é peça fundamental. Seja por meios verbais, escritos ou até mesmo através dos desenhos ( a arte, por exemplo), a comunicação é algo vital.
No decorrer do progresso humano, o comércio viu a necessidade de incorporar o design gráfico. Como? Através de cédulas desenhadas e projetadas com designs peculiares e próprios do país que as emitiram. Sim. o dinheiro físico.
Sem mencionar que a comunicação visual foi e ainda é explorada com o objetivo de promover idéias . E além disso, fazer com que uma marca ou uma empresa obtenha reconhecimento diante do público.
Através de elaboradas estratégias para se alcançar o público alvo, o design gráfico sempre será necessário e presente assim como foi desde os tempos mais antigos.
Logicamente que com o passar do tempo houve grande progresso no setor comercial possibilitando melhores estratégias visuais.
A informática, a internet e tudo o que envolve o avanço nesse sentido estão presentes e são acessíveis.
E podemos ter certeza de que novos horizontes irão se abrir para os amantes da arte visual. Principalmente com as ferramentas disponíveis atualmente.
A geometria hoje caminha através de traços definidos por verdadeiros designers. Sim. Ela foi melhor estudada pois houve tempo para isso. Ela foi aperfeiçoada e em grande parte decifrada pelos anseios de artistas.
E isto , aliado a outros aspectos do design gráfico, torna nossa jornada pela informação muito mais relevante e satisfatória.
O futuro da informação e da comunicação sempre estará de mãos dadas com as formas e as cores que o talento de um bom designer gráfico pode produzir. 


Autor: Zarur Design .