Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/CT Mato Grosso (CT-10)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mato Grosso foi um contratorpedeiro da classe Pará operado pela Marinha do Brasil de 1909 a 1946. Mato Grosso foi construído pela empresa naval britânica Yarrow Shipbuilders com o batimento de quilha ocorrendo em 1908, o lançamento ao mar em 23 de dezembro do mesmo ano e a comissão na armada em 24 de julho de 1909. Tinha um peso em deslocamento em carga total de 650 toneladas, media 70,24 metros de comprimento, boca de 7,16 metros, pontal de 4,27 metros e calado de 2,31 metros. Seus armamentos principais eram dois canhões de 101,6 milímetros e dois lançadores de torpedos de 457 milímetros. Alcançava a velocidade máxima de 27 nós (aproximadamente 50 quilômetros por hora).

Mato Grosso participou de forma relativamente ativa dos dois maiores conflitos da história, a primeira e segunda guerras mundiais, operando no patrulhamento da costa brasileira e auxiliando no treinamento de aspirantes a oficial. Além disso, o contratorpedeiro teve participação ativa nos principais conflitos domésticos, começando pela Revolta da Chibata, em 1910, onde marinheiros insatisfeitos com os maus tratos que recebiam se rebelaram e tomaram importantes navios da armada. Participou da expedição ao Paraguai, integrando à frota brasileira destinada a assegurar a neutralidade do país diante da guerra civil que assolava o país vizinho em 1911–1912.

Durante os movimentos tenentistas de 1924, participou da ocupação do Porto de Santos, na revolta em São Paulo, e subiu o rio Amazonas para combater as forças navais da Comuna de Manaus. O contratorpedeiro retornou a Santos na revolução paulista de 1932, quando participou do bloqueio naval para impedir a chegada de suprimentos aos rebeldes. Mato Grosso também participou, no fim de 1932, da patrulha ao longo dos rios fronteiriços com a Colômbia e o Peru durante a guerra que ambos travavam, com o objetivo de impedir ações dentro do país de navios dos beligerantes. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o contratorpedeiro passou por reformas para garantir sua navegabilidade, mantendo o serviço ativo por mais um ano até ser aposentado em 13 de setembro de 1946. (leia mais...)