Varicap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Símbolo do Varicap

Varicap ou varactor, é um tipo de diodo que possui uma capacitância variável em função da tensão à qual ele é submetido.[1] A nomenclatura varicap vem do inglês variable capacitance (capacitância variável) e varactor vem também do inglês variable reactance (reatância variável) e são duas nomenclaturas utilizadas para denominar o mesmo tipo de dispositivo.


Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Quando reversamente polarizados, os diodos semicondutores apresentam em sua junção PN uma capacitância que é devida à presença de portadores de carga separados por uma camada isolante (formada pela recombinação dos portadores). Essa região também é chamada de zona de depleção. Ao variarmos a tensão nos terminais desse diodo, variamos a separação destes portadores, ou seja, a largura dessa camada isolante, o que equivale a aumentar o meio dielétrico entre as placas energizadas de um capacitor. Dessa forma, atuando sobre a tensão no diodo, temos uma resposta na capacitância gerada. Em diodos semicondutores comuns, esse efeito não é muito expressivo (i.e. é preciso uma grande variação de tensão para variar significativamente a capacitância). Por isso, os varicaps são construídos de modo a se ampliar esse efeito capacitivo, tornando-os mais sensíveis a variações de tensão, enquanto que os diodos comuns geralmente são feitos de forma a minimizar esse efeito.


Aplicações[editar | editar código-fonte]

Aparelhos de televisão possuem um seletor de canais automático que contém diodos varicaps com a função de sintonizar as frequências dos canais recebidos em consequência da variação de tensão em seus catodos (polarização reversa), acarretando mudança de capacitância internamente nestes diodos.

Referências

  1. «Varicap». Instituto Newton C Braga. Consultado em 1 de março de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.