Wikipédia:Esplanada/geral/Wikipédia anglofónica é obrigada pela Justiça a revelar a identidade de acusado de chantagem (6dez2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Wikipédia anglofónica é obrigada pela Justiça a revelar a identidade de acusado de chantagem (6dez2009)

Li uma notíca hoje (5/12) no E-Band que a Wikipédia em versão anglofónica (inglês) foi obrigada na última quinta-feira (3) a revelar a identidade do editor de artigos que postou detalhes sobre uma mulher e seu filho no site. segundo a imprensa, a mulher é famosa na Inglaterra e a identidade não foi revelada.

Segundo DailyMail, é a primeira vez que este caso ocorre, desde que a enciclopedia vitual é criada em 2001, pois juiz da alta corte da Inglaterra ordenou que a organização divulgasse o IP (protocolo de internet, espécie de "endereço" do computador) de um dos usuários cadastrados para que sejam identificados, pois ela foi vítima de chantagem. O juiz do caso afirmou em entrevista ao jornal que a ela seja a tentativa de chantagem. O tribunal divulgou ainda que jornalistas afirmaram terem sido abordados por um indivíduo na tentativa de vender uma história sobre essa mãe e a criança, mas não confirmou relação entre os casos.

De acordo com a Wikipédia, a ação ocorreu depois que a mulher recebeu cartas anônimas com ameaças de divulgarem a vida empresarial e de despesas profissionais. O fundador do portal, Jimmy Wales, concordou em dar o endereço da máquina de um dos redatores.

Só tem um problema: Quem seria a vítima e o acusado? Qual era o nome do usuário? Por que Wikipédia se recusa a revelar IPs usados por usuários cadastrados? Bruno Leonard (discussão) 01h39min de 6 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]