Veículo recreativo
Veículo recreativo (do original em inglês: recreational vehicle ou RV) é o termo comumente utilizado para definir todos os veículos equipados com espaço de convivência e facilidades encontradas em uma residência, como cozinha, banheiro e acomodações de repouso.[1]
No Brasil, é conhecido como motocasa ou trailer,[2][3][4] enquanto que em Portugal é chamado de autocaravana (quando com motor) ou apenas caravana, rulote ou roulotte (quando sem motor).[5][6]
Tipos[editar | editar código-fonte]
- Autocaravana (ou motocasa) – literalmente, uma casa sobre rodas, geralmente são ônibus ou vans adaptadas para servir de casa. Independentemente do tamanho e luxo, uma motorcasa no mínimo deve ter banheiro com chuveiro, pia e sanitário, cozinha com pia, fogão e geladeira, uma mesa que também se converta em cama. É um veículo sempre autossuficiente, pois tem caixa d’água que alimenta o veículo com uma bomba ligada à bateria. Quando há água no local, o veículo pode ser alimentado diretamente com uma mangueira. Apresenta também sistema de água servida de pias e box, a qual pode ser despejada em caixa ou diretamente com mangueira. Esse utilitário tem duas baterias, uma para o carro e outra para o trailer, e ambas podem ser carregadas com o motor do carro ou com o conversor de energia, que, ligado a uma tomada externa, alimenta todos os dispositivos da motocasa. É um veículo especialmente equipado para fins específicos, podendo ser usado como moradia ou para fins comerciais. As autocasas se tornaram populares nos Estados Unidos e no Reino Unido depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).[8] A fábrica Airstream ditou regras sobre a produção desses veículos que são bastante utilizadas até os dias de hoje.
- Trailer – habitação formada principalmente de dormitório, cozinha, sala e banheiro. É montado sobre uma plataforma metálica com um ou mais eixos próximos e habilitado a trafegar em ruas e estradas. Diferentemente de uma motocasa, o trailer é sempre rebocado e nunca possui motor propulsor próprio.
- Minitrailers ou teardrops – não deve ser comparado a um trailer ou equipamentos desmontáveis como barracas e carreta. O minitrailer geralmente apresenta uma altura menor que a dos trailers comuns, o que garante maior estabilidade na estrada. O mesmo pode ser dito da largura.
- Camper – trata-se de um módulo com todos os recursos internos de um trailer, que vai acomodado sobre a caçamba de uma pick-up, podendo ser destacável para o uso livre do veículo.
- Truck home – é um trailer com todas as características de um trailer rebocável comum fixado e adaptado a um caminhão sem caçamba ou carroceria.
- Trailovers – é uma espécie de camper para automóveis de passeios. A ideia era um misto de barraca com trailer que pudesse ficar fixo sobre um carro de passeio do tipo Sedan e destacado deste em acampamentos mais longos, onde ficava suspenso por “pés” semelhantes aos de Campers.[9]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Notas
Referências
- ↑ «Meu carro, minha casa» Quatro Rodas, maio de 2010
- ↑ a b Editores do Aulete (2005). «Motor home». Dicionário Michaelis. Consultado em 2 de janeiro de 2021
- ↑ «Novas regras para condução de trailer e motocasa» Senado Federal, 13 de maio de 2010
- ↑ Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 245.
- ↑ Editores do Priberam (2010). «Autocaravana». Dicionário Priberam. Consultado em 2 de janeiro de 2021
- ↑ Editores da Infopédia (2011). «Roulotte». Dicionário Infopédia. Consultado em 2 de janeiro de 2021
- ↑ Adm. do sítio web (2017). «O emprego do hífen». Mundo Educação. Consultado em 17 de setembro de 2022
- ↑ "The History of Campers and motorhomes". Classic-campers.co.uk
- ↑ Marcos Pivari (1 de janeiro de 2000). «Trailovers». macamp.com.br/. Consultado em 2 de agosto de 2016
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- «Veículos recreativos» (em inglês). no Open Directory Project