Wikipédia:Esplanada/propostas/Sistemas operacionais "unix-like" (22mar2013)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sistemas operacionais "unix-like" (22mar2013)

Proponho este questionamento para aqueles que editam artigos sobre sistemas operacionais. Tenho visto com certa frequência alguns artigos sobre sistemas que são ou "Unix-like", ou com certificação Unix, sendo que todos eles, em termos de código, formam uma mesma família, devido à compatibilidade com as normas POSIX.

Entretanto, existem diferenças enormes entre cada um desses sistemas, de modo que o usuário e mesmo os programadores não percebem como sendo parte de uma mesma "família" - vale dizer, por exemplo, o OS X e o Ubuntu.

Por isso, apresento duas possíveis soluções:

  • 1a: Colocar todos os sistemas compatíveis com as normas POSIX dentro de um mesma mesma descrição no campo "família" (algo como "compatível com POSIX"), já que o termo "unix-like" não é oficial e genérico demais. Para os "Unixes" certificados bastaria colocar "Unix".
  • 2a: Fazer como a Wikipedia de língua alemã, que coloca toda a origem do sistema; o campo lá se chama "Abstammung", que não tem uma tradução direta para o português mas significa algo como "taxonomia". Como ocorre com os arquivos sobre espécies biológicas ou idiomas. Por exemplo, no caso do Ubuntu poderíamos colocar: "GNU/Linux => Debian => Ubuntu"; no OS X algo como "Unix => BSD => Darwin => OS X".

Fábio (discussão) 17h04min de 22 de março de 2013 (UTC)[responder]