Wikipédia:Edit-a-thon/Atividades em português/Arte+Feminismo 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Atalho:
WP:Artefeminismo2018
Art-and-feminism.svg

Descrição do evento[editar código-fonte]

Em um levantamento de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuidores se identificavam como mulheres. Na Wikipédia em Português, o mesmo fenômeno é registrado: de um total de 76 administradores, apenas uma identifica-se como mulher. Consequentemente, esta falta de participação feminina levou a uma representação muito menor de temas relacionados a mulheres na ferramenta de pesquisa on-line mais popular do mundo. De um total de 206.455 artigos de biografias no projeto lusófono, apenas 17,42% são de mulheres.

Arte+Feminismo é uma campanha internacional que tem ajudado a corrigir esse problema na Wikipédia através da criação e da melhoria de artigos sobre gênero, feminismo e arte, além de contribuir para o engajamento de novas editoras no site. Desde 2014, as maratonas de edição Arte+Feminismo têm acontecido ao redor do mundo em centenas de instituições, como o MoMA, em Nova Iorque; a galeria Tate Modern, em Londres; a Universidade de Yale, em New Haven; a Universidade McGill, em Montreal e os Archives Nationales, em Paris, tendo criado e melhorado mais de 11.000 artigos em várias línguas nos últimos anos.

A campanha Arte+Feminismo ocorrerá pela primeira vez no Brasil em 2018 com edit-a-thons em várias cidades.

Objetivos principais[editar código-fonte]

  • Melhorar a cobertura de artigos sobre gênero, feminismo e arte, para ajudar a combater o problema de gender gap na Wikipédia.
  • Focar a edição de verbetes sobre mulheres brasileiras de acordo com a temática da campanha.
  • Capacitar novos editores.

Organização[editar código-fonte]

Esta página refere-se à campanha promovida por integrantes ou apoiadores do Wiki Educação Brasil. Iremos acompanhar presencialmente e posteriormente revisar todas as edições feitas no âmbito desta iniciativa. Se possui dúvidas, sugestões ou problemas a indicar, por favor, use a página de discussão ou contate-nos diretamente.

Locais[editar código-fonte]

Lista de artigos[editar código-fonte]

Para facilitar a comunicação entre os participantes remotos e presenciais, sugerimos o uso da ferramenta Etherpad[1].

Os artigos a serem trabalhados durante o evento foram organizados pela ocupação das biografadas. Abaixo, cada uma dessas listas contém 20 artigos, dos quais 10 são artigos existentes com problemas e os outros 10 são artigos ainda não criados.