Wikipédia:Humor/A Navalha de Jimbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Navalha de Jimbo
A Navalha de Jimbo

A famosa Navalha de Jimbo é usada por alguns usuários para se referir à política de conteúdo Wikipédia:Verificabilidade, cujo atalho é um V (WP:V), que é uma das políticas mais cruéis antigas que o fundador da Wikipédia Jimmy Wales, Jimbo para os mais íntimos, incentiva.

A navalha surgiu de uma interpretação literal de um e-mail que o Jimbo enviou em um dia que estava estressado pois quando acordou deu uma bicuda no canto da cama, o que fez ele gritar muito vociferando contra tudo e todos. Ele ainda estava estressado por ter quase destruído seu dedo do pé quando abriu o e-mail dele e leu um email do estagiário fazendo uma pergunta idiota ingênua sobre porque raios ele tinha que citar as fontes nos artigos e Jimbo vociferou as seguintes frases:

NUNCA é demais enfatizar isto. Parece existir uma terrível propensão entre alguns editores de que pseudo informação de um tipo aleatório e especulativo 'eu ouvi isto em algum lugar' deve ser etiquetada com 'carece de fontes'. Errado. Estas partes sem fontes devem ser removidas, agressivamente, a menos que se consiga referenciá-las. Isto é verdade para todo tipo de informação, mas é particularmente verdadeiro para informações negativas sobre pessoas vivas.[1][2]
 

E a partir daí foi criada a mítica Navalha de Jimbo e os usuários começaram a utilizar esse momento de fúria do fundador para justificar eliminações de páginas apenas por não terem fontes.

Referências

  1. (em inglês) Jimmy Wales (16 de maio de 2006). «"Zero information is preferred to misleading or false information"». WikiEN-l en:electronic mailing list archive. Consultado em 2 de setembro de 2010. I can NOT emphasize this enough. There seems to be a terrible bias among some editors that some sort of random speculative 'I heard it somewhere' pseudo information is to be tagged with a 'needs a cite' tag. Wrong. It should be removed, aggressively, unless it can be sourced. This is true of all information, but it is particularly true of negative information about living persons. 
  2. (em inglês) «Discussões subsequentes». WikiEN-l en:electronic mailing list archive. Maio de 2006. Consultado em 20 de fevereiro de 2013