Crítica do valor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wertkritik)
Ir para: navegação, pesquisa

Crítica do valor constitui uma vertente teórica pós-marxista que consiste em uma crítica radical da sociedade capitalista burguesa concebida como uma sociedade produtora de mercadorias. Os críticos do valor assumem a crítica do fetichismo da mercadoria de Marx, tentando reinterpretar a sua teoria crítica da economia, a partir dos conceitos de valor, capital e trabalho. Esta perspectiva teórica questiona o marxismo tradicional abrindo novos horizontes para a crítica do capitalismo..

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Segundo Anselm Jappe, a crítica do valor tem seus antecedentes no início do século XX, com Georg Lukács (História e Consciência de Classe) e Isaak Rubin (A Teoria Marxista do Valor). Esta mesma linha de pesquisa continua a seguir com a filosofia de Theodor Adorno.

O surgimento propriamente dito da crítica do valor começa nos arredores de 1968, com os trabalhos simultâneos de Guy Debord, Hans-Jürgen Krahl, Hans Backhaus, Lucio Coletti, Roman Rosdolsky e Fredy Perlman, na França, Alemanha, Itália e nos EUA. Desenvolve-se ainda nos década de 1980, sobretudo a partir de 1986, com a fundação da revista Krisis por Robert Kurz, Ernst Lohoff e Norbert Trenkle, na Alemanha; Moishe Postone, nos Estados Unidos; Anselm Jappe e Jean-Marie Vincent, em França, que chegaram, sem nenhum contato mútuo, aos mesmos resultados.

Para os críticos do valor, o fim do capitalismo clássico leva também ao fim do marxismo tradicional, restando assim a tarefa de explorar um novo campo de investigação social crítica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.