Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Hepatite C

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vírus da hepaite C visto ao miscroscópio eletrónico, purificado a partir de uma cultura celular. (escala = 50 nanometros)
Vírus da hepaite C visto ao miscroscópio eletrónico, purificado a partir de uma cultura celular. (escala = 50 nanometros)

A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que afecta sobretudo o fígado. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crónica possa levar à fibrose do fígado e por fim à cirrose, que normalmente só se manifesta passado vários anos. Em alguns casos, os indivíduos com cirrose contraem Insuficiência hepática ou cancro do fígado, podendo haver ainda complicações que representam risco imediato de vida, como varizes esofágicas ou gástricas.

O contágio com VHC é feito através de contacto sanguíneo, associado sobretudo ao uso de seringas, material médico mal esterilizado e transfusões sanguíneas. Estima-se que em todo o mundo sejam afectadas pela hepatite C 130 a 170 milhões de pessoas. A existência da hepatite C foi proposta durante a década de 1970 e demonstrada em 1989. A doença afecta apenas o ser humano e os chimpanzés. (leia mais...)