Saltar para o conteúdo

Usuário:Marconi Lima/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Enchente de 2017

[editar | editar código-fonte]

Belém de Maria, 27 de maio de 2017 data que ficará gravada para sempre na memória dos Belenenses e Batateirenses como "o maior desastre natural" (enchente) já registrada até o momento. Por volta das "3h30" da madrugada de sábado, os moradores de Belém de Maria[1] se depararam com uma situação desesperadora e lamentável.

Vista panorâmica da cidade de Belém de Maria Rio Panelas. Enchente de 2017

As chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul[2] de Pernambuco sábado (27) deixou a cidade de Belém de Maria debaixo d'água. No município, um verdadeiro rio[3] se formou no Centro e em toda área baixa. As águas do Rio Panelas[4] chegaram à Igreja da Matriz, a Unidade Mista Nossa Senhora de Lurdes (Maternidade), único centro hospitalar que realiza procedimentos de baixa e média complexidade, ficou inutilizada após o temporal. As águas atingiram um metro e meio dentro da maternidade, destruindo equipamentos, medicamentos, leitos e prontuários. Também foram atingidas as escolas Adauto Caricio,[5] e a escola Presidente Tancredo Neves[6] deixando centenas de alunos sem aula. Segundo a Codecipe[7] - Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco vistoriou 881 residencias, dessas, 618 foram atingidas, 27 casas ficaram destruídas, e 236 danificadas. Prédios públicos também sofreram danos graves.[8] entre eles o Fórum Guilhermino de Souza Melo.[9]

Ficheiro:Rua Marechal Randon - Belém de Maria (Centro).jpg
Vista parcial da Rua Marechal Randon completamente inundada.

Enchentes de 2001 e 2010

[editar | editar código-fonte]

Essa não foi a primeira vez que Belém de Maria sofre com o transbordamento do Rio Panelas, sendo que a 1ª enchente ocorreu em 2001, e a 2ª em 18 de junho 2010,[10][11][12][13][14] na qual ocorreu um fenômeno meteorológico conhecido como Onda de leste[15] que provocou uma chuva intensa de 180 mm em apenas 24h. (Aproximadamente 70% do esperado para os 30 dias do mês de junho) provocando uma elevação muito rápida dos níveis dos rios. Trinta municípios foram afetados entre eles a Cidade de Belém de Maria que fica as margens do Rio Panelas, e Batateira (distrito) as margens do Rio Una (Pernambuco). Quadro demostrativo do MDS[16] para o Município de Belém de Maria[17] em situação de emergência e estado de calamidade pública.

UF Municípios População Qtd_de desabrigados e desalojados Percentual população desabrigada e desalojada
PE Belém de Maria 9.703 2.500 25,8
Vídeo da enchente Belém de Maria - 28 de maio de 2017