Usuário:Jo Lorib/Universidade de Goa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Universidade de Goa foi criada sob a Lei da Universidade de Goa de 1984 (Lei nº 7 de 1984) e iniciou suas operações em 1 de junho de 1985. [1] A universidade oferece ensino superior para o estado indiano de Goa.

As tradições da Universidade de Goa remontam ao século XVII, [2] com a criação dos primeiros cursos universitários do Império Português . [3] [4] Porém, foi somente após a anexação de Goa que o processo se consolidou, com a Universidade de Mumbai estabelecendo um Centro de Instrução e Pesquisa de Pós-Graduação (CPIR) em Panaji . [5] O CPIR ofereceu afiliação aos primeiros colégios instituídos em Goa em junho de 1962. Desde 1985, a Universidade de Goa assumiu as funções do CPIR. A universidade oferece estudos de graduação e pós-graduação e programas de pesquisa. Atualmente (2014–19) é credenciado peloorgão oficial da Índia com uma classificação de A Grade.

Está localizada no planalto do Taleigão e é uma das poucas universidades da Índia que oferece opção de ensino de línguas ocidentais, como o português [6] e o francês. [7] O Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade é o único em todo o subcontinente indiano .

História[editar | editar código-fonte]

The office of the VC, Registrar and other officials are situated here.
Universidade de Goa, bloco administrativo principal.

A tradição universitária da Universidade de Goa iniciou-se também durante o domínio português, com a instalação de várias instituições de ensino superior, sendo a mais antiga a Faculdade de Medicina de Goa, datada de 1691, [2] seguida da Escola de Matemática e Militar, fundada em 1817, e a Faculdade de Farmácia de Goa, fundada em 1842. Essas escolas (com exceção da Escola de Matemática e Militar, que foi extinta em 1871) foram anexadas gradualmente a Universidade de Goa quando esta foi fundada. [3] [8]

Ensino universitário na pós-anexação de Goa[editar | editar código-fonte]

Em menos de seis meses após a anexação de Goa, duas faculdades foram iniciadas como resultado da iniciativa privada e do apoio do governo:

  • Dhempe College of Arts and Science, Panjim (1962); [9]
  • Parvatibai Chowgule College of Arts and Science, Margão (1962). [10]

Logo no primeiro ano, o número de alunos matriculados nessas duas faculdades somou 879.

Outras faculdades logo foram estabelecidas:

St. Xavier's, outro colégio precoce de Goa.

* Colégio São Xavier, Mapusa, Goa, Mapusa (1963) [11]

  • Carmel College for Women, Nuvem (1964) [12]
  • Faculdade de Comércio e Economia SS Dempo (1966) [13]
  • Goa Engineering College (1967) [14]

À medida que essas instituições e outras surgiam, a questão da afiliação veio à tona e gerou algum debate, já que Goa era um Território da União, e foi sugerido que fossem filiadas à Universidade de Delhi . No entanto, as faculdades optaram por filiar-se à Universidade de Mumbai e a pedido do Governo de Goa, o Centro de Instrução e Pesquisa de Pós-Graduação foi iniciado em Goa pela Universidade de Mumbai com o apoio da administração de Goa.

Taleigao-Bambolim plateau
Os alojamentos da Universidade de Goa ficam perto do planalto Taleigau-Bambolim, com rio e mar visíveis em alguns lados.

O Comitê Jha propôs o estabelecimento de uma Universidade em Goa e recomendou seu desenvolvimento gradual de Centro de Instrução e Pesquisa de Pós-Graduação (CPIR) para uma universidade de pleno direito por um período de cinco a dez anos. O Comitê fez uma série de recomendações adicionais a esse respeito, incluindo as seguintes:

  1. O CPIR deveria ser desenvolvido como um núcleo para a universidade proposta.
  2. O CPIR deveria ser colocado sob a administração de um Conselho estabelecido pelo Governo de Goa com a cooperação da Universidade de Bombaim.
  3. O trabalho administrativo do CPIR seria executado por um Comitê Executivo da Junta, chefiado pelo Diretor do CPIR.
  4. O CPIR deve ser deslocado para um local próprio para a Universidade.
  5. O Conselho do CPIR teria todos os poderes de uma instituição educacional, inclusive financeiros para a condução de suas atividades, e os poderes acadêmicos seriam atribuídos à Universidade de Bombaim.
  6. O Diretor teria a responsabilidade de desenvolver o CPIR em linhas sólidas de modo a torná-lo uma futura universidade e seria o precursor do futuro Vice-Reitor.
  7. Outras recomendações / sugestões foram feitas com referência à posição histórica, geográfica e cultural de Goa.

Criação de universidade[editar | editar código-fonte]

Em 1º de dezembro de 1984, após uma longa luta dos grupos pró-autonomia em Goa, foi assinada a Lei da Universidade de Goa, que desvinculou o CPIR da Universidade de Mumbai, convertendo-o em Universidade de Goa (GU). A citada lei estendeu a atuação da GU aos territórios de Damão e Diu e Dadra e Nagar Haveli, o que na prática nunca ocorreu. [15]

Mudou-se para o atual campus de 175 hectares no planalto de Taleigao.

Campus[editar | editar código-fonte]

Satish Gujaral, que projetou a Universidade de Goa.

A Universidade de Goa foi projetada pelo pintor, escultor, muralista, designer gráfico e arquiteto Satish Gujral . [16] A Universidade foi construída no planalto de Taleigão e localizada a quilômetros da capital do estado, Panaji . [17]

Órgãos estatutários[editar | editar código-fonte]

Os órgãos estatutários da universidade incluem o tribunal universitário, o conselho executivo, o conselho de planejamento, o conselho acadêmico e o comitê financeiro.

Mandato[editar | editar código-fonte]

Papel da Universidade no ensino superior em Goa[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Goa, a única universidade de Goa, é uma universidade de faculdades afiliadas. 53 faculdades afiliadas: 29 na educação geral 24 educação profissional Matrícula ~ 27.000, a maioria para estudos de graduação

Campus principal principalmente para estudos de pós-graduação Matrícula ~ 1.500

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

GU library.
Entrada para a biblioteca da Universidade de Goa.

Fundada em 1958 com base na coleção do Centro de Instrução e Pesquisa de Pós-Graduação da Universidade de Bombaim, a biblioteca da universidade possui mais de 158.000 livros. [18] Assina 350 periódicos. [19] É o repositório de várias coleções de livros raros, incluindo uma coleção sobre a história e cultura indo-portuguesas doada pelo falecido PSS Pissurlekar.

Portal do Conhecimento[editar | editar código-fonte]

Um grande número de recursos online (revistas de texto completo, bancos de dados de conhecimento, mecanismos de pesquisa federados, etc.) estão disponíveis para os usuários da biblioteca sob o programa do INFLIBNET Center, projeto Ahmedabad. Os links para todos eles são fornecidos por meio do Portal do Conhecimento. O acesso externo a esses recursos é fornecido por meio de conexão VPN.

Além do material necessário para os programas acadêmicos, a biblioteca abriga uma rica coleção de literatura em Konkani - a língua do estado de Goa. A biblioteca é abençoada com doações de muitas pessoas. Por exemplo, alberga a colecção de livros raros sobre História e Cultura Indo-Portuguesa doados pelo falecido Dr. PSS Pissurlekar (cerca de 5000 livros em várias línguas). Sr. Nuno Gonsalves de Portugal, Dr. SZ Qasim, Dr. VVR Varadachari, para citar alguns. É também designada Biblioteca do Repositório de publicações das Nações Unidas desde 1996.

O catálogo da biblioteca está disponível online na Internet e qualquer pessoa pode consultar o mesmo para procurar um determinado documento. Qualquer usuário sério além dos alunos e professores da Universidade pode entrar e consultar recursos. [20]

Outras iniciativas[editar | editar código-fonte]

Academic Staff College da Goa University (ACS)[editar | editar código-fonte]

A ACS, apoiada pela Indian University Grants Commission, realiza cursos de atualização e orientação para professores universitários. Até 46 faculdades e instituições profissionais, não profissionais e não profissionais — para ensino de graduação — são filiadas à universidade. Além disso, oito instituições de pesquisa são reconhecidas pela Universidade de Goa para a pesquisa.

Infraestrutura de Educação, Informação e Treinamento a Distância (DEITI)[editar | editar código-fonte]

O DEITI Studio, que está ligado ao satélite indiano dedicado à educação 'Edusat', produz uma série de programas educacionais.

Programa de professores pesquisadores visitantes[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Goa-university-library-campus.jpg
Campus da universidade.

A Direcção de Arte e Cultura do Governo de Goa financiou e estabeleceu seis Cátedras de Professores Visitantes de Investigação na universidade. A primeira cadeira foi criada em 2007 em memória de DD Kosambi durante seu centenário de nascimento, mas permaneceu desocupada até 2013. [21] Posteriormente, cadeiras foram criadas em homenagem a Balakrishna Bhagwant Borkar e Dayanand Bandodkar em 2010 e 2011, respectivamente, para comemorar seus centenários de nascimento. Em 2012, mais três cadeiras foram instituídas em homenagem a Mario Miranda, Anthony Gonsalves e Nana Shirgaonkar. [22] Em 2014, o Sant Sohirobanath Ambiye em língua e literatura Marathi foi estabelecido como parte das comemorações do aniversário de nascimento do tricentenário do poeta e santo goês. [23] [24] A Cátedra Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara de Estudos Portugueses e Estudos Comparativos Indo-Portugueses foi criada em 2016. [25]

A lista completa de cátedras da Universidade é a seguinte:

  • O Damodar Dharmananda Kosambi Visitando Professor Pesquisador em Estudos Interdisciplinares
  • The Dayanand Bandodkar Visitando o Professor Pesquisador em Economia Política
  • The Bakibab Borkar Visiting Research Professorship in Comparative Literature
  • Mario Miranda Professor Visitante Pesquisador em Belas Artes, Pintura, Cartum Ilustrativo, etc.
  • The Anthony Gonsalves Visiting Research Professorship in Western Music
  • The Nana Shirgaonkar Visiting Research Professorship in Traditional Music
  • Cadeira Sant Sohirobinath Ambiye em língua e literatura Marathi [26] [27]
  • Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara Cátedra de Estudos Portugueses e Estudos Comparativos Indo-Portugueses [28]
Acadêmicos internacionais em uma conferência da Universidade de Goa, 2011.

Aqueles que foram nomeados para essas cadeiras incluem Romila Thapar, Madhav Gadgil, Sudhir Kakar, Meghnad Desai, Barão Desai, Shubha Mudgal, [22] Githa Hariharan, [29] Vidya Dehejia, [30] Saurabh Dube, [31] [32] Ishita Banerjee-Dube, [33] Kumkum Roy, [34] [35] etc. .

Programa Estude a India[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Memorando de Entendimento assinado pela Goa University com a Nihon University, Japão, um grupo de alunos do Programa Study India visita a Universidade por cerca de 6 meses todos os anos para estudar a cultura indiana, a política indiana e a sociedade indiana.

Enciclopédia Konkani[editar | editar código-fonte]

Em breve, Konkani Vishvakosh fará parte da Wikipedia Konkani.

Coro da Universidade de Goa[editar | editar código-fonte]

A Universidade tem seu próprio coro [36] que está entre os poucos coros universitários na Índia.

Instituições reconhecidas[editar | editar código-fonte]

As instituições reconhecidas que funcionam com o reconhecimento da Universidade de Goa são: [37]

  • Centro Nacional de Pesquisa Antártica e Oceânica, Vasco
  • Diretoria de Arquivos, Panaji
  • Instituto Nacional de Oceanografia, Dona Paula
  • Centro de Pesquisas Históricas Xavier, Porvorim
  • Malaria Research Center, Panaji
  • Thomas Stephens Konkkni Kendr, Porvorim
  • Pesquisa Pesqueira da Índia, Mormugao
  • All India Institute of Local Self Government, Panaji

Esportes[editar | editar código-fonte]

Dr. Shyama Prasad Mukherjee Indoor Stadium é um ginásio coberto localizado no campus da Universidade de Goa. [38] O ginásio foi construído para os Jogos da Lusofonia 2014 para eventos de vôlei e basquete. Deve o seu nome ao Dr. Shyama Prasad Mukherjee, ex-político indiano e fundador do Bhartiya Jana Sangh . O estádio tem capacidade para 4000 pessoas e foi inaugurado pelo governador de Goa Bharat Vir Wanchoo em 2014. [39] Custou 82 crore e foi construído em 11 meses, o que é um recorde para a construção de um estádio coberto de padrão internacional. Com uma folha de 131 metros, o estádio é o primeiro estádio da Ásia a ter o telhado de folha única mais longo.

Rankings[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Infobox India university rankingO National Institutional Ranking Framework (NIRF) classificou a Goa University na faixa de 101-150 no geral na Índia e 81 entre as universidades em 2020. [40] [41]

Alunos e funcionários notáveis[editar | editar código-fonte]

Nome Classe

Ano

Faculdade Notabilidade Referências
Anish Sood Engenharia Goa produtor musical, compositor e DJ
Errol D'Souza Ex-Asst. Prof., Dept. de Economia Diretor, Inst. Indiano de Mgt. Ahmedabad [42]
Sidharth Kuncalienker Político, ex-MLA de Panjim
Shikha Pandey Engenharia Goa jogador de críquete [43]
Vishwajit Pratapsingh Rane Político, Ministro da Saúde de Goa

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Goa University, Goa's premier University, Post Graduation, PH.D, B.SC, M.SC, Research Facilities Study India programme.». unigoa.ac.in. Consultado em 15 July 2014. Cópia arquivada em 14 July 2015  Verifique data em: |acessodata=, |arquivodata= (ajuda)
  2. a b Prôa, Miguel Pires. "Escolas Superiores" Portuguesas Antes de 1950 (esboço). Blog Gavetas Com Saber. 2008
  3. a b Digby, Anne; Ernst, Waltraud. Crossing Colonial Historiographies: Histories of Colonial and Indigenous Medicines In Transnational Perspective. Cambridge Scholars Publishing. 2010
  4. Taimo, Jamisse Uilson. Ensino Superior em Moçambique: História, Política e Gestão Arquivado em 30 outubro 2012 no Wayback Machine. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2010}}
  5. «Goa University, Goa's premier University, Post Graduation, PH.D, B.SC, M.SC, Research Facilities Study India programme.». unigoa.ac.in 
  6. https://www.unigoa.ac.in/department.php?adepid=9
  7. «Goa University, Goa's premier University, Post Graduation, PH.D, B.SC, M.SC, Research Facilities Study India programme.». unigoa.ac.in 
  8. Taimo, Jamisse Uilson. Ensino Superior em Moçambique: História, Política e Gestão Arquivado em 30 outubro 2012 no Wayback Machine. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2010
  9. «About Us – DCT's Dhempe College of Arts and Science, Miramar, Goa». dhempecollege.edu.in 
  10. «History». chowgules.ac.in 
  11. «St. Xavier's College Mapusa commemorates its golden jubilee – Times of India». indiatimes.com 
  12. «Carmel college celebrates 50 years – Times of India». indiatimes.com 
  13. «S S Dempo College commences its Golden Jubilee Lectures Series with Sitaram Yechury». navhindtimes.in 
  14. «Incubation centre at GEC in its Golden Jubilee year – Times of India». indiatimes.com 
  15. The Goa University Act, 1984 (Act No. 7 of 1984). Goa University. Dated: 24-5-2017.
  16. Chaturvedi, Pooja (30 January 2014). «Satish Gujral – The man with many faces». livemint.com  Verifique data em: |data= (ajuda)
  17. https://www.unigoa.ac.in/uploads/news/newsuploads/DST%20SERC%20School/Reaching%20Goa%20University.pdf
  18. «Goa University Library». www.unigoa.ac.in. Goa University. Consultado em 4 February 2018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  19. «About us | Goa University Library». www.unigoa.ac.in. Goa University. Consultado em 4 February 2018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  20. Knowledge Portal of Goa University Library https://www.unigoa.ac.in/facilities/library.html
  21. «The professors are here». thegoan.net 
  22. a b https://www.unigoa.ac.in/uploads/course/VisitingResearchProfessorsProgramme/visiting%20professors.pdf
  23. «Slew of proposals to 'boost Konkani and Marathi' – Times of India». indiatimes.com 
  24. «Sant Sohirobanath and secular death». heraldgoa.in 
  25. Goan Observer Team (27 November 2016). «UNEASY LIES RIVARA'S CHAIR». goanobserver.in  Verifique data em: |data= (ajuda)
  26. https://www.unigoa.ac.in/uploads/orderandcirculars/25_doc_acer002_20101102_051909.pdf
  27. «Jnanpith awardee Nemade to be GU chair professor – Times of India». timesofindia.com 
  28. «GU Portuguese chair to spell good for Konkani – The Navhind Times». navhindtimes.in 
  29. «Culture is also about ideas, debates and multiple interpretations ….says writer Githa Hariharan». navhindtimes.in 
  30. «Reasserting the role of women in our history». The Navhind Times. 19 February 2017  Verifique data em: |data= (ajuda)
  31. http://www.internationalcentregoa.com/web/programme/lecture-on-modernisms-in-india-by-prof-saurabh-dube/
  32. https://colmex.academia.edu/SaurabhDube/CurriculumVitae
  33. http://vrpp.unigoa.ac.in/a-course-on-hso-158-nation-gender-and-politics-in-india-by-professor-ishita-banerjee-dube-d-d-kosambi-chair-professor-goa-university-research-professor-in-history-centre-for-asian-and-african/
  34. http://vrpp.unigoa.ac.in/lectures-on-historiography-and-history-and-feminism-by-prof-romila-thapar-and-prof-kumkum-roy-visiting-research-professors-under-d-d-kosambi-chair-in-interdisciplinary-studies-goa-university/
  35. http://digitalgoa.com/event/kumkum-roy/
  36. «First-ever Goa University choir set for debut concert – Times of India». indiatimes.com 
  37. «Goa University, Goa's premier University, Post Graduation, PH.D, B.SC, M.SC, Research Facilities Study India programme.». unigoa.ac.in 
  38. lusofoniagames Arquivado em 6 janeiro 2014 no Wayback Machine
  39. goacom Arquivado em 15 setembro 2014 no Wayback Machine
  40. «MHRD, National Institute Ranking Framework (NIRF)». www.nirfindia.org. Consultado em 12 de junho de 2020 
  41. «MHRD, National Institute Ranking Framework (NIRF)». www.nirfindia.org. Consultado em 12 de junho de 2020 
  42. «Errol D'Souza - IIMA». www.iima.ac.in. Consultado em 9 de outubro de 2020 
  43. «Shikha Pandey flying high after late takeoff». The Times of India. Consultado em 20 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 20 de novembro de 2018 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Varde, Dr. PS, História da Educação em Goa, Direcção de Arte e Cultura, Governo de Goa, Panaji, 1977.
  • Cabral, Ricardo. The Development of Teacher Education in Portuguese Goa (1841–1961) Concept Publishing Company, New Delhi, 2009.

links externos[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Category:Goa]] [[Categoria:Category:Universidades da India]] [[Categoria:Category:Konkani]] [[Categoria:!Páginas com traduções não revistas]]