Usuário:BraunOBruno/STIM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O escritório em Estocolmo

A STIM, Svenska Tonsättares Internationella Musikbyrå (Sociedade Sueca de Direitos de Execução), é uma sociedade sueca de arrecadação para compositores e editores musicais. Sua função é atuar como agente de seus membros, a fim de cobrar taxas de licença sempre que suas obras musicais sejam executadas em público, radiodifundidas ou transmitidas, e pagar royalties de execução.

A STIM foi fundada em 1923, alguns anos antes da Sveriges Radio começar a transmitir regularmente. Era, inicialmente, uma organização para a cobrança de taxas de concertos para compositores de música clássica, e desde então expandiu-se para todos os gêneros musicais, e as taxas de licença das emissoras tornaram-se uma importante fonte de renda. A organização agora tem mais de 71.000 membros. De 2003 a 2007, o faturamento anual foi de pouco mais de 1.000 milhões de coroas suecas.

Uma vez criada uma organização que representa a maioria dos detentores de direitos autorais sobre um tipo de obra (tal como o STIM é para compositores de música gravada), a lei sueca de direitos autorais (1960:729, capítulo 3a, secções §42a-f) concede aos usuários de tal obras (por exemplo, emissoras que utilizam música gravada) o direito de usar todas essas obras sob um único contrato com essa organização. As taxas cobradas são definidas pela STIM, dependendo do tamanho do público, mas independentemente da obra ou compositor individual. Um compositor individual que discorde deverá optar ativamente por não participar (§42b–e, 2º parágrafo) deste acordo coletivo. Um compositor que queira uma parte das taxas deve aderir à STIM como um membro.

Os direitos autorais são administrados por outra organização, a NCB, da qual a STIM é co-proprietária.

Em 2019, eles lançaram uma nova parte do escritório – a Stim Music Room – que é um espaço de trabalho onde todos os membros podem se encontrar, fazer reuniões, estudar e também trabalhar em um dos estúdios bem equipados. Tudo é gratuito e, de acordo com a STIM, é uma forma de criar um espaço para compositores, onde é possível fazer novas ligações, escrever música e se desenvolver.[1]

Referências

  1. «STIM Music Room». Stim.se. Consultado em 8 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Fundações na Suécia em 1923]] [[Categoria:Organizações fundadas em 1923]]