Usuário:Tales.ebner/mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A FIFA reconhece os campeões da Copa Toyota Europeia/Sul-Americana (que era conhecida como Taça Intercontinental até 1979 e popularmente como Mundial Interclubes) como campeões mundiais de fato em diversas matérias da própria entidade que podem ser vistas a seguir já com as principais passagens traduzidas e devidamente explicadas:

  • FIFA Executive plans new approach to World Cup marketing — "Um grupo de especialistas irá estudar mais para encontrar um espaço adequado no calendário internacional de partidas para o Campeonato Mundial de Clubes. O formato básico seria para um torneio de oito equipes (os seis clubes campeões continentais, o clube campeão do país de sede e o vencedor mais recente da Copa Europeia/Sul-Americana Toyota), (…)" — se o campeonato não fosse reconhecido não seria utilizado como critério de escolha para nada.
  • Goodbye Toyota Cup, hello FIFA Club World Championship — "Assim em 2005, a Copa Toyota, tradicionalmente um campeonato de um jogo só entre os campeões da Europa e da América do Sul, tomará uma nova dimensão quando se tornará o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, disputado por todos os clubes campeões dos seis continentes." e "Com o passar do tempo, tornou-se evidente que era irrealista continuar a atribuir o título simbólico de "campeão do mundo de clubes" com base em uma única partida entre os campeões europeu e sul-americano." — nesse texto fica claro que o novo substituirá o velho, dando continuidade aos títulos mundiais conquistados anteriormente e a FIFA afirma que os campeões anteriores detinham esse "título", mas como o futebol evoluiu no mundo inteiro mudará o formato da competição.
  • Toyota Cup: figures, records and a giant-killer — "(…) tendo ganho o título mundial em 1987 contra o Peñarol Montevideo (…)" e "A principal cidade da Europa em termos de títulos mundiais é previsivelmente Milão. (…)" — no terceiro texto o titulo da Copa Toyota é categorizado como mundial.
  • Sao Paulo poised for cup challenge — "São Paulo está mergulhado na tradição desta competição pois já levantou o troféu duas vezes, 1992 e 1993, (…)" e "Desde então, nenhuma equipe brasileira repetiu seu sucesso e, agora, 12 anos depois e com Paulo Autuori no comando, a tarefa de garantir o troféu para o Brasil foi novamente a eles confiada. A vitória seria ainda mais doce já que agora é uma competição oficial da FIFA." — A FIFA coloca os dois torneios como sendo a mesma competição e inclusive coloca o clube como tradicional em sua disputa. Além disso, "esquece" do torneio de 2000 e diz que agora a competição é oficial da FIFA, mas não deixa de contabilizar os anteriores.
  • We are the champions — "(…) sua competitividade nunca foi posta em dúvida." — nesse texto a competividade é colocada em um patamar alto, confirmando a importância do torneio. Além disso há, ao final do texto, uma listagem com os campeões anteriores que começa em 1960.
  • Ten things you never knew... — "3. Entre estes seis representantes do ano, o São Paulo do Brasil é a única equipe que pode alegar ter sido campeã do mundo. Os sul-americanos levantaram a Copa Toyota em 1992 e 1993 (…)" e "(…) o Liverpool tem apenas duas finais mundiais impugnadas, perdendo para o brasileiro Flamengo no Japão em 1981 e Independiente da Argentina em 1984." — No texto o São Paulo é considerado a única equipe a participar do mundial de 2005 que foi campeã do mundo em 1992 e 1993 enquanto que o Liverpool tem duas finais de mundiais.
  • Europe and South America do battle — "Menções honrosas foram largamente feitas nos 45 anos de história do duelo entre os dois continentes. Na Copa Toyota, o sucessor da Copa Intercontinental e o antecessor do atual Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2005 no Japão, o Liverpool participou duas vezes e perdeu duas vezes, para o brasileiro Flamengo em 1981 e Independiente da Argentina em 1984. O São Paulo, por outro lado, ganhou dois dos dois disputados, com vitórias sequenciais em 1992 e 1993 sobre o Barcelona e o AC Milan." — no texto sobre a final do mundial em 2005, é explicado que ambos os times já estiveram naquela situação.
  • High drama in Yokohama — "Enquanto o Liverpool falhou em 1981 e 1984, São Paulo ganhou o torneio predecessor, a Copa Toyota, jogado no Japão entre os campeões da América do Sul e Europa, em 1992 e 1993. Se não fosse inspiração suficiente nomear-se hat-trick* (…)" — no quinto texto fica clara a continuidade entre os torneios e a junção entre eles.
  • São Paulo leva o tri mundial (link arquivado) — "Na Copa Toyota, torneio que precedeu o atual certame (…)" e "A motivação são-paulina pela busca do tricampeonato (…)" — como pode-se ver na matéria em português o São Paulo foi tricampeão mundial em 2005.
  • Konnichiwa! — "E se os Xeneizes ou AC Milan prevalecer no Japão de 2007, passará a ser o clube com o maior número de sucessos na competição, incluindo o seu antecessor, a Copa Intercontinental (Toyota)." — a FIFA faz a junção dos dois campeonatos.
  • Barça belatedly rule the world — "(…) mas parecia que ia perder a chance de ser campeão do mundo pela terceira vez - perderam para o para o São Paulo por 2-1 na Copa Toyota - um precursor da Copa do Mundo de Clubes da FIFA - em 1992, (…)" — no sétimo e último texto a FIFA coloca o fracasso contra o São Paulo no antigo Intercontinental, em 1992, como perda do título mundial.
* hat-trick é uma gíria esportiva inglesa que faz alusão à algo conquistado três vezes, como gols e campeonatos. No contexto significa tricampeão.

Há ainda as páginas oficiais das partidas jogadas em mundiais. Nessas páginas não é feita uma matéria, mas sim uma descrição das partidas, jogadores-chave, técnicos destacados e ficha técnica da partida. Mais uma vez estão as principais passagens traduzidas e devidamente explicadas:

  • Intercontinental Cup 1967 (link arquivado) — "Em um lado repleto de jogadores jovens, a experiência de Humberto Maschio foi um dos fatores decisivos para a marcha do Racing até o título mundial." — o título do Racing em 1967 é considerado um título mundial pela FIFA.
  • Toyota Cup 1995 (link arquivado) — "(…) Campeonato Mundial de Clubes (1995), (…)" — o torneio ganho pelo técnico Louis van Gaal em 1995 é considerado um mundial.
  • Toyota Cup 1997 (link arquivado) — "(…) claramente aumentando o prestígio e o valor tradicionalmente atrelados à Copa Mundial de Clubes na América do Sul." — o torneio jogado em 1997 é considerado a Copa Mundial de Clubes.
  • FIFA Club World Cup Japan 2007 (link arquivado) — "Ganhadores da Copa Toyota (Intercontinental) em 1990, AC Milan teve que esperar outros 17 anos para acabar com sua seca de títulos mundiais em solo japonês." — no texto, mais uma vez, o torneio predecessor é confirmado como mundial.
  • FIFA Club World Cup Japan 2008 (link arquivado) — "(…) para segurar firme seu segundo troféu do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA (…)" — no sexto texto os títulos do Manchester United (primeiro em 1999 e segundo em 2008) são contabilizados igualmente e são, inclusive, chamados pelo mesmo nome.

O site da FIFA possui ainda as páginas dos clubes que ela considera "clubes clássicos". Entre eles estão alguns cujas descrições possuem passagens que reiteram os campeões dos Intercontinentais como mundiais:

  • São Paulo (link arquivado) — "Aula de 2005 completa tri do Tricolor Paulista" — O subtítulo da página é autoexplicativo, mais uma vez o mundial ganho em 2005 é contabilizado aos anteriores.
  • Ajax (link arquivado) — "(…) com sua segunda Copa do Mundo de Clubes, agora com o nome de Copa Toyota, (…)" — o título conquistado em 1995 contra o Grêmio é chamado de Copa do Mundo de Clubes.

Na seção de jogadores e técnicos que fizeram a diferença no futebol, a FIFA cita Rabah Madjer, jogador argelino que atuou pelo Porto, de Portugal. Em sua página é dito:

  • Madjer RABAH (link arquivado) — "(…) o Porto escalou o cume do futebol mundial, quando derrotou o Peñarol para vencer a Copa Intercontinental Toyota." — o Porto foi alçado a clube mundial depois de vencer a Copa Toyota em 1987.

Se não bastassem essas notícias, matérias e material publicado no site da entidade máxima do futebol, ainda há os releases oficiais, comumente distribuídos à imprensa no geral.

  • Format established for FIFA Club World Championship 2005 (link quebrado) — "Esta competição irá então incorporar a Copa Toyota, um troféu que até à data tinha sido disputada em Tóquio pelos vencedores da Liga dos Campeões da UEFA e da sul-americana Copa Libertadores (…)" — como fica claro, o texto afirma que o legado será apenas continuado, pois a Copa Toyota será incorporada ao novo formato.
  • FIFA Club World Championship to replace Toyota Cup from 2005 — "O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA substituirá a Copa Toyota de 2005 em diante. (…)" — confirmando que o novo mundial continuará o legado do anterior.

No site também tem um documento com todos os dados da Copa Mundial de Clubes da FIFA atualizado para a edição de 2009. Nela temos um capítulo dedicado à história da competição (na página quatro) com um subtítulo específico para a competição que ocorreu de 1960 até 2004. Além disso tem também um capítulo (a partir da página 20) com as estatísticas da Copa Intercontinental e da Copa Europeia/Sul-Americana. No que diz respeito aos participantes a FIFA diz na seção sobre o Barcelona:

  • Statistical Kit, página seis — "Apesar de uma ilustre história que remonta há 100 anos, há um troféu que ainda escapa ao FC Barcelona: a Copa Mundial de Clubes da FIFA. Em 1992, Los Azulgranas chegaram à final do seu precursor, a Copa Intercontinental, apenas para perder por 2 a 1 para a equipe brasileira do São Paulo." — na página que fala sobre o passado do clube a derrota em 1992 é considerada a perda de um mundial.

A CONMEBOL também possui a mesma visão como se pode ver em suas matérias com as passagens já traduzidas:

  • ¡Glorioso São Paulo FC tricampeón mundial! (link quebrado) — "Desta forma, igualou o recorde do Peñarol e Nacional ambos do Uruguai e do Boca Juniors da Argentina na conquista de três títulos mundiais pelo lado da América do Sul." — Além do título que diz que o São Paulo é tricampeão mundial, a matéria trata de deixar isso bem claro.
  • Gracias Japón por estos 25 años inolvidables (link quebrado) — "A FIFA, a UEFA e a CONMEBOL se viram aliviadas com uma solução tão feliz. Nestes 25 anos a Copa Toyota Europeia/Sul-Americana foi um modelo de competência, meticuloso na sua apresentação, impecável em sua organização" — ou seja, a FIFA é colocada ao lado da UEFA e da CONMEBOL como uma das organizadoras do torneio.

Como já foi visto a FIFA (entidade máxima do futebol) e a CONMEBOL tratam os títulos anteriores como mundiais. A mídia mundial também possui a mesma visão. Porém além disso não dá para esquecer que o primeiro torneio com sequência do continente da Oceania foi em 2005 (link arquivado) e o primeiro torneio com sequência do continente asiático foi em 1986 (antes havia sido descontinuado). Sequer seria possível organizar um torneio com representantes de todas as partes do mundo, logo quem ganhou foi de fato o melhor time do mundo no ano que o conquistou. A partir do momento que os campeonatos mundo afora foram se organizando e os clubes passaram a ter maior representatividade, a FIFA achou por bem criar esse novo torneio em 2000, mas nunca desconsiderou os anteriores, apenas diz que não foram organizados por ela.

Mais uma coisa, as imagens captadas pelas TVs mostram claramente uma placa onde está escrito "Hosted by: FIFA - UEFA - CONMEBOL" (Organizado por: FIFA - UEFA - CONMEBOL) na partida entre Grêmio e Hamburgo em 1983, Milan e Nacional de Medellín em 1989, Real Madrid e Vasco da Gama em 1998 e São Paulo e Milan em 1993. Ou seja, mesmo que ela diga o contrário, ela já participou dos Mundiais Interclubes mesmo sem ser a organizadora principal (eram a UEFA e a CONMEBOL) pois indicava os juízes da partida e regulamentava a competição em si. Além disso tem a imagem da geradora internacional oficial das imagens de TV, que coloca o vencedor do jogo entre São Paulo e Barcelona em 1992, entre outros, como Campeão Mundial.

Espero que agora todos possam entender a real posição da FIFA quanto a esse assunto.