Wikipédia:Esplanada/geral/África (11nov2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

África (11nov2010)

Em março deste ano, o Conselho Nacional de Educação [do Brasil] aprovou, por unanimidade, o Parecer CNE/CP 003/2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana .

Qual o propósito desse Parecer? Regulamentar a alteração trazida à Lei 9394/1996], de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

A implementação das medidas previstas nesses instrumentos legais/normativos, há de produzir, entre outros efeitos, uma demanda crescente de informações acerca da história e da cultura africanas, por parte dos estudantes brasileiros, na medida em que esses assuntos se fizerem mais presentes nos currículos das escolas.

Ora, sabemos que o principal usuário (consulente) da Wikipedia é, justamente, o jovem estudante, que a ela recorre sobretudo quando necessita de informações para instrumentar trabalhos encomendados por seus professores. Logo, esses estudantes hão de buscar, crescentemente, informações dessa natureza em nossa enciclopédia.

Diante desse cenário, penso ser recomendável que nossos editores dediquem um esforço especial para suprir a pt.wikipedia de material (artigos) sobre a África, revendo e ampliando os artigos já existentes e criando novos. Obviamente, a ampliação da base de oferta não se deve fazer às custas da qualidade, até porque temos uma responsabilidade educacional para com nossa clientela: os estudantes. Alvaro Rodrigues (discussão) 02h48min de 11 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

A Wikipédia em português carece de artigos sobre futebolistas africanos que atuaram nas Copas do Mundo das décadas de 1960, 70 e 80. Eu criei alguns sobre copas anteriores a esse período. Pretendo criar no futuro artigos mínimos para esses futebolistas que mencionei. Prowiki (discussão) 06h01min de 15 de novembro de 2010 (UTC)[responder]