Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Zeferino.sald/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 Zeferino Manuel Saldanha filho de José Saldanha, professor, e de Rosa Manuel, doméstica, nasceu no Tomboco, Província do Zaire a 16 de Janeiro de 1970.

É irmão de Kanango António do Carmo Rosa Saldanha (em memória), João dos Anjos Chama Saldanha, Cláudio Ilídio da Rosa Saldanha, Elizabeth Aurora Manuel Saldanha, Ciel Kuaia José Saldanha, Leda Kengue Suzana Saldanha, Tabita José Saldanha e Olívio Bequengue José Saldanha.

Iniciou os seus Estudos Primários em 1976 no Tomboco na escola “n°45” em Kimbenza, tendo-os concluido em 1982 na escola “270” no referido Município.

Ingressou na escola do II e III Níveis do Tomboco em 1982, onde concluiu em 1988 a 8ª Classe.

Frequentou e concluiu o Curso de Brigadistas no Município do Tomboco em 1987.

Foi professor colaborador da 3ª Classe na Escola “nº 46” no Município do Tomboco em 1988.

Também foi professor colaborador da 2ª e 4ª Classes na Escola “ nº 45”, Município do Tomboco de 1988 a 1990.

Concluiu a 12ª Classe no IMNE “Cte Liberdade” do Lubango em 1996.

Ingressa no ISCED do Lubango na especialidade de Linguística/Francês em 1997.

Leccionou a disciplina de História na Escola “1º de Dezembro” no Município do Lubango de 1995 a 1998.

Participou do Seminário de “Formation Culturelle et Linguistique” no ISCED-Lubango, orientado pelo PAAFA (Projet d’Appui aux Actions de Formations en Angola) em 1998.

Teve a oportunidade de participar nos Seminários de « Formation à la Methodologie de l’Enseignement du Français – manuel Contacts » e de « Formation à la Methodologie de l’Évaluation et des Exercices » no ISCED – Lubango, orientados pelo PAAFA em 1999.

Foi professor de Francês no Complexo Escolar  “14 de Abril” no Lubango de 1998 a 2001.

Também leccionou a disciplina de Francês no PUNIV, colégio «O Sol», no Lubango em 2001. No mesmo ano, foi nomeado por Despacho do Reitor da Universidade Agostinho Neto Monitor do ISCED-Lubango no Curso de Linguística/Francês.

Paticipa do estágio intitulado “Évaluation de l’oral”, orientado pelo PAFEFA (Projet d’Appui aux Formations des Enseignants de Français en Angola) em 2001.

No âmbito dos encontros de harmonização de programas dos três ISCEDs (Lubango, Luanda e Benguela), esteve em Benguela com os professores das referidas instituições na área de Linguística em 2002.

É professor de Linguística Geral no curso de Ensino da Língua Francesa desde 2002.

Foi seleccionado para participar do « Stage BELC », Estágio de Formação de Formadores em Caen – França em 2003.

Obteve a graduação em Ciências da Educação, opção Linguística/Francês no ISCED do Lubango em 2004.

Contraiu matrimónio com a Aldina Teresa Wandi Sapalo Saldanha em 2005.

Do seu casamento nasceram quatro filhos: Zeldino João Sapalo Saldanha, Zelma Olívia Sapalo Saldanha, Zenuel Zeferino Sapalo Saldanha e Zerinalda Rosana Sapalo Saldanha.

Foi contratado por Despacho n° 0459/2006 para exercer as funções de Assistente Estagiário nos termos das disposições combinadas das alíneas g) e h) do artigo 15° do Estatuto Orgânico da Universidade Agostinho Neto em 2006.

Concluiu o Mestrado em Poética e História Literária na Universidade de Pau et des Pays de l’Adour, França em 2010.

Foi promovido a Assistente, leccionando as cadeiras de Introdução aos Estudos Linguísticos, Linguística Francesa I, Linguística Francesa II, Psicolinguística e Sociolinguística no ISCED-Huíla em 2011.

Foi Chefe de Repartição de Ensino e Investigação do Francês no ISCED-Huíla de 2012 a 2015.

Já orientou alguns Trabalhos de Fim de Curso com vista à licenciatura em Ensino da Língua Francesa.

Defendeu a Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem-Linguística na Universidade de Pau et des Pays de l’Adour, França em 2016.

Publicou um livro intitulado L’expression écrite en classe de langue (A Expressão Escrita na Aula de Língua) pelas Edições Universitárias Europeias em 2017.

Foi convidado pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto para integrar a equipa de professores do Mestrado em Língua e Literatura Francesas, leccionando os módulos de Língua e Linguística Francesas e Sociologia da Linguagem em 2018.

Reeditou o livro L’expression écrite en classe de langue (A Expressão Escrita na Aula de Língua) pela  Editora L’Harmattan em 2018.

Fez uma comunicação nas Jornadas Científicas do DLM (Departamento de Letras Modernas) do ISCED-Huíla sob o tema Production écrite en FLE des étudiants du parcours Enseignement de la Langue Française de l’ISCED-Huíla (Produção Escrita dos Estudantes do Curso de Ensino da Língua Francesa do ISCED-Huíla) em 2018.

Publicou um artigo intitulado Enquête auprès des étudiants du parcours Français de l’ISCED-Huíla sur leur expression écrite en FLE (Inquérito dirigido aos Estudantes da Especialidade de Francês do ISCED-Huíla sobre a sua expressão escrita em Francês Língua Estrangeira) no site da Editora L’Harmattan em 2019.

Actualmente é docente do ISCED-Huíla no Curso de Ensino da Língua Francesa com a categoria de Professor Auxiliar, leccionando as cadeiras de Introdução aos Estudos Linguísticos, Psicolinguística, Sociolinguística, e Francês I.