Usuário:Vapmachado/Logística 2009/Broncas. Capítulo II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2.ª edição
Actualizada e Aumentada


Por favor, não edite esta subpágina.
As subpáginas de editor só devem ser editadas pelos próprios editores.

Sugestões, comentários e críticas são muito bem-vindas. Para esse efeito, por favor, utilize a página de diálogo seguindo as recomendações para essas páginas.
A página de diálogo associada a esta página não é a página de discussão do editor.
Esta subpágina foi criada de acordo com a Secção Subpáginas das recomendações de uso da página de usuário. A todos, desde já, os maiores agradecimentos.


Atenção: Edite o texto abaixo por sua conta e risco! Depois não diga que não foi avisado!


Atenção: Claro que é o texto que começa aí a seguir! Qual é que havia de ser?


Introdução[editar | editar código-fonte]

Esta página de editor, mais precisamente, subpágina, foi escrita ao abrigo de um dos cinco pilares, «os cinco princípios fundadores que definem a natureza da Wikipédia. O pilar licença livre refere que: «Todos os textos estão disponíveis nos termos da GNU Free Documentation License, podendo ser acessados e distribuídos de acordo com esta licença. [...] Todos os conteúdos inseridos na Wikipédia podem ser modificados. As suas contribuições, [inseridas nesta página, não violam] nenhum copyright, nem [são] incompatíveis com a GNU Free Documentation License. Este é um dos «princípios fundamentais, comuns a todas as Wikipédias, [que] não podem ser objeto de revisão nem de alteração e têm primazia sobre as regras e recomendações adotadas pela comunidade dos contribuintes».

Esta página está conforme as recomendações de uso da página de usuário, informação disponível para todos os leitores e editores da Wikipédia. Nomeadamente:

  • registando o que se «apoia ou condena na Wikipédia».
  • «É recomendável também usar sua página pessoal para ajudá-lo a trabalhar na Wikipédia de forma mais efetiva: assim, pode utilizá-la para incluir informações sobre como resolver os problemas que você já enfrentou».

Quanto à edição desta página, as mesmas recomendações de uso, informam:

  • «No geral, evite editar substancialmente as páginas de usuário de outros sem a autorização prévia. A melhor opção é deixar uma nota na página de discussão do usuário e esperar que ele mesmo edite sua própria página ou solicite a você fazê-lo. Edite páginas alheias somente se tiver autorização [...]».

A utilização da página de diálogo deve seguir as recomendações correspondentes a uma normalíssima página de discussão. A página de diálogo associada a esta página não é a página de discussão do usuário.

Esta subpágina foi criada de acordo com a Secção Subpáginas das recomendações de uso, já citadas e que referem, explicitamente, que:

  • «É possível também criar subpáginas da [...] página de usuário, quando a página principal se tornar muito grande».

Como se pode ver no Capítulo I, tudo o que podia correr mal, correu mal. Não houve condições para fazer o registo dos alunos em sala de aula. As «ajudas» foram uma lástima. Administrador, burocrata e membro do conselho de arbitragem esmerou-se em destruir o projecto. Nenhum administrador se ofereceu para «adminstrar» o projecto. Os alunos foram provocados e intimidados. O projecto é atacado com uma campanha de desinformação. A bondade anda escondida e envergonhada. A miséria humana encontra aqui um terreno fértil para se exprimir e exercitar. O projecto é sabotado por um pretenso «ajudante», com a colaboração de dois ingénuos (ou não tanto) administradores. A «coisa» estava a ficar preta. Era altura de jogar tudo no vermelho.

O Ultimato Português[editar | editar código-fonte]

É com profunda emoção que anuncio aqui nesta Espla...nada que, graças aos bons ofícios de alguns dos mais zelosos colaboradores da Wikipédia, venho anunciar a todos os anónimos que têm tido disponibilidade para aqui gastarem algum do seu tempo de ócio que, infelizmente, esse não é o meu caso.

As minhas obrigações são perante o Estado Português e em termos mais imediatos, perante aos meus alunos. Os comentadores anónimos da Espla...nada não ocupam um lugar muito elevado na hierarquia das minhas prioridades.

Em épocas de menor ocupação até posso dedicar bastante tempo a debates, esclarecimentos, controvérsias e tudo o mais que seja necessário. Este não é um desses momentos.

A marcha do tempo é imparável e as responsabilidades de gerir uma turma de cerca de 35 alunos registados na Wikipédia, todos novatos, é avassaladora. Há prazos a cumprir que não se compadecem de certo tipo de distracções.

Há uma experiência anterior cujos frutos podem ser avaliados por todos os que seriamente têm acompanhado e acarinhado este projecto. Como todos os projectos, o que está agora a decorrer também tem uma data de início e de fim, que dá total liberdade, a quem assim o entender, de fazer, posteriormente, todas as modificações que achar por bem.

O que é inadmissível é que anónimos se permitam interferir com a relação inviolável que deve existir entre um professor e os seus alunos.

É por isso altura da comunidade da Wikipédia lusófona ponderar as vantagens e desvantagens que este projecto tem e decidir, em relação ao corrente projecto, se ele deve continuar ou se não é aqui bem-vindo, com todas as consequências que isso implica.

Outro tanto deve ser ponderado em relação aos dois projectos, Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários e Wikipedia:Projectos/Coordenação de turma, que com tanto carinho e dedicação desenvolvi em prol da Wikipédia lusófona. Se não há ninguém capaz de pôr termo a intromissões perniciosas do tipo das que têm sofrido desde que eles atingiram uma estrutura e dimensão significativa, não vejo outra alternativa se não deixá-los ao abandono. É minha convicção de que em breve serão esquecidos e que nesse caso terá, desafortunadamente, prevalecido a força bruta daqueles que não fazem, nem deixam fazer, porque não sabem, nem são capazes de fazer, eles próprios.

As circunstâncias e os interesses do Estado Português, de quem sou servidor e não da Wikipédia, e dos meus alunos, em particular, de quem sou professor e não de wikipedistas anónimos, levam-me a chamar a comunidade da Wikipédia lusófona a assumir as suas responsabilidades, avisando desde já que comentários de anónimos não são bem vindos. São as PESSOAS que se têm que assumir.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

vapmachado msgs.cw 23h59min de 15 de março de 2009 (UTC)


Saiu no preto.


Professores não deveriam usar a Wikipédia como instrumento de avaliação de alunos, ou no mínimo deveria haver uma área de testes para esses trabalhos acadêmicos. Tempus (discussão) 00h28min de 16 de março de 2009 (UTC)

Concordo! Podemos pensar no assunto da área, uma vez que existem tantos projetos. Junius (discussão) 00h30min de 16 de março de 2009 (UTC)

Senão vira uma anarquia, eles nem sabem formatar e os alunos do próxmo semestre vão ter que fazer os mesmos trabalhos. Tempus (discussão) 00h32min de 16 de março de 2009 (UTC)