Usuário(a) Discussão:ShinMakoto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, ShinMakoto, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Maurício msg 19h56min de 6 de Junho de 2008 (UTC)


Olá

Acho muito bom realmente conversarmos, para evitar mal entendidos e esclarecer alguns pontos em relação ao Niten que, acredito, a desinformação está o levando a uma percepção errada .

Faço questão de me apresentar e gostaria que você fizesse o mesmo. Sou Sidharta Rezende, ccordenador do instituto.

O título "Práticas comerciais adversas" não está em sintonia com a polítia da wikipédia de imparcialidade. Ao qualificar algo como adverso, você coloca sua opinião, pois o que é adverso para você pode não ser para outras pessoas. A Wiki tem um caráter enciclopédico, não de debate. "A relação entre aluno-instituto é pautada em uma hierarquia rígida inspirada no relacionamento samurai-lorde feudal. Neste conjunto de regras é esperado uma postura servil do aluno que deve aceitar a regras impostas pelo Sr. Kishikawa como ordens de seu Shogun." Eu realmente desconheço de onde você tirou esta informação. Não é esperado nenhuma atitude servil, e não a relação aluno-instituto não tem nada em relação à estrutura feudal japonesa. Existe, dentro do Niten, uma relação muito forte Sempai/Kohai , mas isto não é exclusividade do Instituto. Os grupos no Japão aos quais pertencemos (entre eles Suio-ryu, Shindo muso ryu e Niten Ichi Ryu) funcionam da mesma maneira. O peso do que foi dito acima é muito pesado, fica até mesmo absurdo fazer este posicionamento. Imagine, hoje, em pleno século XXI, alguém receber ordens de outros como na época do Shogunato! O shogun era senhor supremo da vida e morte de seus vassalos, algo sem lugar nos dias de hoje.

"Esta postura abre um precedente para diversas práticas comerciais eticamente questionáveis e a desobediência é tratada com isolamento (onde é aluno é barrado de eventos especiais e pouca atenção lhe é dada durante o treinamento) e, raramente, expulsão" Novamente, não sei de onde retirou estas informações. Isto não acontece dentro do Instituto. Nenhum aluno é barrado dos eventos, muito menos isolado, ficando sem atenção no treinamento. Existe um regulamento interno. Alunos que não o cumprem podem sim ser expulsos, como acontece dentro de todo grupo tradicional e sério. As informações acima ferem o princípio da falibilidade, da Wiki. As informações adcionadas na Wikipedia devem vir de fontes seguras, em caso de uma instituição normalmente vem da própria ou de fontes verificáveis e confiáveis, como revistas, reportagens, teses, artigos, etc...

A Condeferação Brasileira de Kobudo é presidida pelo Sr. Jorge Kishikawa. A única organização filiada é o próprio Instituto e sua manutenção serve de explicação para o pagamento de uma taxa anual de federação. Também é cobrada uma taxa semestral a título de manutenção do instituto. A Confederação Brasilieira de Kobudo é uma entidade legítima, reconhecida pelos órgãos pertinentes. Ela existe devido à necessidade, pela legislação Brasileira, da existência de Federações e Confederações para regulamentação de toda e qualquer prática esportiva em âmbito nacional. A partir do momento que o Instituto Niten tornou-se uma entidade presente nacionalmente, e a realizar Torneios Brasileiros, a legislações exige que seja criada uma Confederação. A Confederação tem o instituto Niten como único associado pelo fato de que nenhum outro grupo de prática de estilos antigos ter jamais pedido associação. Caso um dia o mesmo aconteça, e a associação em questão esteja com os princípios de acordo com o estatuto da confederação (por exemplo poder comprovar a legitimidade do estilo como Koryu), o mesmo será aceito e poderá participar dos eventos da Confederação.

É vigorosamente desencorajado adquirir equipamento de treino de outro estabelecimento que não seja o próprio Instituto ou a Kendo Online (http://www.kendoonline.com.br/), de propriedade do Sr. Jorge Kishikawa. Está correto, embora não bem descrito. Nossos alunos são encorajados a adquirir seus equipamentos no próprio dojo para ajudar a manter o Niten. A Kendo Online tem preços compatíveis com o mercado, inclusive mais baratos que sua concorrente direta, a e-bogu.

Não é ensinada a manutenção básica do shinai (espada de treino) e é encorajado aos instrutores inutilizarem shinais que apresentem início de desgaste por questões de segurança. Está informação não é verdadeira. Os alunos realizam sim nanutenção da Shinai. Mantenha em mente que nós praticamos o Kenjutsu, não o Kendo. A natureza das técnicas de Kenjutsu obriga as shinais a estarem em perfeito estado. Uma farpa na Shinai, por menor que seja, é um fator de grande risco durante o treino, quando na execução de técnicas como soete waza e uchi kote entre outras. Estas técnicas inexistem no Kendo, mas são muito comuns no Kenjutsu, devido à existência de vários kamaes durante o combate. Volta a frisar que a manutenção é ensinada e feita. "dispoção do aluno em adquirir equipamentos caros tabém é exaltada como um alto nível de dedicação. Em diversas situações o aluno é lembrado de que "treinar com equipamento do japão melhora a técnica" ou "sem um equipamento de ponta a técnica não evolui"." As frases na minha opinião pessoal, são verdadeiras. Posso falar por mim, muitas técnicas não consigo fazer se não estiver usando um bom kotê. Uma Shinai Dobari faz toda a diferença em algumas técnicas. Porém é muito estranho colocar isto na Wikipedia, ainda mais sob um título de "práticas comerciais". Realmente soa muito estranho. Usando uma expressão popular, passa a idéia de "procurar pêlo em ôvo". Simplesmente não vem ao caso. Ainda mais pelo fato de que isto não é algo dito "em diversas situações". Falo "em diversas situações" frases como "mais kiai", ou "coloquem seu coração no golpe". Mas acho que tampouco cabe colocar isto aqui :)

Espero ter esclarecido os pontos escritos por você irei tentar formatar de alguma forma o conteúdo, e aguardo sua opinião.

--Kendobr (discussão) 18h33min de 10 de Junho de 2008 (UTC)

Olá
Acho uma pena que você não queira se indentificar.
Lamento que você tenha estas percepções do tempo em que treinou.
O desligamento do Sensei da FIK se deu há alguns meses, por livre vontade. O Sensei escreveu uma carta à FIK explicando os motivos. Esta carta foi registrada em cartório e pode ser consultada.
O principal foi o fato de que, apesar de ser o primeiro Nanadan do Brasil a ter obtido esta graduação prestando exame, avaliado por uma banca de mestres japoneses, a CBK fez uma mudança em sua regulamentação para que somente pudessem participar da banca examinadora senseis que fossem a seminários de nutrição organizados por eles e que fossem árbitros nos torneios de kendo.
Com isto, quem saiu perdendo foi o Kendo Brasileiro, pois a mesa examinadora é composta na maioria por pessoas que obtiveram o 7º dan por Suisen (indicação por serviços prestados), e não por habilidade técnica.
Quanto ao que você disse, sobre não poder ter loja, a informação não procede. A maioria absoluta das lojas de equipamentos de treino, no ocidente e no Japão, pertencem a Senseis!!! A E-bogu, por exemplo, pertence a Taro Ariga, do Canadá. Não tem nenhum problema em ter uma loja.
Irei colocar a informação que o Sensei não pertence à IKF por ter se desligado à mesma. Acho que não convém detalhar motivos, pois sai do escopo enciclopédico da wikipédia. Gostaria de saber se você concorda.
Quanto à superioridade em relação ao Kendo... Puxa, eu discordo.
Eu não diria que o Niten mantenha uma postura assim. São modalidades distintas, com regulamentos e propostas diferentes.
O mais próximo de um "posicionamento oficial" do Niten em relação ao Kendo é este: [1].
Não o acho depreciativo.
Passei direto por algumas coisas que você disse, sem comentar, para ir direto ao ponto que vams editar no artigo, mas se você quiser falar sobre isto, ou qualquer outro assunto, pode me contactar pela wiki ou por meu e-mail.
--Kendobr (discussão) 13h34min de 11 de Junho de 2008 (UTC)