Veículo recreativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: ""RV"" redireciona para este artigo. Para a comédia com Robin Williams, veja RV (filme).
Uma motocasa típica com cômodos retráteis.
Duas motocasas da nova geração, como todas as facilidades de um confortável pequeno apartamento.

Veículo recreativo (do original em inglês: recreational vehicle ou RV) é o termo comumente utilizado para definir todos os veículos equipados com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma residência, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso.[1] No Brasil, é conhecido como motocasa ou trailer,[2][3][4] enquanto em Portugal é chamado de autocaravana ou rulote.[5][6]

Tipos[editar | editar código-fonte]

  • Motocasa – literalmente, uma casa sobre rodas, geralmente são ônibus ou vans adaptadas para servir de casa. Independentemente do tamanho e luxo, uma motorcasa no mínimo deve ter banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa que também se converta em cama. É um veículo sempre autossuficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Apresenta também sistema de água servida de pias e box, a qual pode ser despejada em caixa ou diretamente com mangueira. Esse utilitário tem duas baterias, uma para o carro e outra para o trailer, e ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que, ligado a uma tomada externa, alimenta todos os dispositivos da motocasa. É um veículo especialmente equipado para fins específicos, podendo ser usado como moradia ou para fins comerciais. As autocasas se tornaram populares nos Estados Unidos e no Reino Unido depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).[7] A fábrica Airstream ditou regras sobre a produção desses veículos que são bastante utilizadas até os dias de hoje.
  • Trailer – habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. Diferentemente de uma motocasa, o trailer é sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.
  • Minitrailers ou teardrops – não deve ser comparado a um trailer ou equipamentos desmontáveis como barracas e carreta. O minitrailer geralmente apresenta uma altura menor que a dos trailers comuns, o que garante maior estabilidade na estrada. O mesmo pode ser dito da largura.
  • Camper – trata-se de um módulo com todos os recursos internos de um trailer, que vai acomodado sobre a caçamba de uma pick-up, podendo ser destacável para o uso livre do veículo.
  • Truck home – é um trailer com todas as características de um trailer rebocável comum fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria.
  • Trailovers – é uma espécie de camper para automóveis de passeios. A ideia era um misto de barraca com trailer que pudesse ficar fixo sobre um carro de passeio do tipo Sedan e destacado deste em acampamentos mais longos, onde ficava suspenso por “pés” semelhantes aos de Campers.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Meu carro, minha casa»  Quatro Rodas, maio de 2010
  2. a b Editores do Aulete (2005). «Motor home». Dicionário Michaelis. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  3. «Novas regras para condução de trailer e motocasa»  Senado Federal, 13 de maio de 2010
  4. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 245.
  5. Editores do Priberam (2010). «Autocaravana». Dicionário Priberam. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  6. Editores da Infopédia (2011). «Roulotte». Dicionário Infopédia. Consultado em 2 de janeiro de 2021 
  7. "The History of Campers and motorhomes". Classic-campers.co.uk
  8. Marcos Pivari (1 de janeiro de 2000). «Trailovers». macamp.com.br/. Consultado em 2 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Veículo recreativo