Wijdefjorden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ny-Friesland D IMG 5760 Jutulhogget Surtfjellet Natthögda.JPG
Wijdefjorden está localizado em: Svalbard
Wijdefjorden
Localização em Svalbard

Wijdefjorden é um fiorde na costa norte da ilha Spitsbergen, no arquipélago Svalbard.[1] É o mais longo fiorde em Svalbard e é adjacente ao Woodfjorden.

O seu nome vem do neerlandês e significa "fiorde amplo". O Wijdefjorden está localizado na parte norte da ilha de Spitsbergen, no Oceano Ártico, a meio caminho entre a Noruega e o Polo Norte. O fiorde tem 108 km de comprimento e corta na direção norte-sul a partir da costa norte da ilha, entre a Terra de Andrée a oeste e a Nova Frísia a leste.

Os lados do fiorde são íngremes, especialmente nas vertentes oeste, onde as falésias sobem quase verticalmente a 1000-1165 metros acima do nível do mar. No leste, as montanhas são um pouco mais suaves, com 900 metros, na cabeceira do fiorde a 1636 metros acima do nível do mar. No topo está o pico Perriertoppen um pouco mais a leste, a 1712 m. O glaciar Åsgardfonna cobre toda a cordilheira ao leste.

Na sua parte mais ao sul está o Parque Nacional Indre Wijdefjorden, que inclui terras dos dois lados do fiorde e do próprio fiorde. A flora local inclui plantas da estepe ártica europeia.

Mapa de Svalbard
Localização do Wijdefjorden (letra n) em Spitsbergen.

Referências

  1. Geonames.org. «Wijdefjorden». Consultado em 23 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]