Saltar para o conteúdo

Ventriloquia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 14: Linha 14:
[[Ficheiro:EdgarBergenandCharlieMcCarthyStageDoorCanteen1.jpg|thumb|250px|O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco [[Charlie McCarthy]] em cena do filme ''[[Stage Door Canteen]]'' (1943).]]
[[Ficheiro:EdgarBergenandCharlieMcCarthyStageDoorCanteen1.jpg|thumb|250px|O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco [[Charlie McCarthy]] em cena do filme ''[[Stage Door Canteen]]'' (1943).]]


Uns dos maiores ventríloquos do mundo nasceu a 28 de Abril de 1943 e faleceu a 14 de Dezembro de 2000, o seu nome é Tiago Carvalho.
Os seus Bonecos Acompanhantes nos seus Espectáculos eram Hugo e Rute, Tiago chegou a apresentar vários espectáculos em todas as partes do mundo, tornando-se assim o maior ventríloquo conhecido do mundo da arte da ventriloquia.


== EUA ==
== EUA ==

Revisão das 14h38min de 1 de abril de 2012

 Nota: Se procura o vilão de Batman, veja Ventríloquo (DC Comics).
Mallory Lewis (filha de Shari Lewis) com seu boneco.

Ventriloquia é a arte de projectar a voz, sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir doutra fonte diferente do falante.

Origens

Os gregos antigos chamavam esta arte de gastromancia, e estava associada às práticas divinatórias da necromancia, sendo usada para parecer que o espírito do morto estava presente para dar informações de além-túmulo. Durante a Idade Média a prática era associada à feitiçaria.

A partir do século XVI as doutrinas espiritualistas foram se apartando das mágicas e das fugas maravilhosas, que foram se tornando artes voltadas aos espetáculos teatrais e circenses, sem conotações místicas.

Arte cênica

O ventríloquo usa do artifício de falar, ao mesmo tempo que manipula um boneco, por exemplo, o artista dissimula o timbre natural da própria voz e entabula um verdadeiro diálogo com a peça inanimada, o que contribui para reforçar a ilusão.

Grandes ventríloquos

O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco Charlie McCarthy em cena do filme Stage Door Canteen (1943).

Uns dos maiores ventríloquos do mundo nasceu a 28 de Abril de 1943 e faleceu a 14 de Dezembro de 2000, o seu nome é Tiago Carvalho. Os seus Bonecos Acompanhantes nos seus Espectáculos eram Hugo e Rute, Tiago chegou a apresentar vários espectáculos em todas as partes do mundo, tornando-se assim o maior ventríloquo conhecido do mundo da arte da ventriloquia.

EUA

Nos Estados Unidos um grande ventríloquo, que atuou no filme da Disney Fun and Fancy Free (no Brasil: "Como é bom se divertir"), foi Edgar Bergen, com seus fantoches "Charlie McCarthy" e "Mortimer Snerd"

Bill Crystal contracenava com um boneco na série "Soap" de Susan Harris.

Dentre os grandes ventríloquos dos EUA tem-se Jeff Dunham, muito famoso por seus programas no qual entrevistava cinco diferentes bonecos e Terry Fator, ganhador do Programa "AGT" (America´s Got Talent) em que imitava grandes artistas como Ella Fitzgerald, Tony Bennett e Roy Orbison e Shari Lewis, ventríloquo norte-americano e apresentador de programa infantil da TV, muito popular durante os anos sessenta com seus fantoches e espetáculo de ventriloquia.

Brasil

No Brasil tem-se Batista Júnior, que atuou na primeira metade do século XX. Alguns programas televisivos chegaram a apresentar bonecos "falantes", como o humorístico A Praça é Nossa.

No Rio de Janeiro o tio Daniel, que é muito conhecido pela improvisação na fala dos bonecos, transformando assim o personagem"Rato Élvis" em um boneco quase real.

Yakko Sideratos é novo nome do ventriloquismo no Brasil. Ator, ventríloquo e comediante trabalha no Programa Carrossel Animado com Patati Patata no SBT, levando a arte da ventriloquia ao alcance das crianças de todo o Brasil. Além do público infantil, o público adulto cai na gargalhada com a mistura de ventriloquia e arte do Stand Up, com quadros humoristicos inéditos. Além de conversar com bonecos, ele já apresentou em vários outros programas do SBT violão que fala, quadro que fala, mão que conversa com apresentadores, e muitas outras idéias. Quer saber mais sobre a ventriloquia? www.ventriloquia.com.br

Portugal

Em Portugal, um ventríloquo muito conhecido é José Freixo, com o seu Donaltim. De facto, desde os anos 70, que vem exercendo a actividade como ventríloquo, participando, algumas vezes, em programas de entretenimento da RTP, mas também noutros, como o Natal dos Hospitais, sempre acompanhado do seu boneco, que na altura, lhe chamava Donald (no entanto, em nada está relacionado com o Pato Donald das séries da Disney). Nos anos 70 chegou a gravar vários discos.

Um outro ventriloquo português muito conhecido a nível mundial é Sérgio Batista. Sérgio Batista e seus bonecos, têm participado em vários programas de televisão em Portugal, e nos Estados Unidos da América.

Ligações externas

Fontes e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.