Saltar para o conteúdo

Usuário:Deisiano/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Propagação Eletromagnética (Atenuação) Este artigo foi desenvolvido para explicar de forma mais simples para pessoas que buscam um noção sobre propagação magnética com ênfase em atenuação voltada para redes de computadores ou sistema de informação, com exemplos práticos e simples, para que fique de uma forma clara, teremos uma breve introdução da origem da propagação.

A primeira teoria de propagação de onde foi desenvolvida na década de 1920, no ano de (1927) por Edward Appleton, como a forma de deslocamento das ondas eletromagnéticas são bem complexas e com cálculos com grau de dificuldade bastante elevado, como a família da propagação tem infravermelho, ultravioleta, luz visível, raio x, raios gamas entre outros. A nossa abordagem falará um pouco de Perda no espaço Livre, Refração, Reflexão, Difração e Atenuação. Para compreender melhor um ponto fundamental é o comportamento das ondas eletromagnética que representa e há mudanças constantes nas frequências e números de oscilações e essas frequências são dadas em Hertz.

Perda no Espaço Livre Em uma "linha reta" as ondas de rádio propagam-se sem a ocorrência de fenômenos como refração e reflexão com exceção da refração na atmosfera. Com a propagação das ondas de rádio no espaço livre as ondas vão perdendo energia e força ao longo do trajeto, as antenas receptoras recebem apenas uma parte, uma fração da antena transmissora, com isso quanto mais longe for a distância entre as duas antenas, a transmissora e receptora o sinal chegará mais fraco, a perda no espaço é dada em dB. Refração Quando há uma mudança na direção de uma onda (sinal) que penetra em outro meio, e mesmo que esse raio não ultrapassar e se formar uma reta não há refração, mas em outros casos que o sinal muda de direção da sua linha reta nesse modo há uma refração, em muitos casos há uma refração quando o sinal atinge telhados de zinco ou prédios com uma grande quantidade de vidros espelhados o sinal sofre uma refração que é chamado de angulo de refração e está relacionado ao angulo de incidência por uma grandeza representada pela letra (n). Essa relação constitui a lei de Snell-Descartes.


Reflexão Com as frequências e ondas acima de 30 Mhz, para faixas de UHF e SHF tendo um alcance mais longo podendo atingir centenas de quilômetros, com exceção de satélite. Com a modificação de direção da onda e suas diferentes formas quando essas ondas voltam a tingir o seu meio original trazem características diferentes e na ocorrência da refração, ocorre um fenômeno conhecido como multicaminhos e consequentemente esse raios no meio vai sofrer interferência dos raios que percorre o caminhos diferentes.

Difração

Entende de difração como energia RF(radiofrequência), que pode "viajar" entre transmissor e receptor sem linha de visada e ocorre quando uma onda é limitada. Quando esse sinal é transmitido e passa pelo um objeto opaco, dessa onda apenas é recebida uma fração dessa onda, uma forma de entender melhor é quando o transmissor é apontado para o receptor e no meio há uma antena que impede a passagem da onda, apenas uma fração desse sinal é recebido. Mesmo quando uma frente de onda encontra um obstáculo a na sua trajetória, a sombra que esse objeto faz e que o contorno não é claramente definido, a sua extensão é uma função de comprimento de onda. Ainda que a força do campo recebida entre em uma região de sombra. A força do campo de uma onda difratada na região de sombra é a soma vetorial das componentes do campo elétrico de todas as pequenas ondas secundárias no espaço ao redor do obstáculo. Atenuação Hoje em dia com a quantidade de redes sem fio nas diversas áreas, como hotéis, salão de beleza, universidades, aeroportos, etc. Essa diversidade de lugares, bosques, parques e uma quantidade enormes de prédios, nesses casos é imprescindível verificar a intensidade do sinal em grandes quantidade de vegetação e interferências de diversas natureza. A atenuação causada pela vegetação é obtida pela recomendação P.833 do ITU-R. Sendo válida para frequências de 30 MHz e 60 MHz. É importante observar que na definição de excesso de atenuação, Aev, inclui-se o excesso devido a todos os demais mecanismos, e não só a perda de espaço livre. A atenuação cresce rapidamente porque o sinal diminui na razão do quadrado da distância. Se a distância entre o emissor e o receptor aumentar de 1 km para 10 km, o sinal diminuirá para um centésimo da intensidade. A atenuação por dispersão é um fator importante na intensidade do sinal, mas os sinais de rádio sofrem outros tipos de atenuação