Saltar para o conteúdo

Usuário(a) Discussão:Marcos Pinheiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Marcos Pinheiro, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia

Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! - Assinado por --D.P. Campos 03:01, 25 Agosto 2006 (UTC)

Caro Marcos, não chamei você de vândalo ,o aviso padrão diz que dependendo do tipo de alteração que se faz isso pode ser considerado vandalismo. Outro aspecto é que embora na época do torneio o Rio de Janeiro fosse a capital federal ,ninguém tratava a seleção carioca como seleção do distrito federal. É apenas isso. Somente uma coisa não levo nada na wikipédia para o lado pessoal, faço somente o que eu entendo correto, se estiver errado quanto ao meu ponto de vista sei respeitar opiniões contrárias as minhas. Um abraço. --Fabianopires 22:59, 25 Agosto 2006 (UTC)

Flamengo e a Copa União[editar código-fonte]

Quanto ao assunto do Flamengo ser ou não Campeão Nacional, sugiro que você converse com este usuário, ele é um historiador do futebol. Abraço. SEP discussione 06:38, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Ainda o Campeonato Brasileiro de 1987[editar código-fonte]

Marcos, você sabe tão bem quanto eu que o que houve em 1987 foi uma disputa de poder entre o Clube dos 13 e a CBF.

Com a redemocratização do país e a nova Constituição sendo escrita, os clubes acharam que poderiam formar uma liga e se livrar da CBF. Organizaram um campeonato muito mais racional que os anteriores, conseguiram contratos de publicidade (com a Coca-cola) e de transmissão dos jogos (com a TV Globo) dezenas de vezes mais rentáveis que os anteriores, mas também cometeram erros: excluíram alguns clubes que talvez não devessem ser excluídos, superestimaram o grau de independência que as ligas poderiam ter, subestimaram a tradição autoritária que o país ainda mantinha. Terminaram fechando um acordo com a CBF que incluía, sim, o tal quadrangular, mas não para decidir quem seria o campeão brasileiro do ano (o que não teria cabimento), e sim apenas para definir os representantes brasileiros na Libertadores da América. A decisão de não participar do quadrangular não foi do Flamengo ou do Internacional, mas do Clube dos 13, por unanimidade, e com apoio do patrocinador. Qualquer torcedor de futebol de qualquer lugar do mundo sabe que não faz nenhum sentido o campeão da primeira divisão colocar o seu título em disputa com o campeão da segunda divisão. E você pode dizer o que quiser, mas é claro que se tratava de duas divisões, uma delas representando pelo menos 70% dos torcedores e certamente mais de 90% dos títulos já disputados no país.

Apesar disso, houve uma disputa judicial (cujos detalhes você conhece melhor do que eu) e uma decisão dando o título ao Sport Recife, que afinal de contas não tinha nada a ver com a confusão toda e foi sagrado campeão brasileiro de 1987.

Na minha opinião, uma enciclopédia tem a obrigação de dizer que houve dois campeões brasileiros de futebol em 1987: o Flamengo e o Sport. Isso é História. A maneira de dizer isso depende da interpretação de cada um. Eu, por exemplo, diria que o Flamengo foi o campeão de fato e o Sport, o campeão de direito. Outra maneira de dizer: o Sport foi declarado campeão pela CBF e o Flamengo, pelo Clube dos 13, que organizou o campeonato.

O que uma enciclopédia não pode é assumir o ponto de vista flamenguista e dizer simplesmente que o Flamengo foi campeão, ignorando o Sport, a disputa judicial, a decisão da CBF. Mas também não dá pra fazer o contrário: simplesmente declarar que houve uma decisão judicial e ignorar que um campeonato inteiro foi disputado dentro de outra lógica. Ignorar que mais de 160 mil torcedores foram a campo assistir aos dois jogos da decisão do campeonato entre Flamengo e Internacional, e não a uma suposta disputa que não decidiria nada, já que os dois clubes já teriam assegurado sua participação no tal quadrangular. Não tenho à mão as manchetes dos jornais da época, mas me lembro perfeitamente que o quadrangular não era mencionado, não estava na cabeça de ninguém: Flamengo e Internacional estavam simplesmente decidindo o campeonato brasileiro daquele ano. Isso é História, e uma enciclopédia não pode ignorar a História.

Concordo com a sua observação de que o texto que está no artigo tem erros. Eu o escreveria de outra forma, talvez até mais parecida com a sua. (Aliás, se você conferir o histórico do artigo, vai ver que não tem uma única frase minha naquele texto que eu estou defendendo.) Mas me arrisco a dizer que os erros que estão lá são aceitáveis. O texto que está lá é o que foi possível de ser feito numa obra coletiva e sem limites como esta, tentando acomodar as opiniões de dezenas de colaboradores, que na verdade representam o ponto de vista de vários milhões de torcedores.

Ao contrário, o seu texto, dizendo que "torcedores do Flamengo e órgãos da imprensa (...) continuam, erroneamente, insistindo que o Flamengo também é campeão brasileiro de 1987", me desculpe, mas não é aceitável. Você define que um campeão é certo e outro é errado. É o mesmo que dizer que só existe um campeão. É se apegar a uma decisão jurídica e contrariar a História.

Claro que isso é apenas a minha opinião. Mas, acredite, ao desfazer a sua edição (assim como você pode desfazer a minha), eu não estou defendendo a minha opinião: estou defendendo a opinião coletiva que foi construída depois de muita discussão aqui dentro.

Um abraço.

Gjpab 05:28, 18 Março 2007 (UTC)

O usuário foi bloqueado por um dia. Um abraço. --Fabianopires 03:07, 24 Março 2007 (UTC)

Coloquei o artigo e a discussão entre meus vigiados, coloquei um aviso na página do ip se ele insistir será bloqueado. --Fabiano msg 22h08min de 12 de Junho de 2007 (UTC)