Saltar para o conteúdo

Usuário:AltCtrlDel/Arquivo de Mensagens/Janeiro de 2008

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Usuário:AltCtrlDel/Predefinição:arquivo de Mensagens

Categorização[editar | editar código-fonte]

Olá AltCtrlDel.

Eu fiz esta edição em Categoria:Terras Indígenas. Uma categoria sempre deve cair dentro de uma outra categoria.

O texto escrito em Categoria:Terras Indígenas conduz a um erro. A categoria Terras Indígenas deveria ter sido escrito Terras indígenas com i minúsculo e a wikipédia é Lusófona e não brasileira, logo o fato da Funai dizer uma coisa, não deve ser verdade para terras indígenas em outros países.

Qualquer texto explicativo sempre deve ser escrito em um artigo e nunca dentro de uma categoria. Ninguém lê categoria. Categoria é um índice destinado a organizar os artigos.

Não sei se foi você que criou uma categoria estranha denominada Categoria:Aldeias Guarani (Tekoá). Movi tudo para Categoria:Aldeias guarani. A explicação Tekoá nunca deve ser colocada em uma categoria enem indicada em categoria.

Categorias não devem ser usadas para tentar explicar. Ninguém vai entender o significado disso: Categoria:Aldeias Guarani (Tekoá). Ninguem vai usar, pois vai achar que seja algo errado. Não sei se consegui me explicar. Estou apenas sugerindo. Abraços e boas edições.--OS2Warp msg 22h48min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Supercategorização.[editar | editar código-fonte]

Olá AltCtrlDel.

O artigo Jataí'ty encontra-se supercategorizado. A Categoria: Tekoá guarani no Rio Grande do Sul cai dentro de Categoria: Tekoá guarani no Brasil e esta dentro de Categoria: Tekoá guarani..

Não use a categorização um meio de divulgar uma informação. O termo Tekoá é pouco usado [1] e no futuro provavelmente serão criados Categoria: Aldeia guarani, etc. e vão existir duas categorias com o mesmo assunto.--OS2Warp msg 23h33min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)


Tekoá[editar | editar código-fonte]

Mude tudo de Tekoá para aldeia. A wikipédia não tem a finalidade de divulgar novas terminologias. Já apareceu um usuário (Usuário:Arthur Buchsbaum) que queria mudar todos as palavras hardware para circuitaria.--OS2Warp msg 23h45min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Outro k é palavra estranha a língua portuguesa. Então use Tequoá.--OS2Warp msg 23h46min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Erro grave[editar | editar código-fonte]

Prezado:

"Criou" o verbete Povos Guarani com conteúdo integralmente copiado de Guaranis. Imagino que seja novato, e que desconheça as funções do redirecionamento de páginas. Entretanto, saiba que isto, além de ser totalmente descabido e desnecessário, pode também ser visto como algo negativo.

Dê uma lida nos tutoriais; se tiver dificuldades para fazer o trabalho, pode se servir do acompanhamento por editores mais experientes...

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 21h21min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Povos Guarani[editar | editar código-fonte]

As regras da língua portuguesa é que devem prevalecer. No presente caso, creio que o correto seria: Povo Guarani ou Povos Guaranis. Mesmo que haja a recomendação da ABA, o aportuguesamento é inevitável. Esta é a minha posição, mas posso estar equivocado... sugiro que você poste o assunto na Esplanada para saber a opinião dos outros usuários. Abraço Leandro Martinez msg 21h36min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

AltCtrlDel, a wikipédia é livre sim, mas tem regras. Vou lhe pedir (é um pedido mesmo) que tenhas calma, leias as regras e qualquer dúvida é só deixar uma mensagem na minha página de discussão ou, se preferir, podes me enviar um e-mail. Estou aqui para ajudar e o André também. Leandro Martinez msg 23h30min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Epa, epa...[editar | editar código-fonte]

A wikipédia efetivamente é lusófona; entretanto, a norma aqui - salvo quando há algum erro crasso - é seguir, primeiro, os padrões enciclopédicos; segundo, respeita-se a variante na qual o verbete foi originalmente criado (se em pt-brasileiro ou pt-europeu). Para outros casos, existe a movimentação da página existente para o novo título - algo que permite ao conteúdo presente conservar o seu histórico - ou seja, podemos ver na aba história do verbete quem foram os reais autores do seu conteúdo.

A cópia manual de conteúdo, como é óbvio, trata-se de apropriação indébita de um conteúdo que possui, como dito, uma história, e é coibido, aqui.

Mas, como vejo que o caso foi mesmo de inexperiência nesse cipoal de regrinhas wikificantes, posso dizer que a solução é outra; não há necessidade em se descumprir as regras onomásticas, nem mesmo as de grafia (como aquela apontada acima, pelo 0S2warp) - basta criar num título o verbete ou, se já existe criado em outro, fazer o redirecionamento para a página existente: desta forma, sempre atendemos a todas os participantes e, especialmente, àqueles que, em qualquer parte do mundo, venham cá realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.

Note, por fim, que por ser lusófona, a wiki não segue o padrão adotado em qualquer dos países falantes do português - mas o de todos os padrões. Não podemos mudar um título ou conteúdo apenas porque falamos de modo diverso daquele que foi originalmente verbeteado.

Se alguém fizer isto, temos até um aviso pronto - ortografia - especialmente dirigido aos editores ali incursos para que cesse de fazer tais mudanças.

Se, ainda assim, tiver mais alguma dúvida acerca desse, tema, estamos à disposição para esclarecer. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 21h44min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Páre![editar | editar código-fonte]

Caro editor, por favor não apague conteúdo, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez na página "Guaranis", pois isso pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.

Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Por favor, leia atentamente o quanto lhe foi explicado acima. Se proceder a mais uma alteração em confronto às normas enciclopédicas aqui vigentes - e não às de ABA ou seja lá quem for alheia ao projeto - isso será considerado vandalismo.

Cordialmente,

Conhecer ¿Digaê 21h51min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Prezado,

Em nenhum momento questionei os conteúdos trabalhados por si. Efetivamente, aqui temos uma enorme carência na área da antropologia, mormente sobre nossos povos nativos (e devo confessar que tempos atrás ficara esperançoso com a presença de um dos Villas-Bôas, mas que não foi duradoura).

A atitude policialesca, como disseste, é inerente a todos aqui; Note que este espaço é, em essência, anônimo e qualquer um pode adotar pseudônimos, dizer o que quiser - sem que isto aumente ou diminua seus contributos. Assim, o trabalho dito administrativo não compete somente aos administradores eleitos (achando que foi nisso que referiste ao falar em moderadores), mas a qualquer um.

O motivo do aviso acima foi porque, mesmo tendo sido por mim adrede avisado, procedeu a alterações.

Note que foi a práxis que foi questionada - e não conteúdo. Não se pode mover manualmente conteúdo (aqui poderá ter uma idéia de quantas pessoas envolvidas na construção do verbete foram afetadas); não se pode alterar nomenclaturas convencionadas. Há um padrão para todos os verbetes, que vale para os dácios, maoris e guaranis - daí não poder-se mudar um povo determinado apenas porque alguém alheio ao projeto disse que é assim e pronto...

Veja: funcionamos de modo diverso. O projeto é construído ao longo do tempo, e suas necessidades passam antes pelo crivo coletivo. Grandes alterações necessitam de aprovação coletiva, sob pena de gerar disrupção nos trabalhos - razão pelo quê lhe foi sugerido levar à Esplanada a vossa proposta de mudança, por outro usuário.

Mas, apesar disso tudo, o que importa é que não trabahamos sós, aqui. Há a possibilidade infinita de que tudo o que fazemos seja avaliado, alterado, corrigido e até vandalizado por qualquer pessoa. A razão de a Wikipédia funcionar é que ela, apesar dessa liberdade, tem regras - e apenas o tempo e, até, esses eventuais "confrontos", nos permitem aos poucos ir delas tomando ciência.

No mais, lamento apenas que não esteja mais próximo da Bahia, pois ando há tempos tentando desvendar qual povo efetivamente ocupava o território da minha cidade...

Abraços, e bom trabalho, doravante. Conhecer ¿Digaê 23h51min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)