Besançon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Besançon
  Comuna francesa França  
Vista de Besançon
Vista de Besançon
Vista de Besançon
Símbolos
Brasão de armas de Besançon
Brasão de armas
Gentílico Bisontins
Localização
Besançon está localizado em: França
Besançon
Localização de Besançon na França
Coordenadas 47° 14' 35" N 6° 01' 19" E
País  França
Região Borgonha-Franco-Condado
Departamento Doubs
Administração
Prefeito Anne Vignot
Características geográficas
Área total 65,05 km²
População total (2018) [1] 120 032 hab.
Densidade 1 845,2 hab./km²
Altitude máxima 610 m
Altitude mínima 235 m
Código Postal 25000
Código INSEE 25056
Sítio http://www.besancon.fr/

Besançon, Besanção ou Vesanção[2] é uma comuna francesa situada no departamento do Doubs e na região de Borgonha-Franco-Condado. Localizada na orla do maciço do Jura, a menos de sessenta quilômetros da Suíça, é cercada por colinas e atravessada pelo Doubs.

Capital da região histórica e cultural de Franco-Condado, Besançon constitui hoje um importante centro administrativo dentro da região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, abrigando a sede do conselho regional e da região acadêmica, bem como um certo número de direções regionais. É também a sede de uma das quinze províncias eclesiásticas francesas e de uma das duas divisões do Exército.

Besançon tinha 118.258 habitantes em 2020, tornando-se o 32º município mais populoso da França. Seus habitantes são chamados de Bisontins. Sua unidade urbana reunia 140.290 habitantes em 2020 e sua área de influência, que se estende pelos departamentos de Doubs, Jura e Haute-Saône, contava com 281.610 habitantes. Está no centro de uma comunidade intermunicipal, Grand Besançon Métropole, compreendendo 68 municípios e 196.278 habitantes em 2020.

Estabelecida em um meandro do Doubs, a cidade desempenhou um papel importante desde a época galo-romana sob o nome de Vesôncio, capital do Sequânia. A sua geografia e a sua história específica fizeram dela, por sua vez, um reduto militar, uma cidade-guarnição, um centro político e uma capital religiosa.

Berço histórico da relojoaria francesa, Besançon herdou esse saber-fazer para se tornar um importante centro industrial formado por empresas inovadoras no campo da microtecnologia, micromecânica e engenharia biomédica. Uma cidade universitária, sua universidade, fundada em 1423, recebe anualmente cerca de 30.000 estudantes, incluindo cerca de 4.000 estagiários de todo o mundo em seu centro de linguística aplicada.

Proclamada a primeira cidade verde da França, a capital do Franco-Condado goza de reconhecida qualidade de vida. Graças ao seu rico patrimônio histórico e cultural e à sua arquitetura única, Besançon possui o rótulo de Cidade da Arte e da História desde 1986 e suas fortificações devido a Vauban estão na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2008.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade está situada às margens do rio Doubs, no centro do departamento homônimo, bem como da região Franche Comté. Capital regional, ela constitui a primeira cidade da região com cerca de 122000 habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade, na Antiguidade, se chamava Vesôncio (em latim: Vesontio).

Em 58 a.C., Júlio César toma a cidade e já nota sua importância estratégica ao observar o mont Coelius, mais tarde chamado de mont Saint-Étienne, cercado pelo rio Doubs.

Durante a Idade Média, torna-se a sede de um arcebispado.

Em 1871 a cidade é agitada por ideias revolucionárias, e se engaja na Comuna de Besançon.

Tour de France[editar | editar código-fonte]

Chegadas[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

Esporte[editar | editar código-fonte]

Besancon tem uma academia de futebol: A Academia de Futebol de Besançon é conhecida por ser a melhor da cidade. ASOB Foot

Personagens célebres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. IBGE 1941.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • «Topônimos em Bê». Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 1941 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Besançon
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.