Usuário:Eduardo P/Oficina de tradução/5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma concepção artística de como seria o processo de terraformação de Marte.

A terraformação de Marte é um processo hipotético pelo qual o clima, atmosfera, superfície e outras propriedades naturais conhecidas do planeta Marte seriam deliberadamente alteradas com o objetivo de tornar o ambiente de grandes áreas de Marte mais favoráveis aos assentamentos humanos, e assim tornando muito mais segura e sustentável a colonização humana daquele planeta.

O conceito baseia-se no pressuposto de que o ambiente de um planeta pode ser alterada por meios artificiais. A atmosfera seria alterada até possuir uma composição e pressão atmosféricas semelhantes à da Terra, permitindo a colonização de vida oriunda da Terra. Porém a factibilidade de se criar uma biosfera em Marte é indeterminável até então. Vários métodos têm sido propostos, alguns dos quais envolvem custos econômicos e ambientais proibitivos, enquanto outros são tecnologicamente viáveis.[1]

Motivação e ética[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ética da terraformação

O futuro crescimento da população e da demanda por recursos naturais pode requerer a colonização humana de outros planetas ou objetos planetários - tal como Marte e planetas mais próximos, a Lua e o cinturão de asteróides. A colonização espacial facilitaria a coleta da energia e dos recursos naturais do Sistema Solar.

Além disso, no caso de uma catastrófica extinção em massa, tal como um evento de impacto, as espécies terrestres, incluindo os seres humanos, poderiam viver nesse segundo planeta habitável.

Em muitos aspectos, Marte é o mais semelhante à Terra entre todos os outros planetas do Sistema Solar. Acredita-se[2] que Marte, no início de sua história geológica, teve um ambiente mais parecido com o da Terra, com água abundante e uma atmosfera mais espessa que foi perdida ao longo de centenas de milhões de anos. Considerando-se a semelhança e a proximidade, Marte seria o alvo mais eficiente e eficaz de terraformação, dentro do Sistema Solar.

Considerações éticas de terraformação envolvem o potencial deslocamento da vida nativa de Marte, se tal vida existir, ainda que em formas elementares.

Referências

  1. Robert M. Zubrin (Pioneer Astronautics), Christopher P. McKay. NASA Ames Research Center (1993?). «Technological Requirements for Terraforming Mars»  Verifique data em: |ano= (ajuda)
  2. Wall, Mike (April 8, 2013). «Most of Mars' Atmosphere Is Lost in Space». Space.com. Consultado em April 9, 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)