Saltar para o conteúdo

Vila Áurea (bairro de Guarujá): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Removendo "Vila_Áurea.jpg", por ter sido apagado no Commons por EugeneZelenko: Copyright violation: Map
Linha 72: Linha 72:


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
* [http://serapiaoceanoart.spaces.live.com/default.aspx Ronaldo Serapião]
* [http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1997778]


[[Categoria:Bairros do Guarujá]]
[[Categoria:Bairros do Guarujá]]

Revisão das 18h02min de 24 de março de 2011

Vila Áurea é um bairro que está situado na zona Norte/Sul do município brasileiro de Guarujá, estado de São Paulo. Inscrito no distrito de Vicente de Carvalho, faz divisa com os bairros Jardim Boa Esperança, Jardim Monteiro da Cruz, Paecará e Parque Estuário, através do Rio Acaraú, e Jardim Progresso, através da Avenida Áurea Gonzalez Conde. Suas coordenadas são latitude Sul 23º 56' 46" e longitude Oeste 46º 16' 54".

História

O bairro foi criado em 1972, a partir do requerimento de loteamento junto à Prefeitura Municipal de Guarujá, de uma área de propriedade de Dr. Luciano Castro Gonzalez (médico) e sua mulher Laura Vallejo Castro (do lar), da família da Senhora Áurea Gonzalez Conde, cidadã nascida na Espanha, em 1889, vindo a falecer em 25 de junho de 1966. Toda a área era dedicada ao cultivo de banana mas, com a crise no comércio de bananas, parte da área foi loteada e vendida dando origem ao bairro. Esse requerimento gerou o processo nº 2747/14.494/72, que culminou com a expedição do Alvará nº 474/72, em 16 de outubro de 1972, data essa que pode ser considerada a data oficial da fundação da Vila Áurea. A família Conde, grande proprietária de terras principalmente voltadas na plantação de bananas e de grande influência no litoral paulista no passado recente, possuiu durante muito tempo um palacete entre as Avenidas Ana Costa e Galeão Carvalhal, no bairro do Gonzaga, em Santos.

Infra-Estrutura

O bairro possui um série de equipamentos públicos, tais como 4 escolas (Lamia Del Cistia, Diniz Martins, Professora Maria de Lourdes e Angelina Daige), o Centro Comunitário Capitão Dante Sinópoli e algumas praças, sendo as principais a Praça Padre Cícero Romão Batista, a Praça Leonardo Santos Castro da Silva e a Praça Barra Bonita.
Também no bairro estão instalados uma Unidade Básica de Saúde, uma Base Comunitária de Segurança, o Conselho Tutelar de Vicente de Carvalho e o Cartório Eleitoral de Vicente de Carvalho.
Ainda persistem no bairro alguns núcleos de habitação subnormais, como a Vila Nova República, Vila Santa Madalena e Vila da Viela de Transmissão.
O Rio Acaraú está passando por uma grande intervenção urbana, com sua canalização, remoção das palafitas que ocupam suas margens, instalação de guias e sargetas, e futura pavimentação.

O principal acesso ao bairro é através da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, também conhecida como Piaçaguera-Guarujá, onde foi construído um portal de entrada para o Distrito de Vicente de Carvalho, em homenagem ao Farol de Itapema. Logo na entrada do bairro também temos um posto de gasolina.
As principais avenidas da Vila Áurea são a Francisco de Castro e Jesus de Castro, por onde circula a maior parte das linhas de ônibus que atravessam o bairro.

O bairro possui a Associação de Moradores da Vila Áurea – ASSOMOVA, que fica na Rua Tietê, 61, que coloca à disposição dos moradores um salão de festas, um pequeno campo de futebol e até um bar, onde, nos fins de semana, muita gente se junta para assistir um clássico do Campeonato Brasileiro ou Paulista.
No bairro também se encontra a ASIPAVIC - Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho, onde são realizados muitos cursos e na qual muitas pessoas se reúnem para atividades coletivas.
O bairro também possui uma escola de Samba, hoje resumida a um pequeno bloco, o GRCES Simpatia da Vila Áurea, e abriga artistas famosos, como o Serapião, que tem obras expostas em vários países do mundo.

São vários também os Templos, Igrejas e Salões religiosos.


Na relação abaixo, encontra-se a maioria das ruas da Vila Áurea, em ordem alfabética:

Acaraú Adamantina Águas da Prata Altinópolis
Americana Antonio Machado Filho Araçatuba Araraquara
Barretos Barueri Batatais Bauru
Bebedouro Bertioga Birigui Caçapava
Cafelândia Campinas Capão Bonito Cerqueira César
Cerquílio Cor João Akui Cruzália Cruzeiro
Diadema Dourado Dracena Duartina
Edson Urbano Muniz Pontes Fernandópolis Franca Francisco de Castro
Garças Gentil da Silva Nunes Guaianazes Guairá
Guararapes Guaratinguetá Praça Barra Bonita Iguape
Ilha Bela Indaiatuba Itanhaém Itapetininga
Jaú Jesus de Castro Josefa Hermínia Caldas Jundiaí
Limeira Lindóia Leme Lins
Lorena Luciano de Castro Marília Matão
Mogi das Cruzes Octacílio Faustino dos Santos Osasco Piaçaguera
Plínio Passos Pompéia Primeiro de Abril Ribeirão Pires
Ribeirão Preto Rio Claro Risoleta de Moraes São José dos Campos
São Simão Sebastião de Souza Soares Sebastião Pereira de Lima Serra Negra
Severo CondeYConde Sorocaba Suzano Tietê
Valinhos Votuporanga
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas