Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Batalha de Besançon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista oblíqua de Besançon, por Pierre d'Argent, em 1575
Vista oblíqua de Besançon, por Pierre d'Argent, em 1575

A Batalha de Besançon foi um conflito sectário entre protestantes e católicos na cidade francesa de Besançon, na região de Franco-Condado, no dia 21 de junho de 1575.

Antes da batalha, os huguenotes, acusados ​​de heresia, haviam sido expulsos da cidade e fugiram para o Condado de Montbéliard e para a Suíça. Como párias, formaram um exército e planejaram uma tentativa de retomar Besançon e transformar a cidade em um reduto da Reforma Protestante. Quando os protestantes armados chegaram à cidade de Besançon, no entanto, seu exército havia diminuído devido a vários contratempos. No entanto, a batalha começou e durou várias horas, tendo por resultado uma vitória esmagadora dos católicos. A maioria do exército protestante conseguiu escapar, mas os que foram capturados foram enforcados como traidores.

Uma das consequências deste evento foi a aquisição definitiva da região pela Igreja Católica, após várias décadas de expansão protestante, fazendo com que, por mais de dois séculos após a batalha, o protestantismo fosse reprimido em Besançon. (leia mais...)