Usuário(a):ZooAndroid/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casqueameto equino[editar | editar código-fonte]

O casqueamento é uma prática utilizada para oferecer as melhores condições de locomoção e sustentação do cavalo, seja na pista, lazer ou esporte. A prática pode ser empregada como correção, melhoramento ou manutenção do casco do animal.

Profissionais[editar | editar código-fonte]

Para melhor desempenho do profissional, é nescessário o conhecimento de algumas particularidades da conformação das diferentes raças.

O conhecimento tanto das angulações do equino, quanto dos pontos de equilibrio e centro de gravidade são de grande ajuda para o casqueador ao desenvolver o seu trabalho, seja corrigindo, mantendo ou melhorando as condições do animal e, consequentemente o seu desempenho.

Equilibrio[editar | editar código-fonte]

O equilibrio do equino é avaliado pelo profissional casqueador dividindo-se o corpo em três partes iguais. Com uma linha traçada através do centro do dorso, dividindo o corpo em dua metades iguais.

Centro de gravidade[editar | editar código-fonte]

O cavalo sustenta cerca ce 60-65% do seu peso no membros dianteiros devido a localização do seu centro de gravidade. Deste modo, a grande maioria das patalogias dos membros se dá nos membros anteriores .

O casqueamento corretivo deve se iniciar em animais de 2 meses de idade que possuam desvios considerados mais severos, mas normalmente, em animais de desvios considerados normais iniciamos aos 4 (quatro) meses de idade. Consegue-se apenas realizar as correções de casco até os 12 meses de idade devido ao fechamento das cartilagens que antes eram macias e e podiasse “moldar” para corrigir os defeitos de aprumos.

O casqueamento em potros não se deve tirar muito material, deve-se retirar material aos poucos para ele não sentir dor no local. A ranilha não deve ser cortada devemos apenas limpar o canal ao redor dela, ela serve como amortecedor, e quando o animal caminha ela serve como uma bomba que leva sangue a todo casco fazendo com que este casco cresça corretamente deixando-o sempre bem vascularizado. Na sola devemos tirar apenas a parte morta (bem superficial). Na parede do casco devesse apenas nivelar os cascos para que não ocorram lesões no casco nem nas articulações. O desnivelam