Veículo recreativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um veículo recreativo com cômodos retráteis

Veículo recreativo (do inglês Recreational vehicle, ou RV) é o termo comumente utilizado para definir todos os veículos equipados com espaço de convivência e amenidades encontradas em uma residência.[1] Um veículo do gênero normalmente inclui cozinha, banheiro e acomodações de repouso.[1] No Brasil, são conhecidos como motocasa ou trailer [trêiler].[2][3]

Tipos de veículos recreativos[editar | editar código-fonte]

motorhome[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: motocasa

Um motorhome é literalmente uma casa sobre rodas, geralmente são ônibus ou vans adaptadas para ser uma casa. Independente do tamanho e luxo, um MotorHome no mínimo deve possuir: banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa que também se converte em cama. Ele é sempre auto-suficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Possui também sistema de água servida das pias e box que pode ser despejada em caixa ou diretamente com mangueira. Ele possui duas baterias uma para o carro e outra para o trailer, ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que ligado a uma tomada externa alimenta todos os dispositivos do motorhome.

trailer[editar | editar código-fonte]

um trailer é uma habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. É sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.

mini trailer[editar | editar código-fonte]

os Mini Trailers, também conhecidos como Teardrops, não deve ser comparado a um trailer ou equipamentos desmontáveis como barracas e carreta. O Mini Trailer geralmente possui uma altura menor que dos trailers comuns, o que garante maior estabilidade na estrada. O mesmo podemos falar sobre a largura.

Camper[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um módulo, com todos os recursos internos de um trailer, que vai acomodado sobre a caçamba de uma pick up podendo ser destacável para o uso livre do veículo.

Truck-Home[editar | editar código-fonte]

Um trailer com todas as características de um trailer rebocável comum é fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria.

Trailovers[editar | editar código-fonte]

é uma espécie de “camper” para automóveis de passeios. A ideia era um misto de barraca com trailer que pudesse ficar fixo sobre um carro de passeio tipo sedan e destacado do mesmo em acampamentos mais longos, onde ficava suspenso por “pés” semelhantes aos de Campers.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «"Meu carro, minha casa"».  Quatro Rodas, maio de 2010
  2. «" Novas regras para condução de trailer e motocasa"».  Senado Federal, 13 de maio de 2010
  3. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 245.
  4. Marcos Pivari (1 de janeiro de 2000). «Trailovers». macamp.com.br/. Consultado em 02/08/2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Veículo recreativo
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.