Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Gropecunt Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Magpie Lane em Oxford, anteriormente conhecida como Gropecunt Lane.
Magpie Lane em Oxford, anteriormente conhecida como Gropecunt Lane.

Gropecunt Lane (pronúncia em inglês: [ˈɡroʊpkʌnt ˈleɪn/]) era um nome de rua comum em vilas e cidades da Inglaterra, durante a Idade Média. Seu nome era formado pelas palavras grope (em português: apalpar, tatear) e cunt (em português: vulva), e enquanto topônimo fazia referência à prostituição centrada nessas áreas. Na Inglaterra medieval, era comum que nomes de ruas refletissem suas funções ou as atividades econômicas preponderantes em suas imediações. Ruas com o nome Gropecunt costumavam estar nas partes mais movimentadas das cidades e vilas, e pelo menos uma delas parece ter sido uma via importante.

A prática foi muitas vezes tolerada pelas autoridades, e há muitos exemplos históricos em que foi tratada de forma trivial, sem censura ou repúdio. O primeiro uso conhecido do nome Gropecunt ocorreu por volta do ano 1230. Embora o nome tenha sido comum em toda a Inglaterra, mudanças de atitude resultaram na sua substituição por versões mais inofensivas, como Grape Lane (em português: Rua da Uva).

A decisão protestante sobre a crescente hostilidade da elite conservadora à prostituição durante o século XVI resultou na diminuição do uso de tais nomes. O último registro de uso de uma variação de Gropecunt, enquanto nome de rua, ocorreu em 1561. (leia mais...)