Wikipédia:Desenvolvimento técnico/Python

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Python.svg


Python |Guia de sobrevivência
para iniciados.

Aqui fica mesmo bem um pequeno texto de introdução.



Introdução[editar código-fonte]

Python é uma linguagem de programação de uso geral e de alto nível, cuja filosofia de design realça a legibilidade do código. Suporta vários paradigmas de programação, incluindo programação orientada a objectos, imperativo e funcional. Possui tipagem dinámica e gestão automática de memória, e possui uma grande e abrangente biblioteca padrão.

A linguagem foi projectada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Dá prioridade à legibilidade do código sobre a velocidade de execução ou expressividade, combinando uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

De forma mais simples[editar código-fonte]

De uma forma mais simples, a linguagem de programação python permite que se crie um programa de acordo com vários paradigmas da programação, ou seja, oferece vários recursos que permite poder-se programar com vários estilos e organização de código. Tem uma vasta gama de recursos e bibliotecas, ou seja, possui pequenos sub-programas que facilitam e simplificam muitas situações. Podemos incluir num desses exemplos o pywikibot, um framework que permite de uma forma simples e eficiente, que um script python interaja com a wikipédia ou qualquer site mediawiki com API pública.

O que é uma API?[editar código-fonte]

Uma API - Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, é um conjunto de protocolos que permite que diferentes aplicações comuniquem entre si. Por outras palavras, usando a wikipédia como exemplo de uma webAPI, ao navegar por exemplo em Página Principal estamos a navegar como se de uma normal página web se tratasse, preparada para um humano ler, contudo, se usarmos a API do mediawiki em http://pt.wikipedia.org/w/api.php, poderemos interagir com a própria base de dados. É isso que permite, por exemplo, fazer o logout do site, ao clicar no botão sair, estão basicamente a activar a função da api em http://pt.wikipedia.org/w/api.php?action=logout (se copiarem e colarem no navegador o endereço, podem verificar se efectivamente serão desligados. É através da API que, por exemplo, os gadgets conseguem salvar uma alteração a um artigo, o hotcat por exemplo, que verifica as categorias que existem na wiki, e salva as categorias adicionadas a um artigo, tudo através dos endereços de http.

Aprender python[editar código-fonte]

Dado que é uma das linguagens mais usadas em programação, há vários livros livres e tutoriais de aprendizagem python na internet, assim como listas de referências. Se o objectivo final for usar o pywikibot, convém escolher tutoriais relativos ao python 2.6.x ou 2.7.x, a versão mais recente, pois o pywikibot não funciona ainda com o python 3.x. Alguns dos mais importantes são:

Tutoriais[editar código-fonte]

Tutoriais / cursos online[editar código-fonte]

Manuais de referências[editar código-fonte]

Na wikipédia[editar código-fonte]

Utilização na Wikipédia[editar código-fonte]

WP:Bot[editar código-fonte]

O Python é uma das linguagem de programação mais utilizada nos bots, especialmente através do framework pywikibot. Há contudo outras bibliotecas. Bibliotecas: