Saltar para o conteúdo

Usuário:Nóvoa/Reguladores de crescimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Também chamados de inseticidas fisiológicos ou inseticidas de ação fisiológica, os reguladores de crescimento são inseticidas que agem em vias reguladoras do desenvolvimento de insetos. Como exemplo, podemos citar os agonistas de hormônios que regulam a ecdise ou a metamorfose, os quais simulam a ação do hormônio, causando desequilíbrios hormonais e desenvolvimento anormal das larvas expostas ao produto.

Os inseticidas reguladores de crescimento se apresentam como uma interessante tecnologia no combate a pragas na agricultura convencional, pois têm efeito muito específico – isto é, atuam somente sobre um grupo restrito de insetos – e costumam ser pouco tóxicos às demais formas de vida encontradas no agroecossistema.

A denominação “inseticida fisiológico” ou “inseticidas de ação fisiológica” é inadequada, pois muitos inseticidas agem também em vias fisiológicas, de forma que poderiam ser incluídos em tal classificação.[1]

Os inseticidas reguladores de crescimento podem ser agrupados por seus modos de ação em diferentes grupos: agonistas de ecdisônio, agonistas do hormônio juvenil e inibidores da síntese de quitina.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. GALLO, D. et al. Entomologia Agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002. ISBN 85-7133-011-5.