Saltar para o conteúdo

Veia porta hepática: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 26 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q464543
Linha 30: Linha 30:
* [[veia gástrica esquerda]] e [[veia gástrica direita]]
* [[veia gástrica esquerda]] e [[veia gástrica direita]]
* [[veia mesentérica superior]]
* [[veia mesentérica superior]]
* [[veia esplênica]]teve um dia que eu perguntei para minha vo vo oque e veia e velha ela me respondeu velha e um cingular q vem das terra do indio
* [[veia esplênica]]


== Fisiologia ==
== Fisiologia ==

Revisão das 12h55min de 27 de maio de 2013

Veia porta hepática
Veia porta hepática
A veia porta e suas tributárias. Ela é formada pela veia mesentérica superior e veia esplênica. Veia lienal é um termo antigo para veia esplênica.
Nome Latim vena portæ
Origem veia esplênica, veia mesentérica superior
Drena para fígado

A veia porta hepática (às vezes chamada simplesmente de veia porta) é uma veia porta no corpo humano que drena sangue do sistema digestivo e de suas glândulas associadas. É um dos principais componentes do sistema venoso porta hepático.

Estrutura

É formada pela união da:

e se divide em ramos direito e esquerdo antes de entrar no fígado.

É importante ressaltar que a veia porta do fígado drena sangue para o fígado, e não do fígado. O sangue que entra no fígado vindo da veia porta, depois de ser 'limpado' pelo fígado, vai até a veia cava inferior através das veias hepáticas. A veia mesentérica inferior geralmente não se liga diretamente à veia porta hepática, vindo a drenar na veia esplênica.

A veia porta se ramifica em diversas veias que se abrem nos sinusóides hepáticos. O sangue é posteriormente reabsorvido para a veia hepática e entra na veia cava inferior.

Tributárias

As tributárias da veia porta hepática incluem:

Fisiologia

Quase todo sangue vindo do sistema digestivo drena em uma circulação venosa especial chamada circulação porta. Isto é porque contém todos os nutrientes e toxinas que são absorvidos ao longo do trato digestivo da comida ingerida. Antes de essas substâncias irem para a circulação sistêmica (a principal circulação sangüínea do corpo), elas devem ser filtradas primeiro para remover ou desintoxicá-las antes. Essa filtragem e desintoxicação é uma das funções do fígado.

Papel na doença

A pressão sangüínea aumentada na veia porta, hipertensão portal, ocorre em doenças de fígado (principalmente cirrose), e pode causar várias complicações (ascites, varizes esofágicas, peritonites bacterianas espontâneas).