Vila Baleira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vila Baleira
Porto Santo (22361800223).jpg
Vila Baleira está localizado em: Madeira
Vila Baleira
Localização de Vila Baleira (Portugal Portugal)
Coordenadas 33° 04' N 16° 20' O
País Portugal Portugal
Região Autónoma Madeira Região Autónoma da Madeira
Cidade desde 7 de agosto de 1996
Área  
  Total 40 km²
População  
  Cidade (2011) 5 483

A Vila Baleira é a capital e única cidade da ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, em Portugal. A ilha só tem esta povoação, e administrativamente tem um único concelho e uma só freguesia que abrangem também os ilhéus de Baixo, de Cima, de Ferro e da Fonte de Areia. A cidade é uma das poucas sedes de concelho com um nome diferente do próprio município. Vila Baleira foi elevada à categoria de cidade a 7 de agosto de 1996.[1] A cidade tem uma população de 5 483 habitantes (2011).[2]

História[editar | editar código-fonte]

Aquando do povoamento do arquipélago da Madeira, este foi dividido em três capitanias, duas na ilha da Madeira e uma na ilha do Porto Santo. A Carta de Doação da Donataria do Porto Santo foi concedida a Bartolomeu Perestrelo, o seu primeiro capitão-donatório, a 1 de novembro de 1446, e o foral de município poucos anos depois. Foi elevado a concelho em 1835.

No âmbito arquitectónico, são de realçar importantes monumentos do património regional, como sejam a Casa-Museu de Cristóvão Colombo (genro do primeiro donatário), a Câmara Municipal de Porto Santo, o tribunal e a igreja matriz e as capelas de Nossa Senhora da Graça — construída logo após a descoberta da ilha e restaurada em 1951 —, do Divino Espírito Santo, de São Pedro e da Misericórdia.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências