Wampum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wampum feito com conchas de búzios e de quahog. Artesanato feito por Elizabeth James Perry (Aquinnah Wampanoag/Eastern Band Cherokee), c. 2009.

Wampum é a designação dada a contas feitas de conchas de moluscos marinhos, tradicionalmente consideradas sagradas pelas tribos ameríndias da região nordeste do continente norte-americano. Wampum inclui as contas brancas feitas com as conchas do búzio Busycotypus canaliculatus e as contas brancas e púrpura feitas com conchas da amêijoa quahog (todos moluscos comuns na costa atlântica da América do Norte). As contas de wampum eram entretecidas com fibras vegetais e animais para criar cintos wampum destinados a comemorar eventos históricos ou importantes marcos pessoais e para troca de presentes em importantes ocasiões sociais, tais como casamentos. Nos tempos coloniais, os colonos europeus por vezes usaram wampum como moeda para negociar com os povos ameríndios.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.