Usuário(a) Discussão:LabMat(i)²

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Laboratório Multidisciplinar Avançado de Tecnologia da Informação e Inovação (LabMat(i)²)- é um dos lugares dentro do Instituto Federal Catarinense - Câmpus Camboriú que fornece suporte ao curso de Técnico em Informática do câmpus. O LabMat(i)² conta com computadores de alta performance, impressoras e muitos outros equipamentos para auxiliar nas pesquisas e projetos. Além disso, produz material didático, o que possibilita o suporte aos cursos. As áreas de atuação do LabMat(i)² são: Programação Web, Computação Gráfica, Hardware, teste e treinamento em softwares, além de projetos especiais em conjunto com outros laboratórios, como o Laboratório de Eletrônica (EletroLAB).


O Instituto Federal Catarinense (IFC) possui atualmente 15 câmpus, distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, além de uma Unidade Urbana em Rio do Sul e da Reitoria instalada na cidade de Blumenau.

A proposta do IFC é, a partir de uma gestão democrática, aproximar o diálogo com a realidade local e regional na busca de soluções, em especial aquelas relacionadas com a educação profissional, reafirmando o compromisso da oferta de educação pública e gratuita de qualidade em todos os níveis e modalidades para os catarinenses.[1]


Sob direção do Professor Eng. José Luiz Ungericht Júnior, o LabMat(i)² tem como filosofia auxiliar e agremiar os mais brilhantes alunos, no intuito de desenvolver ainda mais a suas capacidades de decisões, lideranças e conhecimentos técnicos.


A Estrutura do laboratório[editar código-fonte]

O laboratório apresenta diversos componentes que permitem tanto a organização do próprio laboratório, quanto a organização dos estagiários no LabMat(i)². Entre estes componentes estão:

  • Pranchetas

As pranchetas são um material que ajuda os estagiários a registrarem as atividades realizadas diariamente durante o estágio, permitindo assim uma melhor organização das atividades em desenvolvimento por estes, e assim uma melhor análise pelo chefe de laboratório dos avanços realizados pelo estagiário. Além disso, as pranchetas permitem a comunicação entre os estagiários, já que estes não apresentam todos os mesmo dias de estágio, e com as pranchetas, um estagiário pode anotar um recado para o outro, que pode assim responder, e então comunicar-se, já que as atividades desenvolvidas no estágio estão interligadas entre si.

  • Mapa de Talentos

Serve para mapear os talentos de nossos estagiários, onde assim, estes podem fornecer ajuda a outros estagiários que necessitam aprender sobre essa área.

  • Espaços

O laboratório conta com vários computadores, organizados de maneira a permitir a melhor utilização destes pelo estagiário. O laboratório também conta com uma sala destinada ao EletroLAB (Laboratório de Eletrônica) onde são executados todos os projetos de eletrônica do laboratório. Além disso, o laboratório conta com todos os componentes que facilitam a organização do LabMat(i)².

  • Quadro de Projetos

O Quadro de projetos serve para organizar o desenvolvimento dos projetos do laboratório. Este quadro, para melhor organização, apresenta uma bolinha de cor diferenciada para o nível de desenvolvimento em que o projeto se encontra, sendo a cor vermelha da bolinha, para um projeto iniciado, a cor amarela para um projeto em desenvolvimento e a cor verde para um projeto completo.

  • Quadro de Manutenção

O Quadro de manutenção serve para organizar a manutenção dos computadores e dos espaços do laboratório, onde o estagiário responsável por isto tem o "poder" de organização sobre ele.

  • Transferências

As transferências são baseadas em uma pasta, compartilhada entre computadores, para poder-se transferir arquivos de um computador a outro, evitando assim a ocorrência de vírus nestes.

  • Manuais de níveis

Os manuais servem para mostrar ao estagiário o que esperamos que ele faça para que cresça não somente nos estágio como na vida profissional.


Sistemas de Hierarquias[editar código-fonte]

Os estagiários do laboratório seguem uma hierarquia, onde inicialmente estão os estagiários recém-chegados, e que ainda estão em fase de aprendizado, e que, de acordo ao desenvolvimento deles no estágio, podem chegar a o nível mais alto. Esta hierarquia ocorre para simular uma empresa, pois assim os estagiários que apresentarem um bom desenvolvimento e empenho no estágio, adquirirão maior respeito entre os estagiários, e um maior número de tarefas mais importantes. Além disso, essa hierarquia motiva os estagiários a alcançarem um nível mais alto, e isso envolve uma maior dedicação que consequentemente trará mais conhecimentos a ele. Os níveis são representados por uma letra e um número.

  • Formas de ganhar nível

Existem diversas formas de ganhar nível. Pode-se alcançar isso, alcançando um bom desempenho no laboratório, conseguindo a pontuação suficiente no gráfico e surpreendendo com projetos a todos.


Áreas de Atuação do Laboratório[editar código-fonte]

O LabMat(i)² fornece suporte para o estagiário adquirir conhecimentos variados na área da informática durante o tempo estágio. As áreas que o laboratório fornece suporte são:

  • Programação web;
  • Design;
  • Hardware;
  • Programação em dispositivos móveis;
  • Criação e manipulação de vídeos e animações;
  • Programação de jogos.

Anexadas à estrutura física do laboratório, encontra-se o Eletrolab

  1. EletroLAB

O EletroLAB é o laboratório de eletrônica do LabMat(i)². Ali são feitos todos os testes com equipamentos eletrônicos, encontram-se todos as ferramentas para esse objetivo, e também são guardados todas as peças que compõem os computadores que o laboratório tem. O EletroLAB conta com uma série de ferramentas utilizadas nas atividades desenvolvidas pelos estagiários, como chaves de fenda, alicates, chave de teste digital, parafusos, entre muitas outras. Além disso, o EletroLAB conta com peças de computadores, e os projetos por eles desenvolvidos.

Referências[editar código-fonte]

[1]