Saltar para o conteúdo

Usuário:Adriano Aragão/Teste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


CEERJ

Instituição, sob regime colegiado, representativa do Movimento Espírita do Estado do Rio de Janeiro.


Missão e atuação[editar | editar código-fonte]

Congregar as Instituições Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, como entidades autônomas e solidárias, promovendo a união do Movimento Espírita, a divulgação, o estudo e a prática da Doutrina Espírita, por todos os meios ao seu alcance, sem distinção de pessoa, raça, cor, posição social ou religião; além de prestar às Instituições Espíritas e seus beneficiários, assessoria e defesa de direitos no âmbito da sociedade em geral e especificamente na área de Assistência e Promoção Social.

Visão e Valores[editar | editar código-fonte]

Visão

O CEERJ, através dos seus Conselhos Espíritas de Unificação – CEUs, será reconhecido pela eficiência e eficácia na coordenação de esforços e auxílio recíproco na união das Instituições Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, sem ingerência de qualquer natureza, e também por zelar para que cada Instituição Espírita continue vivendo seus ideais, observando seu estatuto e suas programações. [1]

Valores

  • Transparência
  • Moralidade
  • Unidade de princípios
  • Caridade
  • Coletividade
  • Promoção Individual e Social
  • Cooperação

Áreas[editar | editar código-fonte]

Ações estratégicas

Objetiva o trato da produção de conhecimento, buscando contribuir para que o movimento espírita se posicione em sintonia com a era do conhecimento. Atual diretor(a): Alexandre Pereira.

Administração

Dar suporte às demais Áreas e atende àqueles que procuram obter orientação para a administração das Instituições Espíritas interessadas. Atual diretor(a): Luiz Augusto Silva.

Comunicação Social Espírita

Promover ações de divulgação da doutrina e movimento espírita. Atual diretor(a): Gutemberg Paschoal.

Educação Espírita

Tem como objetivo geral reunir e integrar diversos serviços relativos a Educação do espírito, procurando trabalhar na ampliação do seu processo educacional, com vistas ao aprimoramento das finalidades da Casa Espírita. Atual diretor(a): Darcy Neves Moreira.

Financeira

Se volta para as questões de recursos em espécie ou não, buscando contribuir com as demais Áreas, além de atender àqueles que procuram orientação para a Gestão Financeira das Instituições Espíritas interessadas. Atual diretor(a): Jandira Freitas.

Relações Externas

Visa agir e reagir nas demandas externas ao Movimento Espírita. Reagindo a estas, busca agir, gerando fatos novos e o interesse destes agentes. Atual diretor(a): Cristina Brito.

Unificação

Busca promover a unificação do Movimento Espírita no Estado do Rio de Janeiro, congregando as instituições espíritas, como entidades autônomas e solidárias, através dos CEU, para eficiente coordenação de esforços e auxílio recíproco. Atual diretor(a): Humberto Portugal.

Estrutura organizacional[editar | editar código-fonte]

Serviços[editar | editar código-fonte]

Livraria do CEERJ. Edição, Distribuição e Venda de Livros Espíritas e demais mídias veiculadoras da mensagem espírita com o foco na prestação de serviços em atendimento à fidelidade doutrinária e capacitando as instituições espíritas com todo o suporte adequado e possível.

Serviço de Atividades Doutrinárias - SEAD. Orienta e incentiva ações voltadas ao Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Reuniões Públicas, Assistência Espiritual, Atendimento Fraterno e Culto do Evangelho no Lar.

Serviço de Assistência Espírita ao Preso - SAEP. Aproxima e apoia os grupos que prestam assistência espírita aos que se encontram em conflito com a lei, bem como os seus familiares, buscando divulgar e disseminar essa tarefa para as C.Espíritas, a comunidade espírita e a sociedade em geral.

Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita - SAPSE. Orientar quanto às práticas de promoção social, geração de renda e à participação na rede pública de atendimento social.

Serviço de Atividades Mediúnicas - SEAM. Orienta e incentiva programas voltados à organização e desenvolvimento das atividades mediúnicas.

Serviço de Evangelização da Família - Infância. Orienta e incentiva ações voltadas à Evangelização da Infância.

Serviço de Evangelização da Família - Juventude. Orienta e incentiva ações voltadas à Evangelização da Juventude.

Serviço de Evangelização da Família - Família. Orienta e incentiva ações voltadas à Evangelização da Família.

Serviço de Evangelização da Família - Espaço de Educação Familial. O Espaço de Educação Familial tem essa proposta: ser um espaço emocional, psíquico, espiritual, ou ainda um tempo para que possamos parar e refletir juntos sobre questões relacionadas à família sob a ótica da Doutrina Espírita.


Referências

  1. «Análise econômica» (PDF). UFRGS. Consultado em 14 de julho de 2012